Domingo, 04 de Dezembro de 2016

CULTURA

Concerto musical se apresenta
de graça hoje na Capital

28 NOV 2016Por LAURA HOLSBACK COM ASSESSORIA DE IMPRENSA11h:15

Semana começa com evento cultural em Campo Grande. Está marcada para às 20h, no Teatro Glauce Rocha, apresentação de concerto musical com entrada gratuita. O evento faz parte da programação do Movimento Concerto, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Repertório diversificado conta com obras de períodos históricos e estilos musicais tanto quanto contrastantes entre si, possibilitando escutas que viajem por variados mundos musicais e coloridos sonoros e instrumentais.

Os professores Jorge Geraldo (saxofone) e Evandro Higa (piano) apresentarão alguns duos para saxofone e piano, sendo um do compositor espanhol contemporâneo Pedro Iturralde e outro do famoso compositor de tangos argentino Astor Piazzolla, que também terá alguns de seus duos tocados numa formação para violino e piano pelos professores Eduardo Verbisck (violino) e Evandro Higa (piano). Este duo de violino e piano dos professores Verbisck e Higa também apresentará uma obra do compositor nacionalista brasileiro César Guerra-Peixe.

Outro compositor brasileiro com forte tendência nacionalista presente no programa é Marco Pereira, que terá o frevo Pixaim executado pelo professor e violonista Pieter Rahmeier. Pieter também interpretará duas obras de compositores fortemente atuantes na primeira metade do século XX: solo do compositor paraguaio Agustín Barrios; e duo para violão e saxofone do compositor francês Jacques Ibert, a ser executado juntamente ao professor Jorge Geraldo.

OBRAS BARROCAS

Serão apresentadas também obras barrocas de Robert de Visée e Giovanni Girolamo Kapsberger para teorba solo (instrumento de cordas dedilhadas barroco), pelo professor Gustavo Penha, quem também apresentará duas composições recentes de sua própria autoria.

O professor e violoncelista William Teixeira também apresentará obra barroca, de Johann Sebastian Bach, assim como peça contemporânea para violoncelo e transformação eletrônica em tempo real do compositor curitibano atual Felipe Ribeiro.

Por fim, o professor e percussionista Felipe Brito apresentará peça de autoria para gran cassa solo (bombo sinfônico), em que suas ações instrumentais são captadas por um sistema sensorial e servem à manipulação e à transformação de imagens visuais e animações em vídeo de autoria de Henrique Lucas Rodrigues.

Leia Também