Correio B

TEM CAFÉ NO PRATO

A+ A-

Comemore o Dia Mundial do Café
com receitas salgadas e doces

Comemore o Dia Mundial do Café
com receitas salgadas e doces

Continue lendo...

Neste domingo (14), é comemorado o Dia Mundial do Café, a segunda bebida mais consumidA no mundo, só perdendo para a água. E essa data não pode passar em branco; ainda mais para o brasileiro, que é apaixonado por essa bebida – pesquisa revela que 795 xícaras de café são consumidas por pessoa ao ano no Brasil, quase 6 vezes a média mundial.

Há quem se contente com o cafezinho simples do dia a dia, feito a partir do pó já moído e em pacotes. Porém, para quem deseja um café de maior qualidade e que preserve os aromas, o caminho é outro. “O ideal é comprar o café em grãos e moer em casa, na hora de fazê-lo. Não é preciso comprar em grande quantidade porque envelhece; apenas que dure duas semanas, por exemplo, para ter sempre café fresco”, explica o campo-grandense Henrique Ianaze, gastrônomo que se especializou em café. Segundo ele, há vários modelos de moedores hoje no mercado que facilitam este trabalho.

Ex-proprietário de um estabelecimento de café que se tornou referência em Campo Grande, há um mês e meio ele foi para a capital paulista para mais uma especialização na área e, hoje, trabalha numa torrefação.

Henrique conta que o café vai muito bem em receitas salgadas, drinks, bebidas e sobremesas, e que a qualidade dele é um item essencial para a receita. “Além de um grão de procedência, é preciso utilizar água filtrada para conseguir um bom café. Ferva a água e espere 30 segundos para começar a regar o pó de café. Isso preserva todo o aroma e sabor da bebida”.

Originário da palavra “qawha”, cujo significado é “vinho”, o café chegou à Europa no século XIV, conhecido como o “Vinho da Arábia”. No Brasil, o cultivo teve início no século XVIII, mas foi no século posterior que alcançou o status de principal produto da economia do País. Foi Alta Mogiana, região do nordeste do estado de São Paulo, a primeira região a ser conhecida por produzir cafés de qualidade. A região é tradicional por sua variedade e pela qualidade do café.

Ao redor do mundo, existem muitas formas de preparar essa bebida. No Japão ele é servido gelado. Na França, misturado com chicória. No Oriente Médio, é servido com cardamomo e especiarias e na África, com sal e manteiga. Na Itália, pode ter tiras de limão. E o Brasil é o País que mais consome o cafezinho coado e o pingado, que se tornaram paixão nacional.

FILÉ DE FRANGO COM MOLHO DE CAFÉ

Ingredientes:
1 cebola roxa picada;
2 colheres de sopa de estragão fresco picado;
1 ramo de tomilho;
1 folha de louro;
Sal e pimenta a gosto;
1/2 cálice de vinagre de vinho branco;
1/2 cálice de vinho branco;
2 gemas;
1/2 barra de manteiga gelada (100 g);
1 limão-siciliano;
1 colher (chá) de café solúvel;
4 filés de frango à milanesa.

Modo de preparo:
Misture a cebola, metade do estragão, o tomilho, o louro, o sal e a pimenta com os cálices de vinagre e de vinho branco. Cozinhe em fogo baixo e deixe que o líquido reduza a uma colher de sopa. Peneire e reserve até esfriar.

Depois, coloque o líquido em uma tigela, adicione as gemas e bata. Cozinhe em banho-maria. Acrescente a manteiga e bata até formar um molho consistente, parecido com uma maionese. Retire do banho-maria e adicione o limão.

Adicione o restante do estragão e o café solúvel. Para finalizar, espalhe o molho por cima do filé de frango à milanesa. 

RAVIÓLI AO MOLHO DE CAFÉ

Ingredientes: 
500 g de ravióli fresco;
50 ml de azeite;
1 colher (sopa) de manteiga;
1 cebola pequena picada;
2 dentes de alho picados;
100 ml de café forte;
100 ml de creme de leite;
100 g de cogumelo;
1 ramo de cebolinha picada para enfeitar;
Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho em azeite e manteiga. Acrescente o café e deixe reduzir um para 1/4. Acrescente o creme de leite, o sal, os cogumelos e a pimenta. Cozinhe o ravióli e regue-o com o molho. Polvilhe cebolinha picada e sirva o prato a seguir.

TORTA DE RICOTA COM CAFÉ 

Ingredientes:
200 g de biscoito salgado (água e sal); 
1/2 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente;
1 xícara (chá) de açúcar; 
150 g de chocolate ao leite; 
2 colheres (chá) de café solúvel; 
500 g de ricota fresca; 
2 gemas de ovo;
1 colher (chá) de baunilha; 
2 claras de ovo.

Modo de preparo:
Aqueça o forno a 180 °C.

