100% CACAU

Brownie vegano e sem glúten. <br>Já experimentou?

Receita não leva nenhum ingrediente de origem animal
11/05/2019 07:00 - DA REDAÇÃO


 

Quem olha Heloísa Garcia como chef de gastronomia funcional não imagina que até 2016 ela só sabia fazer café, miojo e brigadeiro. Jornalista de formação, trabalhava concursada no município de Corumbá e, depois de crises e crises de enxaqueca, seguiu a recomendação médica de retirar da alimentação o glúten, o leite e o açúcar.

Como na Cidade Branca ela não encontrava receitas que não levassem o que já havia riscado da sua alimentação, a própria Heloísa foi parar na cozinha. 

“Comecei a fazer em casa para mim mesma, no começo dava supererrado, joguei um monte de coisa fora. Até que fui fazendo cursos e aprendendo”, conta. 

Depois de ver que estava dando certo, eram só pratos assim que saíam das panelas e assadeiras da então chef. “As pessoas que iam lá em casa comiam e adoravam. Aí, comecei a vender para conhecidos e logo foi aumentando a procura”, narra. Até virar negócio. De volta a Campo Grande, hoje, Heloísa tem um espaço para vender sobremesas sem culpa, a Doce Grão. E é de lá que veio a receita do brownie. 

Heloísa revela que o segredo está no melado e também na goma. “Eles que dão a liga e a maciez na receita. Essa goma de xantana é um pozinho que você encontra em casas de produtos naturais e é ela que vai fazer a função do glúten, de deixar o brownie macio e fofinho. E o melado vai entrar como o ovo, dando a liga, além de adoçar”, ensina.

Para quem não deixa de substituir ingredientes de origem animal, pode até estranhar a receita. “Depois que você é obrigado a tirar um ingrediente tão básico da sua alimentação, você abre os olhos para um mundo de possibilidades”, garante a chef. 
E aí, que tal provar a receita que não envolve nenhuma crueldade animal? 

RECEITA

BROWNIE 

Ingredientes:
3/4 xícara de farinha de arroz integral
1/2 xícara de cacau em pó 100% 
2/3 xícara de fécula de mandioca (polvilho doce)
1 colher de chá de goma xantana
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
3/4 xícara de melado de cana
1/2 xícara de óleo de coco ou outro de sua preferência
1/2 xícara de água
1 colher de sopa de essência de baunilha

Opcionais: pedaços de chocolate vegano, frutas secas, castanhas picadas, etc.

Modo de preparo:
Na tigela da batedeira, misture todos os ingredientes secos, incluindo o bicarbonato, e reserve. Em outro recipiente, misture todos os líquidos. Em seguida, com a batedeira ligada em velocidade baixa, acrescente os líquidos à mistura de farinhas. Faça isso devagar, pois, senão a goma xantana vira uma “pedra”.

Quando a mistura estiver homogênea, transfira para uma fôrma untada e polvilhada com cacau com cerca de 18 cm de diâmetro e leve para assar por 20 min no forno a 220oC. O brownie é um bolinho que fica com uma casquinha por fora e meio “cru” por dentro, bem molhadinho. Então, evite assar por mais do que esse tempo.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".