Cidades

Chance

Trabalho de 'au pair' é boa opção aprender idioma no exterior

Trabalho de 'au pair' é boa opção aprender idioma no exterior

TERRA

02/05/2011 - 11h45
Continue lendo...

Além de garantir casa e comida, os estudantes que vão estudar no exterior encontram nos programas de au pair uma ótima oportunidade para aprender o idioma local. No entanto, os jovens que querem trabalhar nas casas de família, cuidando de crianças, precisam estar preparados também para trocar fraldas, fazer a mamadeira e ainda acalmar o choro de bebês.


Fora a remuneração da família que o abriga, o estudante que participa destes programas ganha uma bolsa de estudos para realizar cursos em suas horas livres. Mas a grande incumbência destes intercambistas é zelar por crianças - ou adolescentes de até 15 anos. As tarefas vão desde manter o quarto arrumado até cuidar de merendas e lanches - por esses serviços, o salário costuma ser semanal, e não se paga pela moradia e pelas refeições.


A idade mínima para se realizar este tipo de intercâmbio é 18 anos, e o interessado cria um perfil online para apreciação das famílias estrangeiras. "É como uma rede social, na qual o estudante pode colocar fotos, vídeos e experiências profissionais. É através dessa página que as famílias interessadas podem entrar em contato", afirma Jesica Zacher, agente de viagens da empresa STB.
 

Segundo a agente, quanto mais recheado é o perfil, mais rápido o estudante encontrará alguém interessado. Jesica diz que os jovens brasileiros são vistos com bons olhos pelas famílias do exterior. Assim, o contato leva, em média, três meses para acontecer. Após a primeira ligação entre a família e os estudantes, é marcada uma entrevista para que os dois lados possam se conhecer melhor.
 

A estudante de Porto Alegre (RS), Megy Soares da Silva, 24 anos, em pouco tempo terá seu perfil disponível à espera de um contato para viajar ao exterior. Sua única certeza é de que irá para os Estados Unidos. Embora tenha vontade de rumar para uma grande cidade, é quase impossível que isso ocorra, já que a maioria das famílias que participam dos programas de au pair estão em cidades menores.
 

Megy é graduada em marketing e cursa uma pós-graduação na área no Brasil, e pretende rumar para os EUA para aprimorar o inglês e fazer um curso de marketing ou business. A ideia de participar do programa veio de uma viagem para Los Angeles que fez em fevereiro deste ano. Lá, a estudante ficou na casa de uma família por um mês. "Me adaptei muito com essa família. E na realidade a gente ganha mais fluência no inglês graças ao convívio direto com a família do que na própria aula", afirma.


Para garantir um contato ainda mais rápido com famílias do exterior, ela saiu do trabalho e iniciou uma série de trabalhos voluntários com crianças de diferentes faixas etárias, e até serviu de babá da filha do vizinho, tudo para rechear o perfil de experiências. Porém, apesar da pressa de viajar, ela diz que é preciso calma na hora de escolher a família.
 

"Às vezes, as pessoas querem viajar logo e acabam fechando com a primeira opção que aparece. Mas é preciso tomar uma série de cuidados, pois quero ver se vão respeitar o meu modo de vida, e se encaixar com o meu estilo", afirma.


A supervisora Isabella Dalpuzzo, da agência de intercâmbio CI, comenta que cerca de 80% das pessoas que já possuem um perfil conseguem ser aceitas por uma família em menos de um ano. Embora a idade mínima seja 18 anos, a maior procura é por pessoas entre 21 e 23 anos. O grau de satisfação é enorme, garante Isabella. "Os jovens gostam muito e dificilmente voltam insatisfeitos para o Brasil. E fica um laço muito forte com a família do exterior", afirma a supervisora.


É o caso da estudante Raquel Coelho, 20 anos, também de Porto Alegre. "Poderia ter ficado mais, estava com uma família maravilhosa", comenta a estudante, que passou cerca de um ano e três meses na casa de uma família em Alexandria, no estado de Virginia, nos Estados Unidos. Mesmo assim, encontrou algumas dificuldades no começo. "Eles são um povo diferente, são muito individualistas e perfeccionistas. Outra dificuldade é com as crianças, pois elas acabam nos enfrentando e muitas vezes a gente não sabe como lidar, porque fala apenas o trivial em inglês".


