Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CULINÁRIA

Confira três receitas sofisticadas e saborosas

Confira três receitas sofisticadas e saborosas
09/11/2019 07:00 - CORREIO B


 

Clafoutis de amora

Ingredientes:

8 ovos inteiros;

200 g de açúcar;

200 ml de creme de leite fresco;

3 colheres (sopa) de farinha de trigo;

1 colher (chá) de essência de baunilha;

1 colher (sopa) de cachaça;

Amoras (silvestres, se houver) em quantidade suficiente para forrar o fundo da forma que você for usar.

Modo de preparo

Junte os ovos e o açúcar. Mexa bem e rapidamente com a ajuda de um fouet. Quando o açúcar estiver incorporado, acrescente o creme de leite e mexa novamente. Coloque a farinha de trigo e misture bem. Por fim, acrescente a baunilha e a cachaça. Coloque todas as amoras no fundo de uma travessa própria para forno, espalhe a mistura por cima e leve ao forno em temperatura média (200°C) por cerca de uma hora. Para saber se já está bom, espete um garfo bem no centro da sobremesa. Se ele sair limpo, já está pronta.

*A receita da sobremesa francesa Clafoutis de amora foi cedida pelos chefs do Chez Nous Chez Vous, Celia Miranda e Gustavo Mattos. Ambos integram a Academia Culinária da França.

Crème Brûlée

Ingredientes 

480 ml de creme de leite fresco;

1 fava de baunilha ou 5ml de extrato de baunilha;

6 gemas;

90 g de açúcar;

30 g de mascarpone.

Modo de preparo

Abra a fava de baunilha, tire todas as sementinhas e coloque em uma panela com o creme de leite fresco. Leve ao fogo médio até levantar fervura. Assim que ferver, desligue o fogo e tampe a panela.

Bata as gemas com o açúcar até virarem um creme claro. Adicione uma concha do creme de baunilha quente nas gemas e bata rapidamente. Acrescente o restante do leite e bata para incorporar. Adicione o mascarpone e retire a fava de baunilha.
Encha os ramequins ou potinhos rasos até a borda. Asse em banho-maria a 150ºC, por 45 minutos.

Crepe suzette

Ingredientes

Crepe

500 ml leite;

4 ovos;

200 g de farinha de trigo; 

Uma pitada de sal; 

100 ml de óleo.

Calda

150 ml de Grand Marnier (licor);

Meia casca de laranja;

60 g de açúcar refinado;

200 ml de suco de laranja.

MODO DE PREPARO

Bata todos os ingredientes do crepe com um fouet até obter uma massa homogênea e deixe descansar por 5 minutos.
Em uma panela antiaderente quente, adicione um fio de óleo e faça os crepes o mais finos possível. Frite por cerca de 2 minutos por lado ou até dourar. Reserve.

Para a calda

Espete a casca com um garfo. Adicione o açúcar na frigideira e mexa com a casca para soltar os aromas. Adicione o suco de laranja e deixe ferver e engrossar em ponto de calda. Adicione os crepes e flambe com o Grand Marnier. Sirva quente e finalize com 10ml da bebida no prato.

 

 

Felpuda


Prefeitura de município do interior de MS recebeu recomendação do Ministério Público do Estado no sentido de exonerar servidores comissionados, livres do cartão de ponto, que são parentes de secretários da administração e de vereadores. O nepotismo se tornou um excelente “negócio” por lá, e se até o dia 6 de agosto as devidas providências não forem tomadas, medidas serão adotadas, como ação por improbidade administrativa. Tem gente que não aprende mesmo, né?