Triture os biscoitos, junte a manteigae duas colheres do açúcar. Misture até obter uma farofa. Forre o fundo de uma forma de aro removível de 22 cm de diâmetro e reserve. Derreta o chocolate em banho-maria, acrescente o café e misture. Amasse a ricota com um garfo, adicione o açúcar restante, as gemas, a baunilha e o chocolate derretido. Bata as claras em neve e incorpore à mistura de ricota. Com esse recheio, cubra a base da torta e leve ao forno por 35 minutos.

Espere esfriar e desenforme.

Projeto cultural

Após encantar alunos, show "Pop & Poesia" chega a mais três escolas a partir de hoje

Jerry Espíndola e Ju Souc levam clássicos regionais aos estudantes do EJA da Rede Municipal de Ensino com sucesso

15/04/2024 15h23

As últimas apresentações do "Pop & Poesia" estão prontas para conquistar mais uma vez o coração dos alunos do Eja. Foto: Leandro Marques

Continue Lendo...

O projeto "Pop & Poesia" está chegando ao fim com três apresentações emocionantes programadas para a próxima semana em escolas de Campo Grande. Sob a liderança dos talentosos músicos e amigos Ju Souc e Jerry Espíndola, os próximos shows estão marcados para os dias 15, 16 e 17 de abril, sempre às 19h30.

Depois de oito apresentações bem-sucedidas em escolas de bairros periféricos da capital, o projeto continua sua missão de compartilhar cultura e emoção. As apresentações continuam a acontecer em escolas municipais de diversos bairros, proporcionando uma experiência enriquecedora aos alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

A singularidade do "Pop & Poesia" reside na excelência musical dos artistas e na interação calorosa com o público. Com um repertório criteriosamente selecionado, os espectadores terão a oportunidade não apenas de apreciar clássicos regionais, mas também de conhecer novas composições fruto da parceria entre os músicos. O objetivo do projeto é envolver as pessoas na rica cultura regional e despertar a curiosidade sobre as histórias por trás das músicas.

Marlene Barros, uma estudante de 40 anos que está concluindo o Ensino Fundamental na Escola Municipal Profª Maria Regina de Vasconcelos Galvão, expressou sua gratidão pela oportunidade de vivenciar o show.

"Eu gostei muito do show, muitas músicas da minha infância, que ouvia bastante e me trazem muitas recordações boas."

A diretora da escola, Ângela Maria de Brito, também elogiou a iniciativa e compartilhou o encantamento dos alunos com o espetáculo.

Tem muita gente aqui que nunca foi num show na vida, nunca viu música ao vivo e todos estamos encantados com o que vimos hoje”, afirma.

Com a promessa de noites repletas de emoção, cultura e entretenimento, as últimas apresentações do "Pop & Poesia" estão prontas para conquistar mais uma vez o coração do público campo-grandense.

O "Show Musical - Pop & Poesia" é um projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo (LPG) do Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio de edital da Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande. Mais informações podem ser encontradas no Instagram (@jerryespindola) e (@soucju).

Confira a programação:

- Segunda-feira (15 de abril) - E. M. Prof. Antônio Lopes Lins, rua Cibele, 460 - Portal Caiobá;
- Terça-feira (16 de abril) - E. M. Carlos Vilhalva Cristaldo, rua Pádua Gazal, 13 - Jardim Aeroporto;
- Quarta-feira (17 de abril) - E. M. José Mauro Messias da Silva, Rua Ivo Osman Miranda, 13 - Vila Moreninha IV.

*Com informações da assessoria

Assine o Correio do Estado.

 

PLATAFORMAS DIGITAIS

Confira as sugestões de filmes e séries desta semana

A dica da semana é o filme brasileiro "Rio 40 graus"

15/04/2024 14h34

"Rio 40 graus" está disponível no Globoplay e na Amazon Prime Video Divulgação

Continue Lendo...

“Rio 40 graus” é considerado um marco do cinema brasileiro, filme de Nelson Pereira mostra o Rio de Janeiro para além do estereótipo e possui críticas ainda muito relevantes para a cidade

Um dos mais importantes filmes do cinema nacional, “Rio 40 graus” (1955) foi o primeiro longa-metragem do cineasta Nélson Pereira dos Santos e um precursor do movimento chamado “Cinema Novo” no Brasil. Ao passo que as grandes companhias cinematográficas do país na época se preocupavam em tentar reproduzir um estilo hollywoodiano de contar histórias, “Rio 40 graus” inaugurou uma nova linguagem ao retratar o Rio de Janeiro – na época, capital do país – de uma forma realista, sem os floreios de “cidade maravilhosa” que povoavam o imaginário das pessoas. Atualmente, o filme está disponível no Globoplay e na Amazon Prime Video.

Uma espécie de drama com documentário, “Rio 40 graus” acompanha a trajetória de 5 meninos de uma favela carioca em um dia de domingo. Juntos, Zeca, Sujinho, Jorge, Paulinho e Xerife saem pelos pontos turísticos da cidade (Maracanã, Quinta da Boa Vista, Copacabana, Corcovado e Pão de Açúcar) para vender amendoim. Além de usarem o dinheiro para ajudar suas famílias, em especial Jorge – cuja mãe está doente e precisando de dinheiro para comprar remédios –, os meninos também desejam usar parte do valor arrecadado para comprar uma bola de futebol. Ao mesmo tempo, o filme aborda um conjunto de tramas paralelas, como a chegada de um coronel para visitar o Corcovado e a gravidez de uma migrante nordestina.

