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Tamanduás-Bandeira aparecem mortos em rodovias de MS

Tamanduás-Bandeira aparecem mortos em rodovias de MS

Dourados Agora

22/07/2011 - 08h53
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A bióloga Sandra Maria da Silva registrou a morte de mais um Tamanduá-Bandeira (macho) às margens da BR 163, de acesso a Dourados. Segundo ela, este já é o quinto bicho desta espécie, encontro morto aparentemente por atropelamento. "Não sei se isso procede, ou se teria sido morto intencionalmente por alguém", pondera.

Até agora são pelo menos cinco mortes. Os primeiros registros ocorreram entre 2007 e 2009, quando ela trafegava diariamente numa motocicleta, de Glória de Dourados a Dourados onde frequentava a universidade.

Na primeira vez, ela se deparou com dois tamanduás adultos mortos, próximo ao quilômetro 2 da MS-376. Depois, um filhote e a fêmea, que pode ter apenas um filhote por ano com uma gestação em torno de 190 dias.

O Tamanduá-Bandeira está ameaçado de extinção e raramente sobrevive em zoológicos já que sua alimentação é a base de larvas, formigas e cupins. "Não sei o que está acontecendo com os órgãos fiscalizadores, porque não adianta punir depois que já aconteceu, é necessário proteger, evitar. O que penso sobre isso é que a Legislação que fala sobre locais que são refúgio de animais silvestres estarem protegidos não está sendo levada em consideração haja vista a quantidade de animais que tenho visto mortos na MS 376 e agora na BR 163. Parece que há uma falta de fiscalização por parte dos órgãos competentes nesses locais senão isso não estaria acontecendo. O fato dos animais estarem atravessando a rodovia e sendo mortos (se é que seja realmente isso) deve estar acontecendo porque seu habitat natural está sendo destruído e eles acabam necessitando se refugiar, se proteger, ou até mesmo buscar comunidades para realizarem cruzamentos para que a espécie possa continuar", explica.

Ela pontua que na MS 376 é visível a destruição das poucas matas que restam ao longo dos quilômetros 2, 6, 14, 16 e 19. "Observei e continuo observando a destruição visível aos olhos de quem quer ver. Não sei como as autoridades competentes não têm percebido, porque as matas continuam sendo destruidas, algumas são apenas fachadas. O fato de desmatar não é o problema, o problema é desmatar onde existe animais silvestres que dependem daquilo, e até onde sei esses ecossistemas são protegidos por lei e não podem ser desmatados porque são refúgio de animais silvestres", denuncia.

Ela acredita que os órgãos ambientais precisam propor projetos para que essa espécie e outras possam continuar existindo. "Afinal, eles ganham bem para trabalharem em prol da natureza então acho que está na hora de mostrarem que são capazes não apenas de punir o homem que tudo destroi, mas principalmente de proteger as espécies. Mato Grosso do Sul é um Estado lindo, mas se continuar assim só teremos sol quente, tempestades, desequilíbrios ainda maiores que afetarão a todos devido a essa ganância por terras que nunca chega a um limite que satisfaça o homem ganancioso. Se parar para pensar 80% não está bom para uma família? Milhares de outros animais são obrigados a tentar sobreviver e disputar alimento nos míseros 20%. Pense nisso! Depois pode ser tarde demais...aliás...será tarde demais", finaliza. 

Fórum Criminal

Adriane doa terreno de R$ 13,4 milhões ao Tribunal de Justiça

Imóvel, de 5,5 mil metros quadrados, está localizado na esquina da rua Barão do Rio Branco com a Bahia, onde funciona o Batalhão de Trânsito

17/12/2025 19h00

Polícia de Trânsito será

Polícia de Trânsito será "despejada" do endereço onde funciona há cerca de duas décadas para dar lugar ao Fórum Criminal Gerson Oliveira

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A prefeitura de Campo Grande oficializou nesta quarta-feira (17) a doação de um terreno de 5,59 mil metros quadrados, avaliado em R$ 13.489.788,28, para o Governo do Estado. No local, esquina das ruas Barão do Rio Branco com a Bahia, será construído o Fórum Criminal. 

No terreno que ainda pertencia à prefeitura funciona, há cerca de duas décadas, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, que terá de ser transferido para novo endereço assim que as obras começarem, possivelmente no próximo ano. O novo local ainda não foi definido.

O terreno, onde até o final do século passado estava instalado o Dersul (Agesul), tem 12,22 mil metros quadrados. E como somente parte foi doada, os orgãos da saúde municipal e estadual continuarão no mesmo endereço. 

A aprovação da doação terreno ocorreu no último dia 10, em meio à resistência de parte dos vereadores, já que entendiam que a prefeitura, em crise financeira, deveria vender o imóvel. Porém, a proposta da prefeita Adriane Lopes acabou obtendo o número de votos necessário para a doação.  

