Após atuação apagada na derrota implacável do Santos na final do Mundial de Clubes deste domingo, para o Barcelona, por 4 a 0, Neymar pode sair do Japão com uma alegria. O atacante santista foi eleito pela Fifa o terceiro melhor jogador da competição, recebendo a Bola de Bronze da organização após a decisão em Yokohama. O Barcelona levou os outros dois prêmios: Xavi ficou com a Bola de Prata, enquanto Lionel Messi foi o Bola de Ouro.
Na final diante do time catalão, Neymar teve poucas chances de pegar na bola - a equipe azul-grená finalizou o confronto com nada menos que 73% de posse. No primeiro tempo, o atacante iniciou boa jogada que terminou em finalização de Borges. Foi o único bom momento do camisa 11, que teve outras oportunidades de causar estrago ao Barcelona, mas não conseguiu: o erro mais nítido foi o gol perdido frente a frente com Valdés após passe de Ganso.
Na semifinal contra o Kashiwa Reysol, porém, o astro santista marcou um dos mais belos gols do torneio, abrindo a vitória por 3 a 1. A atuação contra os japoneses, embora também não tenha sido espetacular, contou muito para o prêmio da Bola de Bronze.
Escolhido o segundo melhor do Mundial, Xavi nem jogou a semifinal contra o Al-Sadd - foi poupado no massacre por 4 a 0 sobre os catarianos. Na decisão contra o Santos, exibiu sua categoria nos passes durante 90 minutos e foi premiado com o segundo gol, recebendo na área e deslocando o goleiro Rafael.
Já Messi foi o oposto de Neymar: discreto na semifinal, brilhou e foi o protagonista da decisão. Marcou dois belos gols, distribuiu dribles e passes certeiros e foi o centro das atenções no Estádio Internacional de Yokohama.


