Cidades

ABALO SÍSMICO

Terremoto de 6,5 graus atinge o Sul do Chile

Terremoto de 6,5 graus atinge o Sul do Chile

Redação

03/01/2011 - 00h30
Continue lendo...

Um abalo de 6,5 graus na escala Richter sacudiu ontem (2) o Sul do Chile, informou o Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior (Onemi, na sigla em espanhol) chileno, que descartou o risco de tsunami e não informou sobre a existência de danos ou vítimas.

“Às 17h21 de hoje foi registrado um abalo de intensidade média nas Regiões de Bío Bío, de Maule, O'Higgins, La Araucanía e Los Lagos", esclarece o Onemi. Entretanto, no Sul da Argentina, há informações de que os tremores foram sentidos com força em Bariloche e San Martín de los Andes.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico do Exército informaram, no site oficial do Onemi, que “o abalo não reúne as características para gerar um tsunami”.

“Segundo informações do Serviço de Sismologia da Universidade do Chile, a magnitude do terremoto foi de 6,5 graus na escala Richter e com uma referência geográfica de 148 quilômetros ao oeste de Tiruna.”

Anteriormente, o Instituto Geológico dos Estados Unidos havia informado sobre um tremor de terra de 7,1 graus a 69 quilômetros a Noroeste de Temuco e a 16,9 quilômetros de profundidade, segundo informou a agência italiana de notícias Ansa.

Mas, em um comunicado da Televisão Nacional do Chile, o Onemi retificou a intensidade do abalo de 7,1 para 6,5 graus e descartou o alerta de tsunami emitido pelo organismo americano.

Nas zonas próximas ao epicentro do tremor houve “cortes parciais de energia elétrica e das linhas telefônicas”, com congestionamento, como acontece nesses casos, quando todos querem se comunicar com suas família, explicou o Onemi.

Ao cair da tarde, não havia informações sobre danos, nem sobre vítimas. Entretanto, fontes da região de Bío Bío, assolada pelo terremoto de 27 de fevereiro passado, disseram à televisão chilena que “não havia acontecido nada”, mas que o susto traz de volta que viveram há menos de um ano.

SIDROLÂNDIA-NIOAQUE

Plantação de girassol volta a fazer sucesso, mas em um novo endereço

Em 2026, os campo-grandenses interessados em admirar a beleza dos girassóis terão que percorrer 120 quilômetros, em um trajeto de 2 horas, para chegar na plantação; antigamente, o campo ficava a apenas 15 quilômetros da Capital

21/06/2026 15h45

Campo de girassóis está localizado na Fazenda Guariroba, entre Sidrolândia e Nioaque

Campo de girassóis está localizado na Fazenda Guariroba, entre Sidrolândia e Nioaque Divulgação/Site Região News

Continue Lendo...

Os girassóis estão de volta para embelezar as fotos e atualizar as redes sociais dos sul-mato-grossenses. Mas, desta vez, em um novo endereço.

Neste ano, o campo de girassóis não está mais localizado na Fazenda Cinco Estrelas, no Indubrasil, entre a BR-060/BR-262, próximo a Campo Grande/Terenos.

Desta vez, a plantação encontra-se na Fazenda Guariroba, entre Sidrolândia e Nioaque. O proprietário de ambas fazendas é o mesmo, João Carlos Stefanello.

Campo de girassóis está localizado na Fazenda Guariroba, entre Sidrolândia e NioaqueMilho, na Fazenda Cinco Estrelas, que ocupou o lugar do girassol em 2026. Foto: Gerson Oliveira

Em 2026, os campo-grandenses interessados em admirar a beleza dos girassóis terão que percorrer 120 quilômetros, em um trajeto de 2 horas de carro, para chegar no local - antigamente, o campo ficava a apenas 15 quilômetros da Capital.

O campo de girassóis está localizado a 50 quilômetros do centro de Sidrolândia. O trajeto inclui 25 quilômetros pela BR-060, sentido Nioaque, e outros 25 quilômetros de estrada de chão até a lavoura.

Em entrevista ao Correio do Estado, o gerente da fazenda, Carlos de Lima Rosa, informou que o ‘ponto turístico’ mudou de endereço pois, neste ano, o milho substituiu o girassol.

“Esse ano aqui tem girassol e não milho por conta da erva daninha. Nós não estávamos conseguindo controlar o caruru, então, com os herbicidas que nós passamos no milho, nós não podemos passar no girassol, então por isso o milho. Girassol esse ano só na Fazenda Guariroba, que é outra fazenda do seu Stefanello”, disse o capataz.

Na Fazenda Guariroba, não há quem não fique encantado com o “mar amarelo”. É possível contemplar a imensidão de girassóis e fazer alguns cliques de graça e a qualquer hora do dia. A visitação está aberta ao público.

O campo de girassóis estará de volta, na Fazenda Cinco Estrelas, próximo a Campo Grande, em 2027.

COMO CHEGAR NA FAZENDA GUARIROBA - CAMPO DE GIRASSÓIS

Campo Grande está localizada a 122 quilômetros da Fazenda Guariroba. É possível chegar de carro no local em um trajeto de aproximadamente duas horas.