As principais funções que Raquel exercia no dia a dia, para cuidar de dois meninos, um de 10 anos e outro de 8, era manter as coisas das crianças em ordem, preparar as refeições e também servir de motorista para levá-los a diversos lugares. Essa convivência maior com as crianças também trouxe benefícios, como a fluência no idioma. "Se aprende muito com as crianças, pois ajudava nos deveres de casa, eles mesmos me corrigiam quando falava algo errado. Depois que eu me envolvi com eles, eu era considerada parte da família", diz Raquel.

Rixa

Disputa política em rede social gera xingamentos, agressões e caminhão de som em Corumbá

Vereador apareceu na frente da casa do médico em cima de um caminhão de som e, ao falar no microfone, reclamou de ataques

02/10/2026 18h00

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Continue Lendo...

O vereador e candidato a deputado estadual Luís Francisco de Almeida Vianna, o Chicão Viana, e o médico e pai do atual prefeito de Corumbá, Oséas Ohara de Oliveira, tiveram uma disputa que começou nas redes sociais e neste dia 1º de outubro acabou intensificando a tensão.

O vereador apareceu na frente da casa do médico em cima de um caminhão de som e, ao falar no microfone, reclamou de ataques que alegou estar sofrendo por parte de Oséas, que tem 74 anos.

Primeiro, o médico apareceu na sacada da própria casa e esbravejou contra Chicão Vianna. Com a delonga no tempo que o candidato prosseguiu falando no carro de som, que podia ser ouvido a mais de um quarteirão de distância, Oséas foi até a calçada e arremessou objetos contra o candidato. Em uma dessas tentativas de arremessar objetos, o médico chegou a cair na rua.

Ainda na quinta-feira, no começo da noite, Oséas foi à Polícia Civil e registrou boletim de ocorrência de perturbação do trabalho ou do sossego alheio. Ele foi acompanhado de uma advogada, que é servidora da Prefeitura de Corumbá. Em depoimento, contou que saiu do banheiro e ouviu Chicão Vianna o chamando. Durante a confusão, tudo foi filmado e transmitido ao vivo em rede social por uma mulher que estava em um outro veículo.

Ele pontuou três testemunhas para que podem ser ouvidas pelas autoridades, caso haja demanda na tramitação do boletim de ocorrência. 

Oséas fez questão de enfatizar para a polícia que é idoso e tem problemas cardíacos. “Declara, ainda, que possui interesse e manifesta expressamente seu desejo de representar criminalmente contra o sr. Chicão Vianna, em razão dos fatos ora relatados”, consta no B.O, que foi registrado com o delegado Elton Alves de Sá Junior.

O médico foi procurado pelo Correio do Estado e ele pontuou que registrou o boletim de ocorrência e aguarda a tramitação da Polícia Civil.

Chicão Vianna também fez representação criminal contra Oseas na Polícia Civil e houve registro de boletim com relação à injúria. Nesse registro, foram indicadas como vítimas tanto o candidato como a mulher que filmou a disputa na rua Joaquim Murtinho, no bairro Aeroporto. O candidato apontou que viu publicação em rede social no perfil de uma terceira pessoa que divulgava a informação falsa de que Chicão Vianna havia desistido da sua candidatura.

“A referida publicação não corresponderia à verdade e teria provocado repercussão entre seus familiares, amigos e demais pessoas de seu convívio, que passaram a procura-lo questionando acerca de suposta desistência da candidatura. Diante da situação, realizou manifestação pública com a finalidade de esclarecer que permanece candidato”, detalhou o B.O.

Essa manifestação ocorreu com um trio elétrico e quando passou na frente da casa do pai do prefeito de Corumbá, Gabriel Ohara Oliveira, acabou tendo o confronto com Oseás. “Afirma o comunicante que Sr. Oséas teria proferido xingamentos e, na sequência, ameaças de morte em sua direção, declarando, segundo Chicão: ‘Vou te matar’”, detalhou o registro policial.

