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João Batista Pereira: Faz bem pensar...

João Batista Pereira é Advogado

Redação

19/10/2014 - 01h00
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Jesus Cristo deixou inúmeros ensinamentos de bondade, caridade, amor ao próximo, sentimento de perdão, de humildade, enfim, belos exemplos. Proporcionou lições de bondade, com o milagre da multiplicação do pão e do peixe para alimentar a multidão que O seguia. Todavia, Cristo foi buscar na mão de obra de pescadores, liderados por Pedro, a sustentação dos seus ensinamentos deixando claro ser possível fazer o bem, sem prescindir da força do trabalho. Assim como não é possível erradicar o crime por ser fruto da mente humana, pretender acabar com a pobreza é falácia, é tolice. O crucial problema e o principal desafio ambiental neste século será exatamente a pobreza.

É mal incurável perdurando desde que a terra é habitada e todos os países convivem com ela, em menor ou maior escala. Nem o filho de Deus conseguiu desarraigá-la, malgrado seus esforços na condição de ser humano.

Bolsa Família é imprescindível e salutar para muitos, não resta dúvida. É bom ficar atento ao que recebe as benesses e não está nem aí para trabalho, família, filhos. O aumento da criminalidade e violência no país assenta-se em vários fatores e um deles pode estar no excesso de sinecura. (Sinecura, segundo Aurélio, é emprego ou função que não obriga ou quase não obriga a trabalho.)

Calcula um grande contingente beneficiando-se da mesada, sem o menor esforço... Notícias diárias sobre adolescentes e crianças, de ambos os sexos, abandonados vagando pelas ruas caminhando para o tráfico ou prostituição, morrendo e mantando, é degradante e lamentável para o país que deseja assento no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Não há como negar que o bom auxílio governamental (bolsa família) é importantíssimo, mas vem se constituindo em moeda de troca ao “jogar no ar” dúvidas de que será extinto, dependendo do resultado das eleições. É desumano. Milhares de pessoas estão intranquilas, apreensivas e forçadas a consagrar o voto em favor daquele que ora lhes concede o benefício. Aliás, nunca dantes neste país se viu um curral eleitoral tão legalizado e de tais proporções com milhões de indivíduos morrendo de medo de perder o que conquistou.

O Correio do Estado, na edição do dia 08/10/2014, traz na página 05 algumas declarações merecedoras de reflexão. Balágua é município do Estado do Maranhão e era considerada a mais pobre cidade do Brasil quando Dilma assumiu. - “Quem não trabalha no serviço público depende do Bolsa Família. Cerca de 65% da população recebe o benefício, como os pais de Josiane Santos, 18. Mãe de Ana Clara, 2, ela pretende se inscrever para também receber o próprio cartão do programa.”

– “Votei na Dilma e voto nela de novo no segundo turno, porque o benefício (Bolsa Família) é trabalho dela.” Já no Alto Boa Vista, no norte mato-grossense, escolheu Aécio Neves cidade que mais votou proporcionalmente no tucano. Naquele município Roberta e o marido João Antônio  da Silva pertencem ao grupo de cerca de 7.000 pequenos produtores. O Sr. João diz: “Ninguém aqui vota nela (Dilma). É uma cidade de pessoas que trabalham e ganham a vida com o suor do rosto, e não encostadas no Bolsa Família.” Ao que tudo indica em Balágua, no Maranhão, os país de Josiane já recebem o benefício, talvez, por Josiane; mas Josiane que tem uma filha de 2 anos pretende se inscrever no programa para receber o seu próprio cartão. Não se deve afirmar o que não se tem absoluta certeza; mas, dá para imaginar bolsistas tendentes para Dilma enquanto os sem Bolsa Família para Aécio. Governo nenhum pode se ufanar com doação de benefícios, quem deveria fazê-lo são os contribuintes arcando com elevada carga tributária. Não fosse tanta corrupção pipocando por todos os lados o Brasil poderia estar bem mais avaliado perante a Comunidade Internacional. Chama atenção o episódio corrupção em razão dos mandatários nunca saber de nada, não viram nada e nada lhes foi comunicado. Assim, fica fácil governar estando alheio a tudo.

