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CINEMA

Trailer de "Star Wars 8 - Os Últimos Jedi" mantém saudosimo da saga

Trailer de "Star Wars 8 - Os Últimos Jedi" mantém saudosimo da saga

Folhapress

14/04/2017 - 22h00
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O segundo dia da Star Wars Celebration, maior evento oficial da franquia criada por George Lucas, foi o palco das primeiras informações sobre "Star Wars: Episódio 8 - Os Últimos Jedi", filme que será lançado em 15/12. Mas a festa em Orlando, Flórida, começou antes para os fãs na fila, na madrugada desta sexta-feira (14): o diretor do novo longa, Rian Johson, fez uma aparição surpresa e distribuiu autógrafos para quem estava dormindo na entrada do centro de convenções.

No saguão reservado para o painel de apresentação do "Episódio 8", os apetrechos mais comuns eram travesseiros, mochilas e cadeiras retráteis. Famílias puxavam o coro de "Os Últimos Jedi", pais e filhos se confundiam na ansiedade para ver seus ídolos de perto.

O painel começou com a apresentação de Josh Gad ("A Bela e a Fera"), ator conhecido por também ser fã de "Star Wars" -ele participa de maratonas dos filmes em Los Angeles. Após exibir um vídeo famoso dele importunando a atriz Daisy Ridley, dona do papel de Rey, um dos principais da nova saga, com perguntas sobre o filme, Gad chamou a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy e o próprio Johnson, que estreou na convenção.

"Vi o painel dos 40 anos de 'Star Wars' ontem e fiquei pensando nos que esses filmes significam para todos nós. E fiquei assustado", disse o cineasta, que explicou que ainda está no processo de pós-produção do longa, editando o filme. "Ele está no caminho para ficar ao lado dos grandes cineastas com quem trabalhei na minha carreira", derreteu-se Kennedy. "Ele escreve tão lindamente quanto dirige. Cria mulheres audaciosas e independentes. Além disso, tem ótimo senso de humor, algo muito importante para 'Star Wars'."

Johnson disse que filmar nos estúdios Pinewood, em Londres, pela primeira vez foi como "ir a um lugar místico". "Quando era menor, Pinewood era como Camelot. Trabalhar ali todos os dias foi uma experiência mágica. Foi a melhor época da minha vida", exaltou ele, antes de falar das filmagens na Irlanda, que serve de cenário para o planeta onde Rey encontra Luke Skywalker (Mark Hamill) e finalmente começa seu treinamento Jedi.

Logo depois, os dois lembraram da experiência de trabalhar com Carrie Fisher em seus últimos filmes -ela está confirmada no "Episódio IX". "Carrie está notável no filme. O que Rian escreveu para Leia e a interpretação dela, vocês verão que será um imenso tributo ao talento de Carrie", discursou a executiva. "Eu me conectei com Carrie como roteirista. Passamos quatro horas na cama dela escrevendo. Anotava tudo que ela falava e foi como um filtro. No fim, terminei com um diálogo curto, mas incrível", completou Johnson.

Os dois, então, passaram a apresentar os outros atores. Daisy Ridley não entregou muitos segredos, mas silenciou o saguão quando disse que "Rey tem certas expectativas ao encontrar Luke. E ele pode não ser o que ela espera". Claro que o painel antecipou que o desertor da Primeira Ordem, Finn (John Boyega), está de volta ("Ele está se recuperando, mas pronto. Ele quer encontrar seu papel. Vai se juntar à Resistência ou fugir da Primeira Ordem", disse o ator), assim como o robô BB-8, "O melhor conselho do montador de J.J. Abrams foi: você precisa ter o máximo de BB-8 possível", brincou Johnson.

O diretor ainda apresentou uma nova personagem, Rose (Kelly Marie Tran), que faz parte da equipe de manutenção da Resistência, mas ganha um grande papel na luta contra a Primeira Ordem. "Ela não é um soldado, mas uma pessoa comum que vira heroína", adiantou Johnson. "A Primeira Ordem tomará algumas grandes ações no começo do nosso filme e as coisas vão ficar terríveis."


