Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

GASTRONOMIA SOLIDÁRIA

Chef's assinam cardápio de jantar
pela Juliano Varela

Renda será revertida para auxiliar escola

9 MAI 19 - 07h:00PAULA MACIULEVICIUS BRASIL

Juliano Varela gostou tanto de ser chef de cozinha que a instituição que leva o nome do jovem resolveu reunir gastronomia com solidariedade. Em março, Juliano foi entrevistado pelo Correio B para ensinar a receita do Dog Down, um hot dog especial que teve a venda na Make Burgers e a renda revertida para a instituição.

Depois do sucesso dele na cozinha, na quarta-feira (15), 12 profissionais do Estado se reúnem em torno do 1º Encontro de Chefs. A noite será de boa comida, música e open bar, tudo em prol da instituição, que está com as contas atrasadas.

“A gente precisa muito de apoio, porque os convênios atrasam e a única renda que temos vem de um churrasco que realizamos no fim do ano”, conta o irmão de Juliano, José Luiz Varela. Como a equipe cresceu e a instituição quer dar continuidade à construção da sede própria, na Avenida Marquês de Pombal, o tradicional churrasco não deu conta de suprir as necessidades e agora a instituição precisa de um abraço da população. 

“Depois da campanha da hamburgueria, em que o Juliano se mostrou um ótimo chef, entramos em contato com o Edu Rejala e a Dedê Cesco. A gente não planejava, assim, um jantar tão grande, mas eles supertoparam ajudar”, conta José Luiz. 

E então foi feito o convite para a Associação dos Profissionais de Gastronomia de Mato Grosso do Sul, presidida pela chef Dedê, que assim chegou aos demais, e eles aceitaram a ideia de pronto.

“Este tipo de evento é muito legal para sensibilizar para a solidariedade e a participação, mesmo. É algo que nós precisamos não só como profissionais, mas como seres humanos”, afirma Dedê. 

A temática do jantar vai seguir a linha de ingredientes regionais. Ela, por exemplo, vai cozinhar macarrão de comitiva, um prato cheio de sabores, que carrega consigo um histórico do porquê de ser feito daquela maneira: para alimentar peões na lida. 

“Alguns profissionais vão usar estes ingredientes para fazer pratos contemporâneos”, acrescenta a chef. 
Os convites estão sendo vendidos a R$ 185,00 e a verba será toda destinada para a Instituição Juliano Varela. “Nosso objetivo é pagar as contas atrasadas, como aluguel, água e luz, que são de necessidade básica para não pararmos com o atendimento, até saírem os convênios”, ressalta José Luiz.

CHEFS

O evento será open bar e open food, com apresentação da nova banda Café para Despertar, com Gustavo Vargas e os músicos tocando MPB, jazz e blues. 

O jantar contará com apoio do chef Laudir Munaretto junto de seu bufê e, ainda, dos idealizadores: Dedê Cesco e Edu Rejala. 

Todos estes profissionais assinam o menu da noite:

- Juliano Varela, o mais novo chef Down de MS, participante do projeto Cromossomo do Amor e criador do Dog Down;
- André Chownk, proprietário da Papai na Cozinha, chef parceiro da Unimed/CG no projeto Viver Bem; 
- André Nardo, formado pela renomada escola Le Cordon Bleu, em Londres, e que hoje atua como chef executivo do Domus Bistrot e como personal chef; 
- Andrea Diniz, chefe três vezes premiada entre os melhores do Brasil. Formada no Instituto Mausi Sebess na Argentina, com especialização na França e na Suíça;
- Bruno Abreu, conscientizador de comidas saudáveis utilizando plantas alimentícias não convencionais (Pancs), a fim de oferecer sabores exóticos e cativantes; 
- Beto Morais, chef executivo na Dama Cantina Italiana. Formado em gastronomia e alta cozinha pelo Instituto Gastronômico das Américas (IGA);
- Francesco Luigi, italiano, palestrante e formado em gastronomia pela Scuola Alberghiera, na Itália; 
- Neia Prado, com experiência de 8 anos na gastronomia, com formação técnica pelo Centro Profissionalizante Ezequiel Ferreira Lima (Cepef); 
- Walter Ferraz, formado pelo IGA e proprietário do Trem da Pizza e do Finnamassa.
Para acompanhar os trabalhos da instituição, siga https://www.instagram.com/sindromededown_br/.

CARDÁPIO
De entrada, serão servidos
crostines de alecrim, do chef Walter Ferraz; e Dadinhos Pantaneiros, do chef Bruno Abreu. 
Na ilha de caldos, haverá: caldo de mandioca, de André 
Chownk; caldo-verde com calabresas e bacon, por Laudir Munaretto; e de feijão, de Neia Prado. 
No jantar, o menu trará: salada de folhas com isca de pintado e vinagrete de maracujá, da chef Dedê Cesco; salada de grãos com alho-poró, de Neia Prado; macarrão de comitiva, também da Dedê Cesco; mojica de pintado com farofinha pantaneira, do chef Beto Morais; mezzaluna de muçarela de búfala e limão-siciliano ao molho de manteiga de sálvia, por Walter Ferraz; ceviche formoso, de Edu Rejala; jacaré empanado no coco com musseline de banana-da-terra, pelo chef Francesco Luigi; arroz de bacalhau à Braz, de Neia Prado.
Nas sobremesas, o encontro trará: mil folhas de mandioca com coco e abacaxi, pelo chef André Chownk; e entremet de macaúba, por Andrea Diniz. E, de saída, licor, café e biscoitos serão servidos. 

A INSTITUIÇÃO
A Associação Juliano Varela foi fundada em 1994, com o objetivo de promover programas para o pleno desenvolvimento das pessoas com síndrome de Down de todas as faixas etárias. Sem fins lucrativos, hoje ela atende mais de 250 pessoas, de recém-nascido a adultos com a síndrome e também outras deficiências intelectuais em duas unidades, e conta com com uma equipe multiprofissional de 60 colaboradores nas áreas da educação, saúde, serviço social e cultura.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Curso debate os benefícios<br> da dieta sem carne
Veganismo

Curso debate os benefícios
da dieta sem carne

Clássico de Shakespeare é atração de amanhã no MIS
CINECLUBE

Clássico de Shakespeare é atração de amanhã no MIS

“A gente não veio pra perder”, avisa Silvia Poppovic sobre “Aqui na Band”
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

“A gente não veio pra perder”, avisa Silvia Poppovic sobre “Aqui na Band”

Casal conta como rotina de vida mudou com adoção de irmãos
AMOR

Casal conta como rotina de vida mudou com adoção de irmãos

Mais Lidas