Artigos e Opinião

ARTIGO

Harduin Reichel: "Desenvolvimento de Cidades do Futuro"

Doutor em desenvolvimento local

Redação

22/03/2017 - 02h00
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“Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes.” (Peter Drucker)

A motivação de escrever este artigo reside na grande preocupação da pergunta: para qual rumo vai Campo Grande? Quais são as características da capital que queremos? As prefeituras planejam a “longo prazo”? Está se obedecendo a este planejamento estratégico ou simplesmente administrando os “tapa- buracos” ou as crises do dia a dia? 

A cada troca de prefeito existe a descontinuidade administrativa, ou seja, inicia-se sem recursos financeiros, sem atender, portanto, às necessidades da população. Queremos uma cidade administrada por técnicos burocráticos onde a única preocupação é o atendimento às leis, mas, ZERO de empreendedorismo? Aspiramos a uma comunidade onde quem estabelece as condições do planejamento urbano é a especulação imobiliária? A saúde, a educação, a cultura, o esporte, o trânsito e tantos outros setores foram modernizados a fim de construir uma localidade do futuro? 

Em análise da conjuntura econômica, vivemos inúmeras crises: o planejamento urbano está na UTI por pressões articuladas; a situação financeira do município,  idem; o trânsito, em poucos anos, estará imobilizado. Existe um conselho municipal que objetiva dar intelectualidade, criatividade e modernidade ao governo?

Vivemos um período de “guerra do poder” politico/econômico, onde todos querem “abocanhar” sua fatia e dominar a situação do gestor público, ora ajudando ora destruindo a imagem deste até que novas eleições surjam. E, assim, caminha a humanidade... 

O prefeito bem quisto para o senso comum é aquele que possui habilidades de fazer acordos com o poder econômico local, com sindicatos, com ministério publico e com todos os tipos de “pressões”: do empreguismo, dos fornecedores, dos parentes, dos amigos e, assim, o tempo se esvai. 

Imaginem, vocês, a “cabeça” do bom prefeito que, ao assumir, embora amando a sua cidade, precisa se preocupar com a miserabilidade do ser humano e, destarte, perdendo seu tempo em detrimento da administração pública!   

Considerando que Campo Grande tem 116 anos de gestão municipal e a grande preocupação, lá pelos idos de 1921, na gestão do intendente Arlindo Andrade, era construir um local com amplas vias arborizadas, concluímos que já havia um cuidado com o belo, a modernidade, o futuro. Será que também era refém do poder político/econômico ou achava-se comprometido com o glorioso futuro da nossa capital? Hodiernamente, quem o está?

Porém, tudo isso é um reflexo da ambição econômica. Muitos querem aproveitar-se do município, sugando-o. Uma sociedade com este tipo de cultura, que é eminentemente marcada pelas imagens da constante transformação politica, ora avançando ora retrocedendo, provavelmente viverá a fugacidade, a artificialidade, a inautenticidade tornando-se fragmentada e vulnerável no seu desenvolvimento.

Sendo este um lugar onde se escreve uma história do repertório coletivo em cujo espaço e tempo a convivência nem sempre é harmoniosa, porquanto formada por múltiplos, variados e heterogêneos conjuntos de atores sociais que a todo o momento estão se revoltando e não mais aceitando a velha politica, urge pensar com mais amor nossa cidade, deixando os egos à parte. 

EDITORIAL

O paralelo entre o consórcio e a Enel

A greve dos motoristas de ônibus, motivada pela incapacidade financeira do concessionário de honrar os salários de seus empregados, é o fundo do poço de um contrato problemático

18/12/2025 07h15

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A população de Campo Grande caminha para viver uma semana lamentável na prestação de serviços essenciais, em especial no transporte público.

A iminência de paralisações, a insegurança sobre a continuidade das linhas e o desgaste cotidiano enfrentado pelos usuários expõem, de forma escancarada, um sistema que já vinha dando sinais claros de esgotamento. O que se vê agora não é um episódio isolado, mas o ápice de uma crise que se arrasta há anos.

A greve dos motoristas de ônibus, motivada pela incapacidade financeira do concessionário de honrar o pagamento dos salários de seus empregados, representa o fundo do poço de um contrato problemático.

Um contrato que resulta em um serviço aquém do esperado, marcado por frota envelhecida, atrasos constantes, superlotação e uma satisfação baixíssima da população. Quando trabalhadores deixam de receber e usuários ficam sem transporte, fica evidente que o modelo fracassou.

A situação revelada durante a greve escancara uma verdadeira falência contratual. Não se trata apenas de um colapso financeiro, mas também de uma falência de credibilidade junto aos usuários, às instituições e ao próprio poder concedente.