Mark Hamill, que vive Luke Skywalker, foi o último a subir no palco. Ele tentou manter segredo sobre os diálogos do seu personagem em "Os Últimos Jedi", mas não por muito tempo. Foi quando o primeiro trailer do longa foi exibido para os fãs -simultaneamente, a Disney lançou on-line.

No vídeo narrado pelo próprio Luke, vemos Rey treinando para dominar a Força e ele pede para ela respirar e pergunta o que enxerga. "Luz, trevas, o equilíbrio", responde Rey por cima de imagens da General Leia (Carrie Fisher), da máscara de Darth Vader e o símbolo dos Jedi. O trailer é derivativo de duas fontes: parece muito com a estrutura do primeiro teaser de "O Despertar da Força" e traz cenas que nos remetem a "O Império Contra-Ataca" -Rey treinando com o sabre de luz, Luke em cavernas, uma batalha terrestre.

As primeiras imagens também mostram Kylo Ren (Adam Driver) com seu grupo de pupilos do Lado Negro da Força, Finn sendo carregado em uma cápsula médica e Poe Dameron (Oscar Isaac) vendo sua base ser atacada. Em certo momento, ao mostrar pods no deserto, o trailer parece invocar "Episódio I - A Ameaça Fantasma", filme de Lucas que os fãs mais velhos criticam, mas que está ganhando uma revisão com uma nova geração de espectadores.

Como já é o segundo filme da mitologia principal e o terceiro da nova fase de "Star Wars" na Disney, a reação dos fãs no saguão foi menos calorosa que a de "O Despertar da Força", quando a gritaria ecoava a cada corte do vídeo. Ainda assim o público veio abaixo quando Luke pronunciou o diálogo final: "Só tenho uma certeza. Está na hora de os Jedi... acabarem." Ou seja: o trailer não revela nada, mas mostra que o passado ainda é forte em "Star Wars".

VEJA O TRAILER

DE GRAÇA E NA RUA

2º Campo Grande Jazz Festival

15/12/2025 11h30

Felipe Silveira e Daniel Dalcantara

Felipe Silveira e Daniel Dalcantara Montagem / Divulgação

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Após uma primeira edição histórica em 2024, com apresentações em terminais de ônibus e no Armazém Cultural, onde, inclusive, a Urbem conheceu Ryan Keberle, o Campo Grande Jazz Festival deste ano se volta exclusivamente para espaços a céu da capital sul-mato-grossense com grande circulação de pessoas.

É a edição “rua” do festival, que acontece de quarta-feira a domingo, levando o jazz para o cotidiano da população campo-grandense.

A programação vai contar com uma série de cinco jam sessions, sendo três em terminais de ônibus, uma na Rua 14 de Julho (esquina com a Avenida Afonso Pena) e uma na Avenida Calógeras, próximo à Plataforma Cultural.

Sob a condução do produtor musical Adriel Santos, intercâmbios criativos unirão músicos experientes da cena local e nacional, explorando a espontaneidade do jazz tradicional e proporcionando encontros musicais de grande importância para o cenário musical sul-mato-grossense.

Felipe Silveira e Daniel DalcantaraFoto: Divulgação

“O festival busca promover a inclusão cultural, contribuir para o bem-estar social e fortalecer o sentimento de pertencimento e identidade cultural da comunidade de Campo Grande. O jazz misturado ao tecido urbano é uma aposta estética e um jeito de levar a experiência musical para onde as pessoas estão”, afirma o músico e coordenador do evento.

Nos terminais de ônibus, o festival propõe intervenções musicais descontraídas e cheias de vigor, desconstruindo a rotina e oferecendo uma experiência inesperada a trabalhadores, estudantes e todos que passam por ali.