Inicialmente, o vereador pontou no registro que “não deseja mal a Sr. Oseas Ohara de Oliveira”. Além de Chicão, a mulher relatada como vítima disse à Polícia Civil que estava em uma casa próxima a residência do médico de 74 anos e quando viu o confronto verbal e o arremesso de objetos, decidiu gravar com o celular. Ela se declarou namorada de Chicão.

"Há algum tempo, o sr. Oséas Ohara vem fazendo manifestações públicas a meu respeito que considero ofensivas e prejudiciais à minha imagem. Mesmo diante dessas manifestações, sempre procurei agir com respeito e jamais respondi com agressões ou ameaças.

O episódio de hoje (1º) teve origem na divulgação, nas redes sociais, de uma informação de que eu estaria desistindo da minha candidatura. Diante disso, fiz uma manifestação pública (...). Durante a manifestação, dirigi-me ao sr. Oséas sem ameaçá-lo, agredi-lo ou utilizar violência. Em determinado momento, contudo, ele se aproximou e tentou arremessar objetos em minha direção, inclusive uma pedra, conforme registro em imagens do episódio", informou o candidato, em nota.

O mesmo delegado, Elson Alves de Sá Junior, fez o registro policial no relato do candidato a deputado estadual. Os dois boletins de ocorrência passam a tramitar no âmbito policial para averiguação dos fatos.

Histórico

O vereador Chicão Vianna chegou a integrar o quadro da Prefeitura de Corumbá e assumiu o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. Contudo, ele acabou deixando o posto neste ano após ter desentendimentos com o prefeito Gabriel Oliveira.

Na região de Corumbá e Ladário, as disputas políticas costumam ser travadas de forma intensa nas redes sociais, com acusações de diferentes níveis. Tanto por meio de perfis pessoais, como em grupos que reúnem mais de 139 mil seguidores. Essas disputas são comuns e com publicações recorrentes, principalmente nesse período eleitoral.

Vídeo

Vereadora ameaça expor políticos após vídeos íntimos: "Eu acabo com vocês"

Isa Marcondes afirma ter atendido políticos de diferentes cargos e diz que nunca divulgou vídeos gravados

02/10/2026 17h39

Isa Marcondes

Isa Marcondes Reprodução redes sociais

Continue Lendo...

A vereadora Isa Marcondes (Republicanos), de Dourados, publicou um vídeo nas redes sociais, nestea sexta-feira (02), em que afirma estar sendo alvo de ataques após a circulação de gravações e ameaça divulgar conteúdos que, segundo ela, foram registrados durante atendimentos a políticos. Na gravação, a parlamentar diz que já atendeu vereadores, deputados, ministros, governadores e até presidente e afirma ter mantido o material em sigilo por considerar que possui “ética profissional”.

“Se vocês continuarem soltando do celular de vocês, vocês vão ver o que eu solto de vocês”, afirma Isa no vídeo.

A publicação foi feita em tom de desabafo. No início da gravação, ela se dirige ao “povo douradense” e ao “povo sul-mato-grossense” e afirma estar “de saco cheio” da situação.

Segundo a vereadora, entre as pessoas que teriam sido suas clientes estão políticos e familiares de políticos. Ela cita especificamente o marido de uma vereadora, a quem afirma ter atendido como cliente em seu antigo comércio no ramo de entretecimento adulto. 

Isa também afirma que os vídeos que menciona foram gravados a pedido dos próprios clientes e que, apesar de ter mantido os registros, nunca os teria divulgado.“Eu sempre gravei a putaria de vocês e nunca soltei, porque vocês mesmos pediam para mim gravar”, diz.

Na sequência, a vereadora aumenta o tom das declarações e afirma que poderá tornar públicos os conteúdos caso a divulgação de vídeos envolvendo ela continue.“Eu acabo com vocês”, afirma.

A gravação termina com novos ataques aos responsáveis pelo que ela chama de “humilhação” e com a afirmação de que não tem medo das pessoas que estariam compartilhando os vídeos.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).