O paralelo com a crise vivida pela concessionária de energia elétrica Enel, em São Paulo, é inevitável. Assim como ocorreu no setor elétrico paulista, o problema deixou de ser apenas técnico ou pontual e passou a comprometer a confiança no serviço prestado e na capacidade de resposta da concessionária.

A demonstração mais clara desse cenário lamentável foi a intervenção da Justiça no Consórcio Guaicurus, decidida nesta semana. Ainda que se discuta se a intervenção será, de fato, efetivada ou em que moldes ocorrerá, o simples fato de o Judiciário ser chamado a intervir já evidencia a gravidade da situação.

Quando contratos de concessão chegam a esse ponto, é sinal de que todos os mecanismos de fiscalização e correção falharam ao longo do caminho.

Independentemente do desfecho jurídico, o que se impõe é a necessidade urgente de mudar a forma de prestar o serviço de transporte público em Campo Grande. Não se resolve um problema estrutural com medidas improvisadas, paliativos ou decisões baseadas em achismos.

É indispensável uma ampla revisão do modelo, com estudos técnicos consistentes, um desenho financeiro sustentável e metas claras de qualidade e eficiência.

Há cerca de dois anos, o governo do Estado, que tem acumulado experiência em parcerias público-privadas, dispôs-se a auxiliar o Município na busca por soluções. Não está claro, até agora, se essa ajuda foi efetivamente buscada ou aproveitada pela administração municipal.

O fato é que oportunidades de cooperação técnica e institucional não podem ser desperdiçadas quando está em jogo um serviço essencial para a vida urbana.

O que está absolutamente claro é que algo precisa ser feito – e com urgência. Mais do que uma greve de motoristas, a situação vivida nesta semana é um grito coletivo por melhoria do transporte público.

É o clamor de trabalhadores que querem receber em dia, de usuários que exigem dignidade e de uma cidade que não pode continuar refém de um sistema falido. Ignorar esse alerta é condenar Campo Grande a repetir, indefinidamente, os mesmos erros e as mesmas crises.

ARTIGOS

Greve de ônibus em Campo Grande expõe falhas de gestão e fragilidade institucional

Quando um serviço essencial entra em colapso, evidencia-se a ausência de planejamento, de fiscalização eficiente e de mecanismos de mediação capazes de prevenir crises que afetam diretamente a vida da população

17/12/2025 07h45

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A greve de ônibus em Campo Grande vai além de um impasse pontual entre trabalhadores, empresas e poder público, ela escancara a precariedade da gestão atual e a fragilidade das instituições responsáveis por garantir a prestação adequada dos serviços públicos.

Quando o transporte coletivo – um serviço essencial – entra em colapso, evidencia-se a ausência de planejamento, de fiscalização eficiente e de mecanismos de mediação capazes de prevenir crises que afetam diretamente a vida da população.

As instituições que deveriam zelar pela entrega de valor à sociedade falham ao permitir que conflitos previsíveis cheguem a esse nível. A gestão pública, ao não exercer seu papel regulador com firmeza e transparência, transfere para o cidadão o custo da ineficiência administrativa.

A falta de diálogo estruturado, de contratos bem fiscalizados e de políticas de mobilidade consistentes cria um ambiente de instabilidade permanente, no qual greves se tornam recorrentes e quase naturalizadas.

O impacto econômico é imediato e amplo. Trabalhadores enfrentam dificuldades para chegar aos seus empregos, empresas perdem produtividade, o comércio registra queda no movimento e serviços essenciais operam de forma precária.

A economia como um todo sai perdendo, pois a interrupção do transporte coletivo afeta cadeias produtivas inteiras e aprofunda desigualdades, penalizando principalmente quem depende exclusivamente do ônibus para se deslocar.

Além disso, a paralisação traz consequências diretas para a saúde e o bem-estar de todos. Com a dificuldade de deslocamento, equipes responsáveis pelos serviços de asseio e conservação também são prejudicadas, resultando em deterioração das condições sanitárias em diversos ambientes, como escolas, supermercados, condomínios, etc.

Esse cenário favorece a proliferação de doenças, aumenta riscos ambientais e compromete a qualidade de vida.

Mais grave ainda é o prejuízo à cidadania. O direito de ir e vir é comprometido, assim como o acesso a serviços básicos, e a população passa a perceber o Estado como incapaz de cumprir sua função básica de garantir serviços públicos de qualidade.

Isso corrói a confiança nas instituições e reforça a sensação de abandono e descrédito na gestão pública.

A greve de ônibus, portanto, não deve ser vista apenas como um problema trabalhista ou operacional, mas como um sintoma de falhas estruturais.

Superar esse cenário exige uma gestão mais profissional, instituições fortalecidas, transparência nos contratos e um compromisso real com a entrega de valor ao cidadão. Sem isso, crises semelhantes continuarão a se repetir, com custos sociais, econômicos e sanitários cada vez mais elevados.

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