Correio Rural

CORREIO RURAL

A+ A-

Pesquisa de Mato Grosso do Sul brilha em evento na Alemanha

Pesquisador da Embrapa de Dourados faz palestra em Mainz

MAURÍCIO HUGO

20/06/2016 - 16h19
Continue lendo...

O pesquisador Rômulo Penna Scorza Junior, da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS), será um dos palestrantes de um evento internacional, na Alemanha, no dia 21 de junho, do qual participam diversos profissionais de renomadas instituições. Será a 18ª Conferência Internacional Agro, intitulada “Comportamento de Pesticidas no Ar, Solo e água”. O evento é realizado pela Academia Frenesius, na cidade de Mainz, perto de Frankfurt, hoje e amanhã. A Academia Frenesius realiza congressos, conferências e seminários com foco em segurança e qualidade alimentar, bens de consumo e produtos químicos. 

O pesquisador ministrará sua palestra no painel “Exposição, Avaliação de Risco e Mitigação”. Ele dará uma visão geral da avaliação do risco ambiental de agrotóxicos em âmbito brasileiro; do desenvolvimento de uma orientação sobre a avaliação do risco ambiental de agrotóxicos para os organismos aquáticos no Brasil; e dos mapas de vulnerabilidade e definição de cenários de exposição.

Outros palestrantes virão de instituições como Universidade de Wageningen, Instituto Agrosphere, Bayer, Basf, Ministério de Infraestrutura e Meio Ambiente dos Países Baixos, Universidade Sueca de Ciências Agrícolas, Agência Austríaca para a Saúde e Segurança Alimentar, Agência da Alimentação, Ambiente e Segurança e Saúde Ocupacional da França e Bureau de Pesquisas Geológicas (BRGM) na França.

Scorza é pesquisador da Embrapa há 14 anos, na Embrapa Agropecuária Oeste, e tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Poluição do Solo, Física do Solo e Comportamento de Agrotóxicos no Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: contaminação ambiental por agrotóxicos, modelagem matemática e simulação da lixiviação de agrotóxicos e dinâmica de agrotóxicos no ambiente solo. Atua como professor do curso de Mestrado e Doutorado em Recursos Naturais na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).

VISITAS A BAYER E BASF

Aproveitando o evento, duas empresas demandaram a visita do pesquisador Scorza: Bayer e Basf, na sede, na Alemanha. Na Bayer, a visita será no dia 15 de junho, para falar como estão as pesquisas na Embrapa Agropecuária Oeste sobre comportamento ambiental dos agrotóxicos, com visita a laboratórios e experimentos de campo da Bayer, assim como possibilidade de cooperação técnica entre Embrapa Agropecuária Oeste e Bayer.

Na Basf, a visita será entre os dias 22 e 24 de junho. O principal objetivo é mostrar os resultados do projeto de cooperação entre Embrapa e Basf, que trata do aprimoramento da ferramenta computacional denominada “Avaliação da Contaminação Hídrica por Agrotóxico (Acha)”, desenvolvida pela Embrapa Agropecuária Oeste.