Sábado, 10 de Dezembro de 2016

TUMULTO GERAL

Manifestantes protestam em frente
ao Congresso contra Teto de Gastos

29 NOV 2016Por BEM PARANÁ COM AGÊNCIA BRASIL17h:10

Milhares de manifestantes se concentram, neste momento, no gramado em frente ao Congresso Nacional em protesto principalmente contra a PEC do Teto de Gastos Públicos (PEC 55/16), atualmente em análise no Senado. 

A maioria do público é formada por estudantes ligados à UNE e a movimentos que ocuparam universidades e escolas públicas recentemente, mas também há indígenas e sindicalistas, entre outros grupos.

Além da PEC 55/16, apelidada por eles como “PEC da Morte”, os manifestantes entoam palavras de ordem contra o governo Temer e a medida provisória que reforma o ensino médio (MP 746/16) e a favor das demarcações de terras indígenas.

CONFRONTO

Alguns participantes do protesto chegaram a gritar “Ocupa o Congresso”, razão pela razão o policiamento ao redor do prédio foi reforçado. Houve incidentes entre manifestantes e policiais.

Estudantes chegaram a virar um carro estacionado na rampa próxima ao gramado. A Polícia Militar, por sua vez, reprimiu o ato com gás de pimenta e bombas de efeito moral.

Segundo boletim divulgado pela PM, havia dez mil pessoas no protesto às 17h30 (horário de Brasília).

DISPERSO

O arquivamento da PEC 55 é uma das principais pautas das ocupações de instituições de ensino que ocorrem em várias cidades do país e também da greve de docentes das universidades federais e estaduais de ensino.

Os estudantes organizaram caravanas para vir à capital, com mais de 300 ônibus. Antes de caminhar até o Congresso, os manifestantes fizeram um ato em frente ao Ministério da Educação (MEC).

Além da PEC do Teto, o grupo protesta contra a Medida Provisória 746/2016, que estabelece a Reforma do Ensino Médio, e o Projeto de Lei Escola sem Partido.

O ato em Brasília é organizado por entidades estudantis e outras entidades educacionais, entre elas a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). 

Leia Também