A propósito, estava escrito num pedaço de papel o seguinte: - “Ah! Se soubesse que no século XX haveria de surgir na terra um ser “iluminado” que não sabia de nada, embora tivesse conhecimento de tudo participando das e, em outras vezes, se fazendo de surdo, cego e mudo ao ignorar as falcatruas que estavam acontecendo no seu reinado; Ali Babá ressuscitaria e pediria a fórmula mágica que esse ser faz para se livrar da conivência com roubo, corrupção, delapidação do erário público.” Viu? Pois é. O digno leitor (a) reflita e faça sua análise e conceito. Pensar faz bem.

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Produtos livres de desmatamento nas estratégias da União Europeia

11/04/2024 07h30

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O Regulamento para Produtos Livres de Desmatamento é um entre vários componentes do Pacto Ambiental Europeu (European Green Deal), que tem como objetivo final atingir neutralidade de emissões de gases de efeito estufa em 2050, com um crescimento econômico livre da exploração excessiva dos recursos naturais e sem deixar ninguém para trás.

Trata-se, portanto, de uma peça dentro de um quebra-cabeça bem mais complexo que visa tornar a Europa um continente sustentável e carbono neutro.

Desde 2019, o Pacto Ambiental Europeu apresenta diretrizes que vão sendo gradativamente regulamentadas, cobrindo de energia renovável a produção de alimentos, passando por transporte e construção civil.

Trata-se de um marco legal abrangente que aborda diversas questões ambientais, incluindo o desmatamento, como parte dos esforços da União Europeia (UE) para um novo modelo de economia verde. 

O regulamento para produtos livres de desmatamento, aprovado em 2023, disciplina as atividades dos importadores europeus que passam a ser responsáveis por garantir que os produtos adquiridos não venham de áreas desmatadas depois de 31 de dezembro de 2020.

As restrições entram em vigor no final de 2024. Os importadores são os responsáveis pela implementação das verificações nos países exportadores, as chamadas “due dilligences”. 

As implicações para o Brasil são significativas, pois a UE é o segundo maior comprador dos nossos produtos agropecuários. Enfrentamos sérios problemas de desmatamento ilegal na floresta amazônica, além de questões fundiários e sociais.

Outro ponto importante é que a legislação europeia não faz distinção do que é considerado desmatamento legal ou ilegal. A normativa claramente se refere a desmatamento em geral. 

Esse ponto vem sendo questionado pelo governo brasileiro, alegando que está acima das exigências legais do ordenamento jurídico do país. Argumenta-se que essa normativa representaria uma forma de barreira não tarifária aos produtos do Brasil.

Entretanto, o argumento contrário é de que a UE tem a prerrogativa de estabelecer os critérios para os produtos que farão parte das suas cadeias de suprimento. E, como o objetivo maior é a redução dos impactos ambientais do consumo dos próprios europeus, nada mais lógico do que exigir que seus fornecedores sigam padrões compatíveis com essa ambição.

Importante notar que há fortes reações ao Pacto Ambiental dentro da própria UE, como vimos recentemente nos diversos protestos de produtores rurais no território europeu.

Embora estejam sensibilizando parte da sociedade e postergando algumas limitações, dificilmente a insatisfação dos produtores europeus ou dos governos fornecedores de produtos agrícolas para a Europa terão força para uma guinada nos objetivos de longo prazo da UE.

Parece haver um sério proposito do continente em mudar completamente suas bases de desenvolvimento, mirando a transição para uma economia mais resiliente e de baixas emissões de gases de efeito estufa.

Ao Brasil cabe o desafio de entender essas normativas e entrar em um processo de negociação sério e embasado na ciência. Ainda há grandes lacunas sobre como serão feitas as verificações do desmatamento e, sobretudo, como serão mapeadas as origens de cada lote de exportação.

Precisaremos acelerar nossos investimentos em rastreabilidade e transparência nos processos produtivos, assim como no aprimoramento de plataformas de monitoramento territorial. Tudo isso em consonância e em estreita colaboração com os importadores e agentes da União Europeia.