Apesar de, há muito tempo, o filme ser considerado um marco do cinema nacional, nem sempre foi assim. Na realidade, o longa sofreu com a censura na época do lançamento e a sua exibição foi proibida nos cinemas do país. O filme chegou a ser acusado de ser uma grande mentira e espalhar uma visão muito negativa da cidade – que, inclusive, nunca havia chegado aos 40° C de temperatura. Houve uma campanha para liberar a exibição do filme, que teve repercussão internacional entre artistas e intelectuais. A obra conseguiu sair da lista de filmes proibidos apenas no governo de Juscelino Kubitschek, em 1956.

 

A Disney Plus disponibilizará “Under The Bridge”, um original Hulu, no dia 17 de abril

A Hulu é uma plataforma de streaming norte-americana que vem se destacando no mercado por suas produções originais bastante premiadas, como foi o caso de “The Handmaid 's Tale” (2017). O serviço da empresa não está disponível no Brasil, porém, através de parcerias com outras plataformas, é possível assistir esses originais no país. Esse será o caso com o novo original da Hulu, “Under the Bridge”, uma série de “true crime” baseada no livro homônimo da autora canadense Rebecca Godfrey. Dessa vez, a responsabilidade de distribuir o original ficou a cargo da Disney Plus, que disponibilizará a série no Brasil a partir do dia 17 de abril em sua plataforma.

A série acompanha as investigações de um crime real que chocou o Canadá, no ano de 1977.  A história começa com o desaparecimento de uma menina de 14 anos chamada Reena Virk, que saiu para encontrar as amigas em uma festa e nunca mais voltou. Quando a adolescente é encontrada morta de uma forma brutal, a investigação corre para tentar encontrar os responsáveis pelo crime. Dentre os principais suspeitos estão um grupo de 7 meninas e um menino, todos entre 14 e 16 anos de idade.

“Under The Bridge” aborda o caso pelos olhos da escritora Rebecca (Riley Keough) e da policial local Cam (Lily Gladstone), que unem forças para tentar desvendar os acontecimentos que levaram à morte da jovem. Juntas, elas começam a investigar a realidade dos adolescentes acusados e, com diferentes abordagens, conseguem fazer com que a verdade vá se revelando até que o caso seja concluído de forma inesperada. O caso de Reena Virk, na época, escancarou de forma trágica os perigos do bullying e suas consequências desastrosas para os jovens. Ajudou a mostrar o quanto era importante que o assédio moral nas escolas fosse um tópico mais discutido e combatido no país – e no mundo.

 

Nova série da Netflix mergulha mais fundo no universo de “Sandman”, criado por Neil Gaiman, e conta a história de dois meninos que investigam mistérios depois da morte

Um dos escritores mais famosos e bem-sucedidos da literatura contemporânea, o autor britânico Neil Gaiman tem uma obra bastante versátil, que vai desde livros e contos, até histórias em quadrinhos e séries televisivas. Dentre os seus trabalhos mais conhecidos, estão “Sandman” (1989) – que ganhou nove Eisner, importante prêmio da indústria norte americana de quadrinhos –, “Deuses Americanos” (2001), “Coraline” (2020) e “Good Omens” (2019). As histórias criadas por Gaiman são um prato cheio para os amantes de fantasia e do macabro, uma vez que o escritor consegue manipular com maestria o que é conhecido como “o desconhecido”, criando novas realidades a partir de um universo pré-existente.

Sendo assim, todas as vezes que as histórias de Gaiman recebem uma adaptação cinematográfica, elas recebem uma atenção especial. Continuando uma parceria frutífera com a Netflix, no dia 25 de abril chegará à plataforma de streaming mais uma parte do universo criado pelo autor em “Sandman”. Com o título de “Garotos Detetives Mortos”, a primeira temporada do original contará com 8 episódios e dará um espaço narrativo especial para dois personagens que aparecem, de relance, na edição de 1991 de “Sandman”. Depois dessa aparição, a dupla até ganhou uma série de HQs próprias, que compunham o universo de spin-offs de “Sandman”.

Em “Garotos Detetives Mortos”, os protagonistas são os personagens Edwin Paine (George Rexstrew) e Charles Rowland (Jayden Revri), dois jovens britânicos que se conheceram após a morte e se tornaram melhores amigos. Juntos, os dois fantasmas fogem do Inferno e da Morte para solucionar mistérios no plano Mortal. Ao longo das investigações, a dupla ajuda outros fantasmas a solucionar os casos que levaram às suas respectivas mortes. Os protagonistas também irão contar com a ajuda da vidente Crystal Palace (Kassius Nelson) e de sua amiga Niko (Yuyu Kitamura). Juntos, eles vão encarar diversos desafios, como bruxas poderosas e seres sobrenaturais.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).