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Editorial desta sexta-feira: "Qualidade questionável"

Editorial desta sexta-feira: "Qualidade questionável"

Redação

21/10/2016 - 03h00
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Esse cenário de precariedades destoa de qualquer aumento na tarifa, que pode ser concedido ainda no mês de novembro 

O transporte coletivo de Campo Grande está praticamente abandonado. Os terminais de ônibus estão em condições deploráveis, a quantidade de veículos não é suficiente para atender o total de passageiros e a superlotação é constante. Há ainda os atrasos em determinadas linhas, algo que também reflete a necessidade de ampliar a frota. Esse cenário de precariedades destoa de qualquer aumento na tarifa, que pode ser concedido ainda no mês de novembro, data prevista no contrato com as empresas que prestam o serviço. O raciocínio é simples: se nem todas as exigências relacionadas à qualidade estão sendo cumpridas não há por que atender apenas a parte que favorece as empresas. A prefeitura jamais pode compactuar com essa inversão de prioridades. 

O próximo prefeito terá o dever de analisar essa questão com rigor, cobrando os ônibus novos prometidos e até revendo algumas cláusulas contratuais, caso necessário. Afinal, se as exigências não estão sendo cumpridas há brecha legal para romper o contrato, mesmo que haja necessidade de acionar a Justiça. O Consórcio Guaicurus - formado por quatro empresas que já atuavam no transporte coletivo da Capital - assumiu o serviço em 2012. Desde então, a frota teve incremento de 47 veículos, mas na época falava-se em 60 que seriam adquiridos no prazo de três meses.  Aí já aparece uma das falhas que impactam no dia a dia de quem precisa encarar o “aperto” para deslocar-se de casa para o trabalho ou escola diariamente.  

É preciso avaliar ainda por que algumas atribuições não ficaram sob responsabilidade das empresas, a exemplo da manutenção dos terminais de ônibus. Hoje, ninguém assume essa tarefa e, por isso, paredes estão pichadas, banheiros sujos e até quebrados. Uma das situações mais críticas ocorre no Terminal Moreninhas, que foi transformado em ponto de integração e, por isso, passageiros têm enfrentado dificuldades para recarregar os cartões em determinados horários. Certamente, mais uma medida para tentar cortar despesas, diminuindo funcionários. Moradores da região estão se mobilizando para organizar abaixo-assinado cobrando a volta do terminal e a revitalização do espaço. 

Certamente, o consórcio apresentará justificativas - amparado em cálculos - para pleitear aumento da tarifa, que hoje é de R$ 3,25. Diesel subiu, custo para manutenção dos veículos e reajuste salarial dos funcionários estão entre os itens que pesam nesse aumento. Sem contar, ainda, as discussões sobre as gratuidades concedidas a estudantes,  que sempre voltam a ser debatidas nesta época - mas, cabe lembrar, já existiam na data de formalização da concessão. Os dados, porém, só podem ser avaliados se confrontados com os investimentos que deveriam ter sido feitos e com os cortes que, em tese, poderiam aliviar a tarifa.  Os cobradores, por exemplo, já deixaram de atuar há pelo menos quatro anos. Menos gasto às empresas, menos comodidade aos usuários, mas nenhum reflexo na passagem.

O transporte coletivo de Campo Grande continuará sob responsabilidade do Consórcio Guaicurus pelos próximos 16 anos, pelo menos, conforme estabelece o contrato. Os passageiros não podem ser submetidos a esse longo período de descaso e abandono. Por isso, é imprescindível que os gestores municipais façam cobrança constante relacionada à qualidade do serviço. Nada mais que a obrigação. 

ARTIGO

Produtos livres de desmatamento nas estratégias da União Europeia

11/04/2024 07h30

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O Regulamento para Produtos Livres de Desmatamento é um entre vários componentes do Pacto Ambiental Europeu (European Green Deal), que tem como objetivo final atingir neutralidade de emissões de gases de efeito estufa em 2050, com um crescimento econômico livre da exploração excessiva dos recursos naturais e sem deixar ninguém para trás.

Trata-se, portanto, de uma peça dentro de um quebra-cabeça bem mais complexo que visa tornar a Europa um continente sustentável e carbono neutro.

Desde 2019, o Pacto Ambiental Europeu apresenta diretrizes que vão sendo gradativamente regulamentadas, cobrindo de energia renovável a produção de alimentos, passando por transporte e construção civil.

Trata-se de um marco legal abrangente que aborda diversas questões ambientais, incluindo o desmatamento, como parte dos esforços da União Europeia (UE) para um novo modelo de economia verde. 

O regulamento para produtos livres de desmatamento, aprovado em 2023, disciplina as atividades dos importadores europeus que passam a ser responsáveis por garantir que os produtos adquiridos não venham de áreas desmatadas depois de 31 de dezembro de 2020.

As restrições entram em vigor no final de 2024. Os importadores são os responsáveis pela implementação das verificações nos países exportadores, as chamadas “due dilligences”. 

As implicações para o Brasil são significativas, pois a UE é o segundo maior comprador dos nossos produtos agropecuários. Enfrentamos sérios problemas de desmatamento ilegal na floresta amazônica, além de questões fundiários e sociais.

Outro ponto importante é que a legislação europeia não faz distinção do que é considerado desmatamento legal ou ilegal. A normativa claramente se refere a desmatamento em geral. 

Esse ponto vem sendo questionado pelo governo brasileiro, alegando que está acima das exigências legais do ordenamento jurídico do país. Argumenta-se que essa normativa representaria uma forma de barreira não tarifária aos produtos do Brasil.