Conforme a previsão do Tribunal de Justiça, para o novo prédio serão transferidas as seis varas criminais e as duas do tribunal do júri. Entre as propostas está a construção de auditórios maiores para acomodar a platéia durante estes julgamentos. 

Até a conclusão da obra serão necessários em torno de R$ 100 milhões. Porém, no orçamento do próximo ano o Tribunal de Justiça destinou apenas R$ 1.635.000,00, valor que deve ser suficiente apenas para bancar os trabalhos iniciais de elaboração do projeto executivo do novo prédio, a não ser que o Executivo banque os custos da construção. 

A prioridade do TJ,  por enquanto, é a construção do anexo e refeitório do prédio do gabinete dos desembargadores. Para este projeto estão sendo destinados R$ 8,9 milhões na proposta orçamentária do próximo ano do TJMS.

Um dos argumentos utilizados pelo presidente do Tribunal,  Dorival Renato Pavan, é de que o prédio atual do fórum de Campo Grande, inaugurado no final de 2022, ficou pequeno para abrigar juízes, servidores, advogados e usuários dos serviços do Judiciário. 

Além disso, argumenta o magistrado, é necessário separar as varas cíveis das criminais para garantir maior seguranças às milhares de pessoas que diariamente entram e saem do prédio. 

Para aliviar esta suposta superlotação, já está sendo construído  o Fórum da Mulher, da Criança e do Idoso, ao lado da Casa da Mulher Brasileira, nas imediações do aeroporto internacional de Campo Grande. O investimento inicial é de R$ 10 milhões.

A construção do fórum atual se arrastou ao longo de nove anos, com alguns períodos de interrupção total  dos trabalhos. Ele tem 21,7 mil metros quadrados de área construída substituiu o fórum que antes funcionava na Fernando Corrêa da Costa. 

Conforme a previsão, o novo prédio terá menos da metade do tamano, da ordem de 11 mil metros quadrados. Porém, também não sairá do papel de um dia para o outro. A previsão é de que a obra se arraste por até cinco anos, se houver disponibilidade de recursos. 
 

Cidades

Em meio a greve, vereador sugere regulamentação de vans como transporte coletivo

Beto Avelar (PP) prepara um pedido para que o Executivo autorize, de forma emergencial e provisória, a proposta que prevê as vans como uma alternativa para a população

17/12/2025 18h55

Beto Avelar (PP), vereador de Campo Grande

Beto Avelar (PP), vereador de Campo Grande

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Diante do paralisação dos ônibus que Campo Grande vive nos últimos dias, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul determinou a intervenção da Prefeitura Municipal na gestão do Consórcio Guaicurus. Com esse cenário, o vereador Beto Avelar (PP) prepara um pedido para que o Executivo autorize, de forma emergencial e provisória, a regulamentação do uso de vans como alternativa de transporte. 

"Campo Grande não pode parar. Uma capital desse porte não pode ficar sem transporte coletivo nem por um único dia. O transporte de vans é uma alternativa que é sugerida com recorrência. E, agora, diante da emergência da greve, uma solução provisória para milhares de passageiros que dependem do ônibus, mas que não contam com o serviço neste momento", destacou o parlamentar.

Para o vereador, a medida judicial confirma que a crise no sistema não é pontual, mas resultado de falhas graves e recorrentes. 

"O que foi decidido mostra que o problema é estrutural e exige providências imediatas. A população não pode continuar sendo penalizada. Quando não é pelo alto preço da passagem ou pela má qualidade dos ônibus, o Consórcio provoca situações como uma greve. Além disso, de maneira recorrente, acusa a Prefeitura pelo não pagamento de repasses, mesmo quando a Prefeitura promove a isenção de impostos ou efetua o repasse. Sem falar no descaso com os próprios trabalhadores do Consórcio que alegam estar sem pagamento", afirmou.

Decisão da Justiça

A decisão determina que, em até 30 dias, o Município instaure um processo administrativo de intervenção no contrato com o Consórcio, além de nomear um interventor e apresentar um plano de ação com cronograma para a regularização da situação do Transporte Urbano, sob pena de multa diária de R$ 300 mil. 

A Tutela de Urgência foi deferida pelo juiz Eduardo Lacerda Trevisan, na ação ajuizada pelo advogado e ex-candidato a prefeito Luso Queiroz (PT) em desfavor da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), Agência Municipal de Transportes e Trânsito (Agetran), Consórcio Guaicurus SA e Município de Campo Grande. 

Outra alternativa

O vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) reforçou que, para melhorar o serviço, é necessário pensar em novos modelos de transporte público, além de novas formas de gestão que possam garantir um sistema mais ágil e eficiente.

Para ele, a implementação do VLT (veículo leve sobre trilho) poderia aliviar o trânsito, diminuir a poluição e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. 

Além disso, Ronilço sugeriu que o município busque novos recursos e parcerias para financiar melhorias no transporte coletivo, como a captação de investimentos por meio de instituições financeiras internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

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