Veja o trajeto selecionado pelo Google Maps:

Campo de girassóis está localizado na Fazenda Guariroba, entre Sidrolândia e Nioaque

GIRASSOL

O girassol é uma planta da família Asteraceae e do gênero Heliantheae. É nativo da América do Norte. É uma planta anual, que nasce, cresce, floresce uma vez por ano e morre logo em seguida.

De acordo com o biólogo Pedro Isaac, a planta tem cerca de dois metros de altura e o recorde, já registrado no mundo, é de nove metros. Mas, em épocas de seca, pode não alcançar nem um metro.

Campo de girassóis está localizado na Fazenda Guariroba, entre Sidrolândia e NioaqueLavoura de girassóis em 2025, na Fazenda Cinco Estrelas, próximo a Campo Grande/Terenos. Foto: Marcelo Victor/arquivo

É rico em reserva energética e estrutural, como açúcares, proteínas e ácidos graxos, sendo estes a matéria prima do óleo.

É cultivado com matéria orgânica. "Não é das plantas mais exigentes quanto à adubação, podendo usar estrume, fertilizantes químicos e chorume de composteira, mas é bom sempre lembrar de diluir estes dois últimos e nunca usar fertilizantes demais, pois podem causar queimaduras químicas ou até intoxicar a planta", detalhou Pedro Isaac.

De acordo com o biólogo, o óleo é retirado da semente do girassol para consumo humano. “No entanto, como o maior produto consumido é o óleo, naturalmente pode causar alguns problemas, contribuindo para a obesidade, doenças cardiovasculares, entre outras”.

As sementes também são utilizadas como alimento para animais, especialmente aves de estimação como periquitos e canários.

O preço da saca de girassol (60 kg) gira em torno de R$ 65 a R$ 80 em Mato Grosso do Sul.

INQUÉRITO

MP investiga banco por número baixo de caixas e funcionários em MS

Agência do Bradesco em Cassilândia estaria com apenas três caixas eletrônicos sob pleno funcionamento, o que aumenta fila de espera no banco

21/06/2026 15h30

Parte interna da agência do Bradesco em Cassilândia durante inspeção

Parte interna da agência do Bradesco em Cassilândia durante inspeção Foto: MPMS

Continue Lendo...

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) instaurou inquérito civil contra a agência do Banco Bradesco em Cassilândia, que estaria com número insuficiente de caixas eletrônicos e funcionários, acarretando em filas de espera demoradas e longas, com maioria sendo idosos.

De acordo com o documento, a denúncia chegou às mãos do órgão em setembro do ano passado, do qual relatava que a agência em questão, localizada na Rua Domingos de Souza França, na região central do município, estava com um número limitado de funcionários e muitos caixas eletrônicos inoperantes, além do tratamento ser considerado “desumano”.

“A agência possui um número limitado de funcionários e também de caixas eletrônicos, o que obriga os clientes a ficarem horas e horas nas filas aguardando atendimento. No início de todo mês, as filas ficam quilométricas, pois são vários idosos que necessitam de ajuda para utilizar os caixas eletrônicos para sacarem o seu dinheiro”, relatou a denunciante anônima.

O relato também afirmou que a agência apresenta um número alto de clientes, especialmente por ser o banco em que todos os servidores municipais recebem os seus salários, além de diversos idosos que por ali também recebem os seus benefícios previdenciários.

Conforme a Lei nº 2.085/2000, do Estado de Mato Grosso do Sul, as instituições bancárias que atuam no Estado devem realizar o atendimento à população no prazo de 15 minutos.

Em inspeção realizada pelo MPMS, em março deste ano, constatou-se que havia três máquinas no auto-atendimento, mas apenas duas estavam operando, já que uma delas estava “sob manutenção”. Em um dos caixas, uma funcionária prestava auxílio aos idosos. No momento da visita, 10 pessoas aguardavam na fila, aguardando para utilização do equipamento.

Diante do relatado na denúncia e no observado pelos fiscalizadores do órgão, foi solicitado que o banco se pronunciasse dentro de 10 dias, explicando os motivos para tais problemas encontrados na agência.

Em resposta, o Bradesco explicou que, na época da denúncia, houve o fechamento de uma agência do Banco Santander na cidade, o que levou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a transferir por volta de mil beneficiários para receber seus benefícios nesta agência. Ainda, esses novos clientes transferidos “buscaram abertura de conta, pois se sentiram desassistidos pelo fechamento da agência Santander”.

O banco também justificou que o fechamento dos postos de atendimento do Bradesco em Itarumã (GO) e Caçu (GO), ambas cidades que ficam a menos de 100 quilômetros de Cassilândia, também resultou no aumento da demanda da agência alvo da investigação.

Mesmo assim, no início deste mês, a promotora Mayara Santos de Sousa determinou pela instauração do inquérito civil, solicitando duas informações ao banco: o tempo, em média, de espera dos clientes da agência para atendimento e para utilização dos caixas eletrônicos; e a inexistência de registro eletrônico do horário de entrada e saída dos clientes do estabelecimento.

A abertura do procedimento investigativo foi publicada oficialmente no Diário Oficial do órgão, na edição da próxima segunda-feira (22).

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).