Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

VIA STREAMING

Dica da Semana: <br>Democracia em Vertigem

Documentário brasileiro, disponível na Netflix, <br>se propõe a estudar os caminhos que levaram <br>a democracia e a sociedade brasileira à crise atual
05/09/2019 14:05 - KREITLON PEREIRA, VIA STREAMING


 

O cenário político do Brasil atualmente é marcado pela polarização radical das ideias na sociedade. Com o objetivo de construir uma análise dos fatos que desencadearam nessa conjuntura de crise, o documentário “Democracia em Vertigem” cria um panorama histórico que vai desde o primeiro governo de Lula (2003), passando pelo impeachment de Dilma (2016) e finalizando com a eleição que tornou Bolsonaro o novo presidente do país (2018). O longa possui 121 minutos, é uma produção original da Netflix e estreou na plataforma desde junho desse ano. 

Um dos diferenciais do documentário é a sua narrativa. Misturando a vida pessoal de sua família com os eventos que aconteceram ao longo da história do país, a cineasta Petra Costa consegue, de forma muito eficaz, trazer o expectador para próximo de si, o que contribui para um fácil entendimento da trama. Essa preocupação é muito importante pois, para atingir o objetivo de propor reflexões e levantar questionamentos, é necessário que o documentário aborde de forma clara os jogos políticos realizados no país.

O documentário narra o processo de fragilização da democracia brasileira pelos bastidores: entrevistas exclusivas, áudios e fotografias inéditas, sendo algumas da última categoria, inclusive, cedidas pelo fotógrafo oficial do ex-presidente Lula. Além disso, “Democracia em Vertigem” também aborda de forma muito crítica o papel da mídia, dos políticos e até mesmo dos juízes envolvidos no processo de espetacularização de eventos políticos. Ademais, o documentário também traz um importante ponto de discussão ao se posicionar contra as alianças feitas pelo Partido dos Trabalhadores com as velhas oligarquias durante seu período no poder. Assim, “Democracia em Vertigem” faz uma importante retomada dos acontecimentos históricos que aconteceram no Brasil nos últimos anos de forma a ajudar o espectador a entender as dinâmicas socio-políticas atuais.    

Curta a página da coluna “Via Streaming” no Facebook.

 

Felpuda


Apesar de ainda fazer certo charme no estilo “se chamar, vou pensar” é praticamente certo que ex-candidato ao governo do Estado nas eleições passadas não participará da disputa pela Prefeitura de Campo Grande. Nos meios políticos é falado que não se trata de “novidade” e que não haverá mais cavalo encilhado passando na sua frente. Ele ainda insinua que poderá voltar em 2022, mas há quem diga que não precisará pensar, pois faltará a tal da “chamada”.