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Edil Albuquerque: "Suspensão da Cosip, uma iluminada economia"

Vereador em Campo Grande e autor da lei que suspendeu a cobrança da Cosip por seis meses.

Redação

24/10/2016 - 02h00
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Poucas vezes uma decisão política de um vereador trouxe benefícios de uma forma tão concreta e ampla para a população de Campo Grande como a suspensão por seis meses da cobrança da Cosip (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública), a popular Taxa de iluminação.  Do dia para a noite a  cidade economizou R$ 42 milhões. Isso significada que, de mamando a caducando, os 863 mil campo-grandenses deixaram de pagar R$ 48,67 per capita.

O nosso comércio, que é o carro chefe da geração de empregos e que vem perdendo negócios por conta da crise, acabou sendo um dos setores da economia que amealhou maiores benefícios, justamente por ser aquele que mais contribuía.  

O mais importante é que não se perdeu nada, simplesmente porque o dinheiro arrecadado com a Cosip é carimbado, estava parado em uma conta da Prefeitura sem nenhum aproveitamento.  O atual (quase ex) prefeito não tinha planejado nenhuma estratégia para a utilização do recurso em benefício da cidade.  Quando sentiu o peso da irresponsabilidade, tentou recuperar o direito de cobrança na barra dos tribunais, mas bateu de frente com a sensibilidade do Tribunal de Justiça que manteve a decisão do Legislativo.

A Cosip, para quem ainda não sabe, tira do bolso dos campo-grandenses  uma receita mensal de R$ 7 milhões. Deste total, perto de R$ 3 milhões ficam com a Energisa para cobrir as despesas com a iluminação pública de vias, parques e outras áreas públicas. Outros R$ 500 mil a empresa retém a título de ressarcimento de possíveis inadimplências. Voltam, portanto, para a municipalidade nada mais, nada menos do que R$ 3,5 milhões que deveriam ser usados para a manutenção do sistema e a melhoria da iluminação pública em toda a cidade.

O sistema se mantém tranquilamente com algo em torno de R$ 500 mil mensais, até porque a realidade de Campo Grande é outra atualmente. Quando a Cosip foi implantada, em meados de 2003, a Capital crescia “uma Aquidauana por ano”, portanto, exigia ampliação de rede, novos pontos de iluminação para atender as demandas dos novos bairros e vilas que surgiam rapidamente. Hoje, a evolução é bem mais lenta e, naturalmente, a pressão por novos sistemas é menor.

Justo é reavaliar o peso da Cosip e os seus critérios de cobrança. Por exemplo, há a questão dos vazios urbanos que precisam receber uma taxação diferenciada, até porque representam riscos para  segurança das pessoas se não forem bem iluminados. Estima-se que há perto de 110 mil terrenos vazios em plena área urbana, os quais merecem uma taxação diferenciada, até porque enquanto não cumprem função social estão se valorizando.  Quem pode se dar o luxo de deixar um terreno vazio em área residencial, também pode pagar mais pela iluminação dele.

A modernização dos sistemas de iluminação é uma questão que vem sendo discutida em todo o país, notadamente por conta da tecnologia “led”. Chegou a hora de Campo Grande realizar esse debate de forma séria, técnica e responsável. Quando viu que poderia ficar sem dinheiro novo da Cosip, o atual prefeito correu para gastar o que tinha em caixa de forma atabalhoada e sem critério. Não houve um estudo de luminescência para cada área, distância do solo e raio de alcance das lâmpadas. O objetivo era claro: gastar o dinheiro acumulado. 

As lâmpadas de “led” têm se popularizado e estão presentes nas revitalizações das metrópoles ao redor do mundo. Representam um investimento inicial alto, mas que é compensado pela redução da conta do consumo de energia até pela metade, além de economizar em gastos com manutenção e o descarte necessitar de bem poucos cuidados ambientais.

Além de a iluminação coibir a criminalidade, a cor da luz do “led” (branco-azulada) é melhor percebida pelos nossos olhos à noite. Isso significa que a sensação de claridade que temos quando andamos em vias iluminadas com luz branca pode ser decisiva na prevenção da criminalidade e de acidentes noturnos.

Quando 2017 chegar, uma das decisões que o novo chefe do Poder Executivo terá que tomar é a de promover a reestruturação luminotécnica. E a Capital está pronta para isso. 

