Tecnologia

tecnologia

Wikipédia faz dez anos entre polêmicas

Wikipédia faz dez anos entre polêmicas

folha online

15/01/2011 - 12h06
Continue lendo...

Em 15 de janeiro de 2001, primeiro mês de atividade da Wikipédia, o projeto de enciclopédia livre acumulou parcos 25 artigos. Quase dez anos depois, o site é o oitavo mais acessado do mundo e contém mais de 17,6 milhões de verbetes em 262 línguas.

A Wikipédia foi fundada por Jimmy Wales e Larry Sanger e é mantida pela entidade sem fins lucrativos Fundação Wikimedia e por doações privadas. Todo o seu conteúdo é gratuito.

Ela ostenta o título de livre --em tese, qualquer usuário anônimo pode criar e editar páginas--,mas conta com diferentes níveis de permissão, conquistados com um histórico de edições. Verbetes polêmicos, por exemplo, só podem ser editados por usuários experientes e confiáveis.

Essa liberdade é o maior alvo de críticas do modelo wiki. Os céticos questionam a credibilidade de informações que podem ter sido postadas por anônimos.

Atos de vandalismos recorrentes, por sua vez, dão dor de cabeça para os editores assíduos.

Nesse cenário, a Wikipédia pretende mudar de foco: da quantidade para a qualidade. Para Telma Johnson, autora de "Nos bastidores da Wikipédia lusófona", "É uma mudança na trajetória do projeto inicial, que buscava se popularizar. Agora, vencida esta etapa, o que parece interessar é a busca de credibilidade junto às instituições sociais, especialmente escolas, universidades e centros de pesquisa".

Wikipédia Lusófona

A Wikipédia Lusófona conta com cerca de 660 mil artigos, sendo a oitava maior wiki em número de verbetes.

Para Fernando Souza, relações públicas do portal lusófono, o crescimento é positivo: "Como o projeto entrou na lista de sites mais acessados do mundo, veio gente de todo tipo, com os mais ricos interesses, e agora temos uma Wikipédia democrática no sentido de artigos. Temos desde artigos biográficos sobre personagens feios de mangás até presidentes norte-americanos".

Porém, um grande número de verbetes não quer dizer, necessariamente, conteúdo de alta qualidade.
Vander Marcovecchio, também relações públicas, faz as ressalvas: "Uma ânsia por somar números fez com que a Wikipédia Lusófona adquirisse uma grande quantidade de artigos, porém, em sua maioria, eles não possuem qualidade e fontes fiáveis."

Estatísticas reforçam a afirmação: segundo dados do site s23.org, um dos portais que monitoram os projetos da Fundação Wikimedia, atualmente 26,7% dos artigos lusófonos são esboços --verbetes incipientes, com conteúdo limitado. Ou seja, mais de um quarto dos artigos ainda está em estágio inicial. O índice mundial é de 26,43%.

"Embora a comunidade tenha amadurecido em muitas coisas, ela ainda precisa priorizar mais por qualidade do que por quantidade", complementa Marcovecchio.

Tensões internas

A pesquisadora Telma Johnson afirma que "uma das principais particularidades da Wikipédia Lusófona é a tensão permanente entre brasileiros e portugueses em torno da língua portuguesa."

Segundo a autora, isso ocorre porque as Wikipédias não são baseadas em países, e sim em línguas, o que impede uma eventual divisão entre Wiki brasileira e portuguesa, por exemplo.
A atual disputa lusófona "pode ser vista como uma via de destruição do projeto lusófono caso não seja resolvida", opina.

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).