Sábado, 03 de Dezembro de 2016

CULTURA 'K-POP'

Música pop coreana vira febre e fãs de MS aderem campanha para show no Brasil

Campanha precisa de 4 mil pessoas inscritas para a confirmação do evento

15 OUT 2016Por MARIANE CHIANEZI11h:00

Quando se fala em música coreana, o fenômeno mundial “Gangnam Style”, do rapper Psy, é um dos primeiros a ser lembrado, mas você já ouviu falar em k-pop? Diferente daquelas músicas orientais tradicionais milenares, o “Korean Pop” surgiu nos anos 90, e hoje se tornou febre entre os jovens de todo mundo.

O estilo musical consiste basicamente em clipes repletos de coreografias e artistas super produzidos. Aqui no Brasil, fanpages de ‘girl bands’ e ‘boy bands’ do gênero dominam as redes sociais e o resultado disso só poderia ser fãs dedicados e dispostos a conseguir trazer os ídolos para apresentações em terras brasileiras.

Em Campo Grande, a estudante de jornalismo Isadora Leiria, de 22 anos, é fã de k-pop desde 2009, coleciona álbuns e, atualmente, se uniu a um fã clube da banda coreana SHINee para divulgar e conseguir trazer um show do grupo ao país.

“Essa mobilização dos fãs começou em 30 de setembro no site internacional MyMusicTaste por uma fã base da banda aqui no Brasil. Precisamos que 4 mil pessoas participem da pesquisa e assim, o show é finalmente confirmado”, disse ao Portal Correio do Estado.

Atualmente, a pesquisa na plataforma conta com mais de 700 pessoas inscritas na campanha para uma possível apresentação da banda SHINee no Brasil.

Em sua página na web, My Little Diamonds, Isadora publicou detalhadamente as instruções de como se inscrever. “Como tenho um site sobre k-pop, não vi problema em divulgar, afinal, também tenho interesse”, relatou.

Principal intenção da mobilização, além de trazer o evento ao Brasil, é chamar a atenção das produtoras das bandas, para que percebam que os brasileiros são um nicho adorador do k-pop.

A estudante ainda faz um pedido para quem gosta de música e sabe o quão importante é para um fã estar em um show do ídolo. “Mesmo quem não seja um k-popper, peço que ajude na campanha. Pode não fazer sentido para quem não é fã, mas para nós é um sonho. De verdade, tire uns minutinhos para fazer o cadastro no site”, pediu a jovem.

Na página das inscrições, fãs peruanos, mexicanos e chilenos também estão tentando ajudar os fãs brasileiros na “empreitada”.

DESDE 2009

Admiração pelo estilo musical começou nos tempos de escola, quando uma colega de classe ouvia rock japonês e apresentou à Isadora. “Comecei a ouvir a música japonesa e certo dia, outra amiga me mostrou pelo Orkut uma música da também banda de K-Pop, Super Junior. Eu me apaixonei”, afirmou a jovem.

Estudante coleciona posteres e álbuns das bandas / Foto: Gerson Oliveira

 ​Desde então, amor pelo estilo musical e vontade de acompanhar os grupos só tem aumentado. Em 2013, Isadora foi à um show do Super Junior em São Paulo na companhia do pai, que também adorou, disse a estudante.

Na Capital, gênero musical começou a ganhar gosto a partir de 2011, quando pequenos grupos ‘k-poppers’ se reuniam e frequentavam eventos de cultura nerd. “Eu acompanhei o crescimento da cultura aqui em Campo Grande e posso dizer que repercutiu mesmo foi em 2015. Eu sempre vou em eventos como o Parada Nerd e Anime Revolution, que são mais voltados à cultura japonesa, mas sempre há salas especializadas em k-pop”, disse.

CARA PAIXÃO

Admirada com os clipes, que parecem filmes e pelas danças sincronizadas, Isadora relata que, por conta da paixão pelo k-pop, já desembolsou cerca de R$ 3 mil com álbuns, posteres e acessórios. “Somente com CD’s do SHINee, já gastei R$ 1 mil. Os álbuns são importados e são lindos visualmente. Vale muito a pena”, relatou a estudante.

Com quase 1kg e com mais de 90 páginas repletas de fotografias, o álbum da boy band SHINee é o preferido de Isadora. “Eles (os álbuns) não são aqueles CD’s 'simplezinhos' de acrílico que estamos acostumados aqui, são muito mais produzidos”, concluiu Isadora.

Vem conhecer o estilo musical dos meninos da banda SHINee:

Na galeria, você pode conhecer outras bandas de k-pop que tem feito sucesso pelo mundo:

 
  • Banda de k-pop 'SHINee',
  • Banda de k-pop 'Wa$$up', formada por meninas
  • Banda de k-pop 'Got7'
  • Banda de k-pop 'Black Pink'
  • Banda de k-pop 'Monsta X'
  • Banda de k-pop 'Red Velvet'
  • Banda de k-pop 'Mamamoo'
  • Banda de k-pop 'Twice'
  • Banda de k-pop 'A-Pink'

Leia Também