Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Assine a Newsletter

TEM CAFÉ NO PRATO

Comemore o Dia Mundial do Café
com receitas salgadas e doces

13 ABR 19 - 07h:00CRISTINA MEDEIROS

Neste domingo (14), é comemorado o Dia Mundial do Café, a segunda bebida mais consumidA no mundo, só perdendo para a água. E essa data não pode passar em branco; ainda mais para o brasileiro, que é apaixonado por essa bebida – pesquisa revela que 795 xícaras de café são consumidas por pessoa ao ano no Brasil, quase 6 vezes a média mundial.

Há quem se contente com o cafezinho simples do dia a dia, feito a partir do pó já moído e em pacotes. Porém, para quem deseja um café de maior qualidade e que preserve os aromas, o caminho é outro. “O ideal é comprar o café em grãos e moer em casa, na hora de fazê-lo. Não é preciso comprar em grande quantidade porque envelhece; apenas que dure duas semanas, por exemplo, para ter sempre café fresco”, explica o campo-grandense Henrique Ianaze, gastrônomo que se especializou em café. Segundo ele, há vários modelos de moedores hoje no mercado que facilitam este trabalho.

Ex-proprietário de um estabelecimento de café que se tornou referência em Campo Grande, há um mês e meio ele foi para a capital paulista para mais uma especialização na área e, hoje, trabalha numa torrefação.

Henrique conta que o café vai muito bem em receitas salgadas, drinks, bebidas e sobremesas, e que a qualidade dele é um item essencial para a receita. “Além de um grão de procedência, é preciso utilizar água filtrada para conseguir um bom café. Ferva a água e espere 30 segundos para começar a regar o pó de café. Isso preserva todo o aroma e sabor da bebida”.

Originário da palavra “qawha”, cujo significado é “vinho”, o café chegou à Europa no século XIV, conhecido como o “Vinho da Arábia”. No Brasil, o cultivo teve início no século XVIII, mas foi no século posterior que alcançou o status de principal produto da economia do País. Foi Alta Mogiana, região do nordeste do estado de São Paulo, a primeira região a ser conhecida por produzir cafés de qualidade. A região é tradicional por sua variedade e pela qualidade do café.

Ao redor do mundo, existem muitas formas de preparar essa bebida. No Japão ele é servido gelado. Na França, misturado com chicória. No Oriente Médio, é servido com cardamomo e especiarias e na África, com sal e manteiga. Na Itália, pode ter tiras de limão. E o Brasil é o País que mais consome o cafezinho coado e o pingado, que se tornaram paixão nacional.

FILÉ DE FRANGO COM MOLHO DE CAFÉ

Ingredientes:
1 cebola roxa picada;
2 colheres de sopa de estragão fresco picado;
1 ramo de tomilho;
1 folha de louro;
Sal e pimenta a gosto;
1/2 cálice de vinagre de vinho branco;
1/2 cálice de vinho branco;
2 gemas;
1/2 barra de manteiga gelada (100 g);
1 limão-siciliano;
1 colher (chá) de café solúvel;
4 filés de frango à milanesa.

Modo de preparo:
Misture a cebola, metade do estragão, o tomilho, o louro, o sal e a pimenta com os cálices de vinagre e de vinho branco. Cozinhe em fogo baixo e deixe que o líquido reduza a uma colher de sopa. Peneire e reserve até esfriar.

Depois, coloque o líquido em uma tigela, adicione as gemas e bata. Cozinhe em banho-maria. Acrescente a manteiga e bata até formar um molho consistente, parecido com uma maionese. Retire do banho-maria e adicione o limão.

Adicione o restante do estragão e o café solúvel. Para finalizar, espalhe o molho por cima do filé de frango à milanesa. 

RAVIÓLI AO MOLHO DE CAFÉ

Ingredientes: 
500 g de ravióli fresco;
50 ml de azeite;
1 colher (sopa) de manteiga;
1 cebola pequena picada;
2 dentes de alho picados;
100 ml de café forte;
100 ml de creme de leite;
100 g de cogumelo;
1 ramo de cebolinha picada para enfeitar;
Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho em azeite e manteiga. Acrescente o café e deixe reduzir um para 1/4. Acrescente o creme de leite, o sal, os cogumelos e a pimenta. Cozinhe o ravióli e regue-o com o molho. Polvilhe cebolinha picada e sirva o prato a seguir.

TORTA DE RICOTA COM CAFÉ 

Ingredientes:
200 g de biscoito salgado (água e sal); 
1/2 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente;
1 xícara (chá) de açúcar; 
150 g de chocolate ao leite; 
2 colheres (chá) de café solúvel; 
500 g de ricota fresca; 
2 gemas de ovo;
1 colher (chá) de baunilha; 
2 claras de ovo.

Modo de preparo:
Aqueça o forno a 180 °C.

Triture os biscoitos, junte a manteigae duas colheres do açúcar. Misture até obter uma farofa. Forre o fundo de uma forma de aro removível de 22 cm de diâmetro e reserve. Derreta o chocolate em banho-maria, acrescente o café e misture. Amasse a ricota com um garfo, adicione o açúcar restante, as gemas, a baunilha e o chocolate derretido. Bata as claras em neve e incorpore à mistura de ricota. Com esse recheio, cubra a base da torta e leve ao forno por 35 minutos.

Espere esfriar e desenforme.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

“A Praça é Nossa” ainda é de muita alegria, mas tem um probleminha
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

“A Praça é Nossa” ainda é de muita alegria, mas tem um probleminha

Fim de semana em Campo Grande terá feira cultural e show do DJ Alok
AGENDA CULTURAL

Fim de semana em Campo Grande terá feira cultural e show do DJ Alok

Por causa da CNN, Painel WW de Waack se tornará “estritamente pessoal”
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Por causa da CNN, Painel WW de Waack se tornará “estritamente pessoal”

Conheça a Costa Amalfitana, considerada um dos patrimônios da humanidade
TURISMO

Conheça a Costa Amalfitana, considerada um dos patrimônios da humanidade

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião