Política

Nova Andradina e Batayporã

A+ A-

Nelsinho faz caminhadas pelo comércio e reforça proposta de acabar com ICMS Garantido

Nelsinho faz caminhadas pelo comércio e reforça proposta de acabar com ICMS Garantido

da redação

29/09/2014 - 17h41
Continue lendo...

O candidato a governador Nelsinho Trad (PMDB) cumpriu agenda nesta segunda-feira (29) em Nova Andradina e em Batayporã, onde fez visitas ao comércio. Acompanhado de lideranças locais, Nelsinho disse aos comerciantes que irá acabar com o ICMS antecipado, e que vai implantar o programa Nota Legal. Em Nova Andradina, ele disse que o Vale do Ivinhema receberá investimentos de infraestrutura e também incentivos fiscais diferenciados para atrair novas indústrias. Nelsinho também anunciou que o município, que tem 51 mil habitantes, e as demais cidades com população acima de 50 mil, terão todo o apoio para implantar a Guarda Municipal.
 
Ao falar sobre segurança pública, ele explicou que criou a Guarda Municipal de Campo Grande e mediante concurso público contratou 1.200 homens e criou todas as condições, com equipamentos, uniformes, viaturas, para que trabalhassem reforçando a segurança e ajudando a inibir a criminalidade. Ele explicou que vai ajudar os prefeitos a buscar recursos por meio de convênios, ajudando-os a criar a Guarda Municipal e também vai investir na segurança pública aumentando o efetivo e dobrando o número de viaturas. “Vamos aumentar também a segurança investindo em tecnologia, com a instalação de câmeras de segurança ligadas a uma central de monitoramento que permitirão uma resposta rápida nos casos em se se fizer necessária à atuação policial”, declarou.

Cursos profissionalizantes
Em relação à industrialização, Nelsinho disse que, se for eleito, irá dividir o estado em regiões traçando um perfil das cidades para saber qual é o investimento mais adequado na cidade ou região.

Assim como ele fez em Campo Grande, quando atraiu 400 novas empresas, ele irá criar incentivos fiscais diferenciados para levar empresas até os municípios. “Três Lagoas já tem um polo industrial consolidado, e uma empresa que quiser se estabelecer lá terá, por exemplo, uma redução de impostos de 20% a 30%. Já uma empresa que quiser se instalar em Nova Andradina, poderá ter um incentivo fiscal de 80% a 90%, porque é um município que precisa de mais apoio para seu desenvolvimento. Claro que essa empresa irá querer se estabelecer em Nova Andradina”, disse Nelsinho, acrescentando que também irá criar cursos técnicos profissionalizantes em todas as cidades para suprir as necessidades de mão de obra das empresas que ali se instalarem.

Depois das entrevistas, Nelsinho seguiu para a zona central da cidade, onde, a partir do Museu Municipal, iniciou uma caminhada pela Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade que durou mais de duas horas e meia. 

Com material específico na mão tratando sobre o fim do ICMS Garantido, Nelsinho conversou com comerciantes entregando o panfleto e explicando por que vai acabar com a cobrança antecipada do imposto. “Por onde ando tenho ouvido muitas reclamações. Por isso vamos acabar com esta distorção. Não é justo que o comerciante pague o imposto antes de vender seu produto. Ele só vai recolher o imposto depois de vender sua mercadoria. Essa medida vai gerar mais lucro, mais empregos e o crescimento do Estado”, explicou Nelsinho. O proprietário de uma drogaria, ao receber o panfleto e receber a explicação, gostou da proposta. “Seria ótimo isso aí”, afirmou.

Nelsinho também explicou às pessoas que encontrou durante a caminhada como irá funcionar o Programa Nota Legal, que pretende implantar caso seja eleito.  Assim como já acontece com sucesso em Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o consumidor ao fazer uma compra fornece o número do seu CPF que é colocado na nota fiscal. Ao final do ano ele reúne todas as notas e entrega em posto autorizado da Secretaria de Fazenda. Do total das notas, cinco por cento será devolvido ao consumidor, sendo o valor creditado em sua conta corrente. “Com esta medida, aumenta a arrecadação do Estado visto que a emissão da nota gera um valor a ser recolhido e também serve de estímulo para que o consumidor peça a nota fiscal, já que ele será beneficiado”, argumentou Nelsinho. Logo após a caminhada, a agenda em Nova Andradina foi encerrada com uma visita a empresa de curtume Viposa, onde Nelsinho foi recebido pela diretoria e conversou com os funcionários explicando suas propostas.

Batayporã
Em Batayporã, Nelsinho foi recebido pelo presidente do Diretório Municipal do PMDB, Jorge Luiz Takahashi e lideranças locais do partido. Durante uma hora Nelsinho percorreu a Avenida Brasil visitando o comércio local, onde conversou com os proprietários, funcionários e também com os clientes das empresas. Acompanhado de apoiadores da campanha, de cabos eleitorais de candidatos a deputado estadual e federal, Nelsinho entregou material de campanha e pediu o apoio para que nesta última semana visitem amigos, vizinhos e peçam votos para levá-lo ao segundo turno e também eleger para o senado Simone Tebet e para a presidência Marina Silva (PSB).

Política

Lula pede um disque-reclamação de seu próprio governo

Presidente pediu que seus auxiliares criem um canal de reclamação, para que as pessoas possam telefonar e assim não ficar "xingando" em público

22/04/2024 22h00

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Continue Lendo...

O presidente Lula (PT) pediu nesta segunda-feira (22) que os seus auxiliares criem uma espécie de disque-reclamação, para que as pessoas possam telefonar e assim não ficar "xingando a gente" em público.

O pedido do presidente foi feito durante discurso, por ocasião do lançamento do Acredita, um programa para estimular o crédito para empreendedores e famílias de baixa renda, além de renegociar dívidas de pequenos negócios.

O presidente não deu detalhes de sua proposta. "Duas coisas que nós temos que fazer, [ministro da Fazenda, Fernando] Haddad. Uma, e eu não sei se é no ministério do Márcio [França], que a gente deveria criar uma espécie de um 190, de um 180, um telefone para que as pessoas pudessem telefonar e se queixar se as coisas não estão acontecendo", afirmou o presidente.

"Porque muitas vezes as pessoas não têm a receptividade que elas imaginavam e não tem para quem reclamar. Então, ao invés de as pessoas ficarem xingando a gente, é importante que a gente tenha ao menos um ouvidor para que as pessoas possam se queixar que o Sebrae, não é tudo aquilo que o Décio [Lima] prometeu, que o seu ministério não é tudo aquilo que se prometeu", completou.

O governo federal conta com a plataforma FalaBR, onde os usuários podem fazer denúncias, pedir providências via ouvidoria e registrar reclamações, elogios e sugestões.

Campo Grande

Riedel confirma apoio a Beto Pereira: "é o pré-candidato deste grupo político"

Embora ambos pertençam ao PSDB, governador vinha evitando se manifestar sobre as eleições deste ano

22/04/2024 20h44

Governador Eduardo Riedel Gerson Oliveira

Continue Lendo...

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), confirmou na noite desta segunda-feira (22) seu apoio à pré-candidatura do deputado federal Beto Pereira (PSDB) à prefeitura de Campo Grande. Apesar de a confirmação soar óbvia, o governador do Estado vinha adiando o máximo possível o anúncio. 

“Nós estamos em plena pré-discussão eleitoral. Nós temos um grupo político, e na campanha ainda não está definido quem serão os candidatos ou as candidatas. Existem aqueles que todos vocês sabem, existe a prefeita Adriane (Lopes, PP) pré-candidata à reeleição; aí você tem o Beto, deste nosso grupo político, o pré-candidato à eleição; a Rose (União Brasil) que se coloca como pré-candidata hoje a eleição, e não sei se terão candidatos do PT ou do PL, ainda há uma discussão”, disse Eduardo Riedel. 

“A nossa posição é muito clara. Nós devemos apoiar o Beto. Ele é o pré-candidato deste grupo político à prefeitura de Campo Grande”, confirmou o governador. 

O próprio governador, ao ser perguntado pelo Correio do Estado, lembrou que em 31 de dezembro, ao conceder uma entrevista para uma rádio, foi perguntado da mesma forma, e disse na ocasião que só se manifestaria neste ano. 

A decisão de Riedel também serve para baixar a poeira no grupo político de Eduardo Riedel e de seu antecessor Reinaldo Azambuja (PSDB). Desde que o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, filiou-se ao PSD, uma pré-candidatura dele passou a ser cogitada à prefeitura da Capital. 

Riedel e Beto Pereira estavam comparecendo junto a vários eventos, mas em nenhum deles o governador falava formalmente da aliança. A aparição mais recente foi na decisão do campeonato Estadual, no último domingo, na Moreninhas, em Campo Grande. 

Grupos diferentes

A pré-candidatura de Beto Pereira à prefeitura de Campo Grande também deve dividir o grupo político até então liderado pelo PSDB. É que o PP, liderado pela senadora Tereza Cristina, deve lançar a prefeitura Adriane Lopes à reeleição. Tereza Cristina sempre foi aliada de primeira hora de Eduardo Riedel e de Reinaldo Azambuja. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).