Felipe Silveira e Daniel DalcantaraDaniel Dalcantara (SP) - Foto: Divulgação

A música emerge em meio ao fluxo, democratizando-se para um público diversificado que, muitas vezes, não tem a oportunidade de frequentar eventos culturais com ingresso pago.

“Essa estratégia de levar o Campo Grande Jazz Festival para os espaços urbanos reflete um compromisso firme com a democratização do acesso à cultura e a ressignificação dos espaços públicos”, reforça Adriel Santos.

>> Serviço

Programação

Quarta-feira – às 17h30min,
no Terminal Bandeirantes, com Bianca Bacha, Gabriel Basso, Ana Ferreira, Adriel Santos e Junior Matos.

Quinta-feira – às 17h30min,
no Terminal General Osório, com Juninho MPB, Junior Juba, Matheus Yule e Leo Cavallini.

Sexta-feira – às 17h30min,
no Terminal Morenão, com Adriel Santos, Gabriel Basso e Giovani Oliveira.

Sábado – às 17h30min,
na Praça Ary Coelho (R. 14 de Julho com Av. Afonso Pena), com Felipe Silveira (SP), Daniel D’Alcantara (SP) e artistas da cena local do jazz.

Domingo – às 17h30min,
na Av. Calógeras (em frente à Plataforma Cultural), com
Felipe Silveira (SP), Daniel D’Alcantara (SP) e artistas da cena local do jazz.

ENTREVISTA COM BIANCA

"A fauna pantaneira é a base musical das nove composições de 'Pantanal Jam'"

Cantora Bianca Bacha, da Urbem, fala como a paisagem natural de Miranda afetou o processo de criação e gravação do segundo álbum da banda, sobre a diferença entre o canto com letra e as vocalizações que são a sua marca e anuncia projetos nos EUA e Espanha

15/12/2025 11h00

A cantora Bianca Bacha se prepara para mais uma gravação na Fazenda Caiman, em Miranda, em junho deste ano

A cantora Bianca Bacha se prepara para mais uma gravação na Fazenda Caiman, em Miranda, em junho deste ano Divulgação / Alexis Prappas

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ENTREVISTA COM BIANCA

Recuperando para o leitor: como se deu a oportunidade do encontro e da parceria com o Ryan para o projeto do álbum “Pantanal Jam”?

Conhecemos Ryan Keberle no Campo Grande Jazz Festival [em março de 2024] e com ele tivemos uma troca musical instantânea. Tocamos juntos em um show no Sesc [Teatro Prosa] em setembro de 2024 e, a partir de lá, tivemos a certeza de que ainda faríamos muita música juntos.

No Pantanal, onde Ryan esteve pela primeira vez durante as gravações, ficou nítido que ele conseguiu transpassar para o repertório o encantamento que ele estava vivendo em meio a toda aquela natureza.

É o segundo disco, nove anos depois de “Living Room”. O que “Pantanal Jam” representa para a Urbem?

Este projeto é o nosso território sonoro: onde a música que criamos se entrelaça à natureza que nos guia em forma de jam. Na música, uma jam significa um encontro musical sem aviso prévio, as coisas vão acontecer ali na hora, portanto, o inesperado é bem-vindo e, com ele, você improvisa.

Qual seria o conceito geral do álbum?

O conceito do álbum nasce da escuta profunda da fauna pantaneira. Os cantos dos pássaros, o esturro da onça e os sons das águas e dos ventos não são efeitos nem pano de fundo: são a base musical das nove composições. A natureza atua como um músico a mais na banda de jazz, dialogando conosco em frases de pergunta e resposta.

Sandro Moreno registrou esses sons in loco, mergulhando no Pantanal para captá-los com precisão. Depois, analisou esse vasto material para identificar melodias, ritmos e motivos que se tornariam a essência das composições.

E, para fechar o ciclo, o álbum também foi gravado no coração do Pantanal. Com geradores a gasolina e um estúdio móvel, nós, a Urbem e o trombonista Ryan Keberle, levamos a música para o ambiente que a inspirou. E ali criamos, novamente in loco, em plena natureza selvagem.