Ainda estamos em um momento de discussão e entendimento junto aos agentes europeus de como o novo regulamento será implementado no Brasil. Entende-se que será um processo com aprendizado mútuo e um período de adaptação.

Os entes governamentais têm o papel de catalisar essa discussão entre produtores, processadores e exportadores brasileiros para que estejamos prontos para manter a liderança como fornecedores de produtos agrícolas para a União Europeia. 

 

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Era uma vez em uma escola na Suécia

11/04/2024 07h30

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Depois de anos educando as crianças quase que exclusivamente com recursos digitais, o Ministério da Educação da Suécia começou a perceber alguns sintomas perturbadores nas suas crianças: deficiência na leitura e na compreensão de textos apropriados para a idade, muita dificuldade de escrever e, quando solicitadas, escritas realizadas apenas em caixa alta.

Mas o que mais chamou a atenção foi a percepção de que as crianças também começaram a apresentar dificuldades para expressar o que sentiam, pois lhes faltava vocabulário até mesmo para descrever cenas breves ou relatos de emoções simples.

Muitas dessas manifestações, resultantes da falta de exercício cognitivo e motor, assemelhavam-se a alguns transtornos psicológicos, e não é de se espantar que muitos pais possam ter procurado psicólogos, feito exames ou mesmo ministrado medicamentos, preocupados com a lentidão, o mutismo ou ainda com dificuldade de compreensão de seus jovens filhos.

O governo sueco, diante dessa constatação, resolveu dar uma guinada nas suas orientações escolares e agora estimula fortemente o uso de livros em vez de laptops, como também incentiva a leitura em voz alta, as rodas de conversa e a prática da escrita - inclusive ditados - com o objetivo de reverter o cenário que se desenhava catastrófico para o futuro.

Crianças que não são estimuladas desde cedo em atividades motoras e intelectuais podem ter dificuldades de desenvolvimento profissional na vida adulta, particularmente em um mundo onde a criatividade e a inovação são realidade em todo lugar. 

No último Pisa, divulgado em 2023, o resultado geral dos jovens estudantes suecos foi de 487, ante 499 registrado na edição anterior, de 2018. Em Matemática, a queda foi de 15 pontos e em Leitura, de 10 pontos.

Suficiente para que fizesse um país sério, como a Suécia, acender as luzes amarelas e buscar compreender as razões dessa perda de energia no aprendizado de seus jovens cidadãos, (para além dos efeitos da covid, que afetou de maneira praticamente igual os países participantes).

Uma das medidas que o governo buscou implementar em todas as escolas - embora na Suécia o programa e as orientações pedagógicas não sejam unificadas como no Brasil - foi: menos celular, menos laptop e mais livro, leitura, escrita e conversa. O básico que, desde mais ou menos cinco séculos atrás, tem orientado a ideia do que é ensinar e aprender.

 Lógico que esta constatação não implica em demonizar o uso de tecnologia em sala de aula, mas de usá-la com sabedoria, de forma que ela ofereça o que, de fato, não é possível conseguir por outros meios.

Mal comparando, é como o hábito de muita gente usar palavras em inglês para se referir a coisas ou situações nas quais já existe uma palavra em português perfeitamente cabível. Esse é o mau uso da língua estrangeira. O que não significa que não se deva aprendê-la e usá-la, muito pelo contrário.

A tecnologia compreende um conjunto de ferramentas e habilidades que deve servir para ampliar nossa capacidade de ler, raciocinar, produzir e nos comunicar. Mas, para isso, precisamos antes saber ler, raciocinar, produzir e nos comunicar.

O perigo do uso de celulares e laptops no ensino fundamental é o de diminuir ou mesmo obstaculizar  o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, além de dificultar a expressão de ideias, emoções e socialização, por falta de vocabulário capaz de se fazer entender quando relatar uma experiência.

O fenômeno hikikomori, que se refere aos jovens que abandonam qualquer contato social real e mantêm-se isolados em seus quartos, comunicando-se apenas pelas redes sociais, vem se alastrando por todo mundo, assim como a descrição de novos transtornos psicológicos associados à dificuldade de comunicação e socialização. A saída, porém, pode estar um pouco antes do consultório médico ou do psicólogo. Na boa e velha sala de aula.

 

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