Entretanto, o argumento contrário é de que a UE tem a prerrogativa de estabelecer os critérios para os produtos que farão parte das suas cadeias de suprimento. E, como o objetivo maior é a redução dos impactos ambientais do consumo dos próprios europeus, nada mais lógico do que exigir que seus fornecedores sigam padrões compatíveis com essa ambição.

Importante notar que há fortes reações ao Pacto Ambiental dentro da própria UE, como vimos recentemente nos diversos protestos de produtores rurais no território europeu.

Embora estejam sensibilizando parte da sociedade e postergando algumas limitações, dificilmente a insatisfação dos produtores europeus ou dos governos fornecedores de produtos agrícolas para a Europa terão força para uma guinada nos objetivos de longo prazo da UE.

Parece haver um sério proposito do continente em mudar completamente suas bases de desenvolvimento, mirando a transição para uma economia mais resiliente e de baixas emissões de gases de efeito estufa.

Ao Brasil cabe o desafio de entender essas normativas e entrar em um processo de negociação sério e embasado na ciência. Ainda há grandes lacunas sobre como serão feitas as verificações do desmatamento e, sobretudo, como serão mapeadas as origens de cada lote de exportação.

Precisaremos acelerar nossos investimentos em rastreabilidade e transparência nos processos produtivos, assim como no aprimoramento de plataformas de monitoramento territorial. Tudo isso em consonância e em estreita colaboração com os importadores e agentes da União Europeia.

Ainda estamos em um momento de discussão e entendimento junto aos agentes europeus de como o novo regulamento será implementado no Brasil. Entende-se que será um processo com aprendizado mútuo e um período de adaptação.

Os entes governamentais têm o papel de catalisar essa discussão entre produtores, processadores e exportadores brasileiros para que estejamos prontos para manter a liderança como fornecedores de produtos agrícolas para a União Europeia. 

 

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ARTIGO

Era uma vez em uma escola na Suécia

11/04/2024 07h30

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Depois de anos educando as crianças quase que exclusivamente com recursos digitais, o Ministério da Educação da Suécia começou a perceber alguns sintomas perturbadores nas suas crianças: deficiência na leitura e na compreensão de textos apropriados para a idade, muita dificuldade de escrever e, quando solicitadas, escritas realizadas apenas em caixa alta.

Mas o que mais chamou a atenção foi a percepção de que as crianças também começaram a apresentar dificuldades para expressar o que sentiam, pois lhes faltava vocabulário até mesmo para descrever cenas breves ou relatos de emoções simples.

Muitas dessas manifestações, resultantes da falta de exercício cognitivo e motor, assemelhavam-se a alguns transtornos psicológicos, e não é de se espantar que muitos pais possam ter procurado psicólogos, feito exames ou mesmo ministrado medicamentos, preocupados com a lentidão, o mutismo ou ainda com dificuldade de compreensão de seus jovens filhos.

O governo sueco, diante dessa constatação, resolveu dar uma guinada nas suas orientações escolares e agora estimula fortemente o uso de livros em vez de laptops, como também incentiva a leitura em voz alta, as rodas de conversa e a prática da escrita - inclusive ditados - com o objetivo de reverter o cenário que se desenhava catastrófico para o futuro.

Crianças que não são estimuladas desde cedo em atividades motoras e intelectuais podem ter dificuldades de desenvolvimento profissional na vida adulta, particularmente em um mundo onde a criatividade e a inovação são realidade em todo lugar. 

No último Pisa, divulgado em 2023, o resultado geral dos jovens estudantes suecos foi de 487, ante 499 registrado na edição anterior, de 2018. Em Matemática, a queda foi de 15 pontos e em Leitura, de 10 pontos.

Suficiente para que fizesse um país sério, como a Suécia, acender as luzes amarelas e buscar compreender as razões dessa perda de energia no aprendizado de seus jovens cidadãos, (para além dos efeitos da covid, que afetou de maneira praticamente igual os países participantes).

Uma das medidas que o governo buscou implementar em todas as escolas - embora na Suécia o programa e as orientações pedagógicas não sejam unificadas como no Brasil - foi: menos celular, menos laptop e mais livro, leitura, escrita e conversa. O básico que, desde mais ou menos cinco séculos atrás, tem orientado a ideia do que é ensinar e aprender.

 Lógico que esta constatação não implica em demonizar o uso de tecnologia em sala de aula, mas de usá-la com sabedoria, de forma que ela ofereça o que, de fato, não é possível conseguir por outros meios.

Mal comparando, é como o hábito de muita gente usar palavras em inglês para se referir a coisas ou situações nas quais já existe uma palavra em português perfeitamente cabível. Esse é o mau uso da língua estrangeira. O que não significa que não se deva aprendê-la e usá-la, muito pelo contrário.

A tecnologia compreende um conjunto de ferramentas e habilidades que deve servir para ampliar nossa capacidade de ler, raciocinar, produzir e nos comunicar. Mas, para isso, precisamos antes saber ler, raciocinar, produzir e nos comunicar.

O perigo do uso de celulares e laptops no ensino fundamental é o de diminuir ou mesmo obstaculizar  o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, além de dificultar a expressão de ideias, emoções e socialização, por falta de vocabulário capaz de se fazer entender quando relatar uma experiência.

O fenômeno hikikomori, que se refere aos jovens que abandonam qualquer contato social real e mantêm-se isolados em seus quartos, comunicando-se apenas pelas redes sociais, vem se alastrando por todo mundo, assim como a descrição de novos transtornos psicológicos associados à dificuldade de comunicação e socialização. A saída, porém, pode estar um pouco antes do consultório médico ou do psicólogo. Na boa e velha sala de aula.

 

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