Que tipo de referências buscaram para os arranjos, as sonoridades e as texturas?

Toda a referência e textura do álbum “Pantanal Jam” nascem dos próprios sons do Pantanal. A imersão no território e a escuta atenta transformaram cantos de pássaros, esturros, movimentos da água e vozes da mata em matéria-prima musical.

Cada faixa traduz essa convivência direta com a fauna e seus ritmos naturais, convertendo sons de bichos em música. Viva, orgânica e profundamente enraizada na paisagem pantaneira.

Isso está bastante perceptível. Os sons e toda a atmosfera do Pantanal atravessam o mood e talvez a própria concepção dos temas. Pode comentar um pouco mais sobre essa presença de elementos da natureza – e dessa natureza tão singular de MS – na criação de vocês?

A fauna, a luz, o silêncio amplo, os ventos, os cantos e até os vazios típicos da paisagem pantaneira influenciam diretamente a forma como criamos. É como se o ambiente nos orientasse musicalmente: às vezes guiando uma melodia, às vezes sugerindo um pulso, às vezes impondo uma pausa.

Esse encontro com a natureza não é decorativo, é estrutural. Ela atravessa tudo, o gesto musical, o espírito do disco e a maneira como a banda se relaciona com o som.

No “Pantanal Jam”, a paisagem não é cenário: é presença, é voz, é parceria criativa. É música.

A cantora Bianca Bacha se prepara para mais uma gravação na Fazenda Caiman, em Miranda, em junho deste anoFoto: Divulgação / Alexis Prappas

Onde exatamente estiveram e gravaram? E quando foi?

As gravações foram feitas na Fazenda Caiman, em junho deste ano, num cenário que não poderia ser mais inspirador. Foram escolhidas pela produtora três locações diferentes, e para cada uma delas, três músicas.

A cantora Bianca Bacha se prepara para mais uma gravação na Fazenda Caiman, em Miranda, em junho deste anoFoto: Divulgação / Alexis Prappas

Com uma equipe ultraprofissional que trouxe segurança e leveza para uma gravação ao vivo numa condição completamente inusitada.

E quanto ao repertório? Como chegaram às nove canções do disco?

Entre as composições, temos duas músicas do Paulo Calasans [“Swingue Verdejante” e “Suspiro da Terra”], um dos maiores produtores, arranjadores e instrumentistas do País, além de duas canções do Ryan Keberle junto com Sandro Moreno [“Paisagem Invertida” e “Entre Folhas”] e cinco composições nossas [“Espiral”, “Pluma”, “Voo Curvo”, “Barro” e “Canção do Ninho”].

Penso que o Pantanal é experimentado de um jeito bem particular por cada pessoa. Como é para você? Como aquele ambiente lhe toca e eventualmente interfere no seu jeito de cantar?

Tudo ali era extremamente inspirador. Dormir e acordar naquele lugar por alguns dias já me fazia até respirar de jeito diferente, com menos pressão e mais imersão.

Isso com certeza influenciou no jeito de cantar. Porém, o mais impressionante era saber que estava gravando um disco com toda aquela fauna ao redor, um jacaré no lago ao lado e uma onça a alguns quilômetros.

Embora domine há duas décadas o canto com letra e muitas vezes cante dessa forma em apresentações ao vivo, na Urbem, você investe sempre nos vocalizes e scats.

Todas as músicas do álbum “Pantanal Jam” usam a voz como instrumento, ou seja, não há letras nas músicas. Além de ser uma característica jazzística, esse estilo de canto se aproxima mais do cantar dos pássaros, a busca por seus fonemas e emissões.

Cada música exige uma altura e um escolher apropriado de sílabas que encaixem com a afinação e a expressão.

Adoro o canto com letras. Ali você tem palavras, interpreta, coloca ênfases. É até uma emissão de voz diferente. Só que comecei a me encantar com o mundo do jazz e toda essa coisa do canto que não usa palavras, o vocalize. E comecei a ouvir cantoras que cantam assim.

