Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, terça, 23 de outubro de 2018

SANTA CATARINA

Balneário Camboriú tem atrações
para toda a família

Além de belas praias espalhadas pela costa, há mirantes, o Cristo Luz e atrações de aventura

9 AGO 2018Por MARESSA MENDONÇA15h:00

Uma cidade com opção de lazer para as famílias, os amantes da natureza e os que gostam de agitação. Assim é Balneário Camboriú, município localizado no litoral norte de Santa Catarina, a 80 quilômetros de distância da capital, Florianópolis, e que integra a região turística conhecida como “Costa Verde e Mar”. A cidade é um dos destinos mais procurados do País e recebeu, na última temporada, mais de quatro milhões de turistas.

A Praia Central, com uma orla de sete quilômetros de extensão, atrai tanto as famílias que gostam de caminhar quanto os mais “baladeiros”, que podem aproveitar os bares e restaurantes localizados na Avenida Atlântica.

Os estabelecimentos comerciais da cidade têm horário diferenciado. Costumam abrir por volta das 9h e fechar só depois das 21h, especialmente durante a alta temporada, entre dezembro e fevereiro, quando os turistas e os próprios moradores lotam as ruas da cidade durante a noite.

Para os que gostam de aventura ou de apreciar a natureza, existem opções além da praia. O Morro do Careca, situado ao norte do município, na divisa com Itajaí, tem um mirante com visão panorâmica da cidade, especialmente das praias Central e Brava. Também é possível fazer caminhada pela elevação que tem 158 metros quadrados e uma altitude de 104 metros acima do nível do mar. As ruas são asfaltadas e sinalizadas. E, para os que gostam de adrenalina, é possível saltar de parapente. O local é um ponto de encontro para os admiradores e praticantes do voo livre.

Outro local que permite uma visão privilegiada da cidade é o Cristo Luz, um monumento situado em um dos pontos mais altos da cidade, com 33 metros de altura, apenas cinco metros a menos que o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, e que emite luzes coloridas. A coloração, repleta de significados como paz, fé, saúde e amor, varia conforme o dia da semana.

Atrações que agradam desde crianças até idosos também estão disponíveis no Parque Unipraias. Para os pequenos, tem uma “floresta encantada”, na qual é possível ver desde casa de duendes até árvores animadas.

Existem também mirantes e bondinhos (foto ao lado) que ligam a Barra Sul até a Praia de Laranjeiras. Em uma das estações – são três ao todo –, o visitante pode experimentar uma tirolesa que percorre 750 metros, a 60 km/h, em meio à Mata Atlântica. A altura é de 240 metros. Outra atração é o trenó de montanha, que atravessa as trilhas do parque também a uma velocidade de 60 km/h. A cidade conta ainda com parques naturais e zoológico.

O acesso a Balneário Camboriú pode ser feito de carro ou de ônibus, por meio da BR-101, que contorna a cidade, e também de avião. Os aeroportos mais próximos são de Navegantes, Florianópolis e Joinville, distantes a 17, 80 e 95 quilômetros, respectivamente. 

OUTRAS PRAIAS

E não é apenas a Praia Central que atrai centenas de turistas a Balneário Camboriú. Para os que gostam de águas mais tranquilas, uma das opções é a de Laranjeiras, localizada ao sul do município. É possível chegar até lá a bordo de um “navio pirata”, que sai em horários fixos de um porto na Barra Sul. Um confronto pirata acontece dentro da embarcação, tornando a viagem mais rápida e divertida. 

Ainda na região sul, tem a Praia de Pinho, considerada a primeira de naturismo do País. Cercada por montanhas, o local tem 500 metros de extensão, mar com ondas fortes e água transparente. É possível acampar por lá, sempre seguindo as normas de ética voltada aos praticantes do naturismo. Casais acompanhados, por exemplo, ficam de um lado da praia enquanto pessoas desacompanhadas ficam de outro.

Na Barra Norte estão as praias do Canto, do Buraco e o Morro do Careca. 

E quem estiver passando férias por lá pode aproveitar o tempo disponível para ir até Bombinhas (foto acima). O município, que fica a 40 quilômetros de distância de Balneário Camboriú, é um dos mais procurados do litoral catarinense, especialmente para os amantes da natureza. É que as praias de lá, além de lindas, são propícias ao mergulho ecológico e à prática de surfe. 
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também