Chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira o Yelp, site de recomendação de estabelecimentos comerciais, pontos comerciais e serviços presente em outros 22 países. Maior rede social de reviews de negócios locais do mundo, com 108 milhões de visitantes únicos mensais e mais de 42 milhões de opiniões, o serviço chega ao País totalmente em português para todas plataformas - web, Android, iOS, BlackeBerry e Windows Phone.
"Nós fizemos um trabalho muito grande antes do lançamento, para ter certeza de que este é um site muito útil para o usuário brasileiro. Isso incluiu garantir que tenha um grande número de dados, para que no lançamento já tenha informações para as pessoas usarem, e estamos trabalhando na infraestrutura do site, mudando categorias que sejam mais relevantes para o usuário brasileiro, como 'temakeria' e 'comida mineira'", afirmou ao Terra a vice-presidente de Novos Negócios do Yelp, Miriam Warren.
A Yelp trabalhou com uma empresa terceirizada no Brasil para que tivesse um banco de dados de todos os negócios que estão registrados no Brasil para alimentar a plataforma - que no lançamento está focada principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. A partir daí, o Yelp conta com as recomendações dos usuários para adicionarem os negócios que estão faltando, informar os estabelecimentos que não existem mais e atualizar informações que possam estar incorretas.
Mesmo que o Brasil já conte com diversos serviços de recomendação, a executiva do Yelp é otimista quanto à penetração do site no Brasil. "Nenhum deles permite que o brasileiro ache locais em sua vizinhança. Os brasileiros poderão usar o Yelp em outros países quando forem viajar, em 22 países, em português, com a mesma interface que usam em casa", disse. "Estamos bastante excitados com o mercado brasileiro por diversas razões. A cultura eclética, comida, música. O brasileiro tem muita opinião e não tem medo de compartilhar."
Investimento
O Yelp está procurando gerentes de comunidade para atuar no Brasil, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. Fundado em 2004 com o objetivo de fazer com que as pessoas encontrassem negócios locais baseados na opinião de outros usuários, Miriam não considera que o serviço tenha chegado tarde no Brasil.
"Brasil é o país número 23 para a gente, e nós estivemos focados geograficamente muito na Europa e em áreas como Cingapura, Austrália e Nova Zelândia. Mas eu acho, que para nós, isso é na verdade bastante cedo. Nós investimos bastante, trabalhamos muito para chegar em um novo país. Nós não simplesmente apertamos um botão e o site começa a funcionar. Nós fazemos muita pesquisa e coleta de informações para abastecer o site antes do lançamento", afirmou.