Tatiana Parra [cantora, compositora e professora paulistana] canta assim, nossa, de um jeito maravilhoso. A [portuguesa] Sara Serpa também. Tem também as divas mais antigas que faziam mais questão de improviso, o scat singing.

O canto sem palavra é muito desafiador porque ele é mais cru, mostra mais imperfeições de respiração, de emissão, de escolha de sílabas. E é muito improvisado. Porque a cada dia você pode usar uma sílaba diferente, pode caracterizar de uma outra forma.

Num dia vou fazer “u”, no outro dia posso fazer “a”, no outro posso fazer “e”. E você tem que descobrir ali, numa forma você com o seu corpo. E além de ter o desafio de você demonstrar o interpretar com emoção sem ter palavras.

Então é muito jazz [risos]. E acho muito bonito. Sempre vai ser um desafio. Sou com o meu corpo, com as palavras que eu escolho, que nem sempre são pensadas.

Claro que tem uma questão técnica de que o “i” você vai mais para um agudo, no “u” também; nos graves, você vai para outras escolhas, as consoantes também interferem. Gosto muito de passear pelas duas áreas. Tanto a área da interpretação com letra quanto a área dos vocalizes e texturas.

E Nova York? Pode contar um pouco sobre a recente temporada de vocês por lá?

O “Pantanal Jam” foi lançado em novembro deste ano com um show memorável em Nova York, durante a feira internacional de turismo Visit Brazil Gallery [na Detour Gallery], e a recepção foi extraordinária.

Pessoas do mundo inteiro, agentes de turismo, diretores da National Geographic, fotógrafos de natureza e profissionais de diversas áreas assistiram ao show com atenção absoluta.

Desde a primeira música, compreenderam nossa proposta e permaneceram maravilhados até o fim. Foi um momento histórico para Mato Grosso do Sul e para a arte sul-mato-grossense.

Esse resultado só foi possível graças ao apoio total da Fundtur e do seu diretor-presidente, Bruno Wendling, que acreditou no projeto desde o início e se comprometeu a nos apoiar tanto nas etapas de captação no Pantanal quanto no lançamento em Nova York. Além disso, segue impulsionando a campanha contínua de apresentar o “Pantanal Jam” ao mundo.

E faz sentido: ouvir o Pantanal desperta o desejo de visitá-lo, conhecê-lo e preservá-lo. O projeto reúne arte, natureza, conservação, turismo e toda a beleza única do nosso bioma, uma combinação que emociona e conecta o público global ao coração do Pantanal.

Além do álbum que já está lançado em todas as plataformas, temos uma série de vídeos das nove músicas e um minidocumentário.

Quando teremos shows da Urbem? Quais os próximos passos e projetos da banda?

A Urbem se sente profundamente entusiasmada em seguir os passos de Manoel de Barros, da família Espíndola, de Guilherme Rondon, Paulo Simões, Grupo Acaba, Geraldo Roca e tantos artistas que sempre beberam dessa fonte primária que é o Pantanal, transformando-a em arte para o mundo.

Recentemente, pesquisadores de Harvard e professores da UFMS colheram sons do Pantanal [pelo projeto Pantanal Sounds, que conta, entre outros, com nomes como o do violoncelista e professor William Teixeira], e esse movimento nos inspirou a ir a campo gravar os sons pantaneiros e a fazer composições dentro da nossa linguagem jazzística, incorporando esses registros naturais ao nosso modo de compor e evidenciando em música as belezas pantaneiras.

Temos planos de retornar aos Estados Unidos em breve e estamos em diálogo com a Embaixada do Brasil em Barcelona, onde palestraremos em março.

Além disso, a Urbem participará do Campo Grande Jazz Festival de Rua, no dia 21 de dezembro [neste domingo], em uma jam session com músicos locais e de São Paulo.

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