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Tarifa social é tendência global

10/04/2024 07h30

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À medida que avançamos em 2024, é notável o aumento no número de cidades brasileiras adotando políticas de tarifa social no transporte público. Este movimento marca um avanço significativo na busca por uma mobilidade urbana mais inclusiva.

Um levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) mostra que o país tem 103 municípios, distribuídos por 14 estados e o Distrito Federal, que aderiram à prática, seja de forma universal (sete dias por semana), em dias específicos (aos domingos, por exemplo) ou para grupos em particular (como idosos, pessoas com deficiência e estudantes). São Paulo e Minas Gerais lideram a lista, com 29 e 26 municípios, respectivamente.

Vem crescendo o debate e as iniciativas que visam democratizar a mobilidade para o exercício da cidadania e a participação da vida política e cultural da cidade. No Enem 2023, 15 capitais do país ofereceram transporte público gratuito para garantir o acesso de todos os candidatos à prova. No segundo turno das Eleições 2022, 13 estados e o Distrito Federal também deram passe livre para os eleitores. No ano passado, Campinas (SP) deu exemplo no “Dia D” de vacinação de crianças e adolescentes, facilitando o acesso à saúde por meio da tarifa social.

Essas tendências respondem a um desafio crítico de mobilidade urbana, exacerbado pelo crescimento no uso do automóvel privado e pelo subfinanciamento do transporte público, levando a um aumento dos congestionamentos, da poluição e da desigualdade social, como aponta o pesquisador e jornalista pós-graduado pela PUC/SP, Daniel Santini, no livro “Passe Livre: as Possibilidades da Tarifa Zero contra a Distopia da Uberização”.

Só na cidade de São Paulo, o trânsito perdeu 1 bilhão de passageiros nos ônibus entre 2013 e 2022. Buscando atrair a população de volta ao transporte coletivo, a prefeitura criou a iniciativa “Domingão Tarifa Zero”, que dá gratuidade às viagens de ônibus aos domingos, no Natal, em 1º de janeiro e no aniversário da cidade (25 de janeiro). Com o slogan “Explore, descubra, viva São Paulo”, o governo espera ampliar o acesso ao lazer e contribuir para a economia do município. No primeiro domingo com isenção de tarifa, o número de passageiros em São Paulo aumentou 35%, de acordo com dados da prefeitura.

Tallinn, capital da Estônia, é um ótimo exemplo de implantação de tarifa social, que varia de preço conforme o tempo que o passageiro pretende usar o transporte e também das atividades que pretende realizar. Com € 2 é possível utilizar o transporte público por uma hora. Pagando € 5,50, esse período aumenta para 24 horas, e por € 30, garante-se 30 dias de transporte. A tarifa mais cara (Tallinn Card, por € 78) inclui 72 horas de transporte e entrada gratuita em todos os museus e pontos turísticos da cidade.

Estudos econômicos sugerem que a tarifa social, quando bem implementada, pode ajudar a equilibrar o sistema de transporte público, ao moderar a demanda e incentivar um uso mais racional do sistema. Além disso, análises de sistemas de transporte em cidades europeias, como Tallinn, revelam que a tarifa social, não apenas aumenta o acesso ao transporte, mas também contribui para uma melhoria geral na qualidade do serviço. Além disso, essa associação benéfica a outros setores da cidade, como as atividades culturais, gera a inclusão tanto de moradores da cidade em ações que talvez não pudessem estar inclusos, como beneficia o turismo local, podendo gerar mais renda para a cidade como um todo — em especial as mais turísticas.

 Lá fora há outras cidades atentas. Chama a atenção o caso dos EUA, que tem uma forte cultura automobilística e onde a posse de um carro está mentalmente associada a progresso, independência e ao “sonho americano”. No país onde o carro próprio é o desejo de todo jovem-adulto, Kansas City (Missouri) é conhecida por ser a primeira cidade a implementar a tarifa zero no transporte público, em 2017. Mostrando que esse é um sistema benéfico para a população, ao longo dos anos, vimos algumas cidades aderirem à ideia, como São Francisco, na Califórnia. Já em 2023, houve um salto: 25 cidades de estados como Washington, Colorado, Ohio, Virgínia, Nova Jersey, Oregon e Carolina do Norte começaram a fazer testes de tarifa zero, incluindo Boston (Massachusetts) e Nova Iorque.

