terça, 14 de agosto de 2018

GASTRONOMIA

Dia dos Pais pede cardápio especial no almoço

Para comemorar a data com um toque especial, receitas saborosas e fáceis de fazer

11 AGO 2018Por DA REDAÇÃO14h:46

CARNE SECA NA MORANGA COM REQUEIJÃO

Ingredientes
1 moranga pequena de uns 2 kg
600 g de carne seca escaldada e desfiada
8 colheres de sopa de azeite de dendê
1 cebola média em rodelas finas
3 dentes de alho em lâminas
Salsinha e cebolinha a gosto
Pimenta dedo-de-moça a gosto
200 g de requeijão tipo catupiry

Modo de preparo
Lave bem a moranga e retire a tampa, as sementes e os fios. Coloque em uma panela com água e um escorredor de macarrão, cubra com papel-alumínio e deixe cozinhar em banho maria. Com esse processo, é muito mais rápido para cozinhar a abóbora, em média 20 minutos, ou até que você a toque e ela esteja macia. Coloque ela virada com a parte da tampa para baixo.
Em uma panela coloque o azeite de dendê, refogue a cebola e os 2 dentes de alho, acrescente a carne seca e misture por 5 minutos no fogo baixo.
Desligue o fogo e misture o requeijão, acrescente a salsinha, a cebolinha e a pimenta, reserve.
Na moranga, esfregue 1 dente de alho por dentro e espalhe 3 colheres de sopa de requeijão.
Acrescente a carne seca e besunte a moranga por fora com azeite para que fique brilhante, tampe com a tampa reservada e leve ao forno médio (180º) por 10 minutos para gratinar.
Sirva com arroz branco.

BOLO DE CARNE COM BATATAS

Ingredientes
500 g de carne moída (patinho)
1 ovo
1/2 colher de sal
1 cebola picada
2 colheres de margarina
3 pães do tipo francês
Acompanhamento
4 batatas cozidas

Modo de preparo
Coloque a cebola e a margarina no fogo, deixe a cebola murchar. Pegue a carne moída, coloque o ovo, o sal e a cebola com margarina e misture. Corte o pão francês em pedaços e amoleça com um pouco de água. Misture o pão com a carne já temperada. Unte um pírex com azeite e coloque a carne no meio. Ao redor do bolo de carne, coloque batatas cozidas cortadas em pedaços. Não cozinhe demais a batata, já que ela vai ficar no forno.
Acrescente uma xícara de água, coloque azeite em cima e tampe com papel alumínio. Leve ao forno por 40 minutos em média. Retire o papel e deixe dourar no forno, durante cerca de 20 minutos.

TORTA MERENGUE COM SORVETES

Ingredientes
200 g de suspiros 
1 litro de sorvete de limão cremoso 
500 g de chocolate ao leite picado 
1 lata de creme de leite 
Para decorar 
Suspiros 
50 g de chocolate derretido

Modo de preparo
Pique grosseiramente os suspiros e forre o fundo de uma forma de 23 cm de diâmetro com fundo removível. Retire o sorvete do freezer 10 minutos antes de usá-lo. 
Com uma colher, bata o sorvete até ficar homogêneo. Distribua uma camada de sorvete sobre os suspiros. Leve a forma ao freezer até endurecer o sorvete. Derreta o chocolate em banho-maria, junte o creme de leite e misture. Cubra a torta e leve ao freezer até o momento de servir. Retire do freezer 10 minutos antes de servir, decore com os suspiros e fios de chocolate derretido.

Leia Também