Na China temos a maior experiência de incentivo social já realizada em todo o mundo, em Chengdu, a cidade dos pandas-gigantes, uma metrópole com mais de 20 milhões de habitantes. Em 2012, Chengdu liberou os passageiros do pagamento das viagens de ônibus até as 7 horas da manhã, com o objetivo de diminuir o congestionamento. Hoje, mais de dez anos depois, 116 linhas são gratuitas durante todo o dia e as restantes saem parcialmente gratuitas por meio do bilhete eletrônico.

O Brasil já possui as tecnologias necessárias para uma ampla e bem-sucedida adesão à tarifa social, garantindo transparência e confiabilidade nas operações. A bilhetagem eletrônica oferece um controle preciso sobre o fluxo de passageiros. Aliada a avanços como validadores com biometria facial e telemetria, a bilhetagem eletrônica poderia garantir uma transição suave rumo à maior adoção da tarifa social, com autenticação segura e geração de informações detalhadas para relatórios, evitando erros e fraudes no sistema. Em Florianópolis, por exemplo, a tecnologia por trás do transporte público foi fundamental para a isenção correta da tarifa nos dias determinados pela prefeitura.

Para que o país abrace definitivamente essas ideias, precisamos de um programa nacional de apoio às novas tarifas para garantir a sustentabilidade financeira do sistema. O envolvimento dos governos estaduais e federal é imperativo para fornecer subsídios, evitando prejuízos tanto para os municípios quanto para as empresas e operadoras do setor de transporte público, além de proporcionar mais qualidade de vida para a população.


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Crise na Bolsa de Valores? Um alerta para a economia

10/04/2024 07h30

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À medida em que a economia brasileira enfrenta um período turbulento e os sinais de alerta começam a piscar, a Bolsa de Valores assume um papel crucial na identificação desses sinais.

Recentemente, a fuga de investidores estrangeiros da B3 atingiu seu pior nível desde o início da pandemia, somando-se aos desafios econômicos que o Brasil enfrenta. Esse fenômeno não deve ser encarado como uma mera flutuação do mercado, mas como um indicador sério da necessidade de revisão das políticas econômicas do governo.

No último dia de março, os investidores estrangeiros retiraram um total de R$ 5,547 bilhões da B3, acumulando um resultado negativo de R$ 22,897 bilhões no ano. Essa tendência descendente é um sinal alarmante, refletindo a perda de confiança dos investidores estrangeiros na economia brasileira. Para um país que busca atrair investimentos e impulsionar o crescimento econômico, essa fuga de capital é profundamente preocupante.

Os investidores institucionais e individuais também demonstraram certa cautela em relação ao mercado de ações brasileiro (retirada de R$ 300 milhões). As instituições financeiras também não escaparam desse movimento, retirando R$ 13 milhões da Bolsa de Valores no mesmo período.

Um dos principais fatores que contribuíram para essa crise na bolsa é a interferência do governo Lula em empresas estatais e privadas. A instabilidade gerada por essas intervenções afeta negativamente a confiança dos investidores, prejudicando o desempenho do mercado de ações. A Petrobras e a Vale são exemplos claros dessa conduta, com o governo exercendo pressão em suas operações e decisões estratégicas.

Além disso, a Eletrobras encontra-se atualmente no centro das atenções, já que o governo expressa sua intenção de reverter a privatização estabelecida pelo governo anterior. Essa incerteza em relação às políticas governamentais cria um ambiente instável para os negócios, desencorajando potenciais investidores e contribuindo para a saída de capital da Bolsa de Valores.

 É crucial que o governo reavalie sua abordagem em relação às estatais e privadas, adotando uma postura mais transparente e pró-mercado. A estabilidade e a previsibilidade são fundamentais para atrair investimentos e promover o crescimento econômico sustentável. Caso contrário, corremos o risco de ver mais investidores estrangeiros se afastando do mercado brasileiro, agravando ainda mais nossa situação econômica.

 Em tempos de incerteza, é essencial que o governo adote medidas proativas para restaurar a confiança dos investidores e promover um ambiente de negócios favorável ao crescimento econômico. Caso contrário, o Brasil corre o risco de perder oportunidades de investimento e enfrentar consequências econômicas ainda mais severas no futuro.

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