Cidades

SOLIDARIEDADE

Santa Casa comemora Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Santa Casa comemora Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

DA ASSESSORIA

24/11/2010 - 18h22
Continue lendo...

Hoje, dia 25 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A Santa Casa de Campo Grande, por meio de seu Banco de Sangue agradece e parabeniza os voluntários que procuram o serviço para realizar sua doação.

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o Banco de Sangue Elisbério de Souza Barbosa, da Santa Casa de Campo Grande realizará um dia especial de atendimento aos doadores que procurarem pelo serviço neste dia 25 de novembro. Haverá lanche especial e sorteio de brindes para os doadores mais antigos. O atendimento será das 7h às 11h e das 12h às 16h50.

Banco de Sangue Elisbério de Souza Barbosa

O Banco de Sangue Elisbério de Souza Barbosa, da Santa Casa de Campo Grande, iniciou suas atividades nas atuais instalações na Rua Eduardo Santos Pereira, esquina com a Rua 13 de Maio, em novembro de 2002. A sua missão é garantir o fornecimento de hemocomponentes/hemoderivados com qualidade e segurança, visando contribuir com a Santa Casa na manutenção de uma assistência em saúde com excelência. O Banco de Sangue recebe, por mês, uma média de 900 doadores. O sangue coletado é processado e analisado, somente após serem feitos todos os exames necessários para garantir a qualidade do produto que ele é distribuído para todo o Hospital, conforme solicitação.
O Banco de Sangue da Santa Casa atende de segunda a sábado, nos seguintes horários:
- Segunda a sexta-feira: das 7h00 às 11h00 e das 12h00 às 17h00
- Sábados: das 8h00 às 11h00

Ambulatório de Transfusão

O Banco de Sangue Elisbério de Souza Barbosa além de suprir as necessidades do Hospital, realiza, há seis anos, atendimento ambulatorial aos pacientes portadores de doenças crônicas, doenças oncológicas, renais e outras patologias, que necessitem de transfusão sanguínea para seu tratamento e recuperação.


Para utilizar os serviços do Ambulatório de Transfusão do Banco de Sangue da Santa Casa é necessário os seguintes documentos: identidade (RG), prescrição médica contendo: o nome do paciente, tipo e quantidade de hemocomponente/hemoderivado, data da prescrição, nome e carimbo do médico solicitante.

No Ambulatório de Transfusão são realizadas transfusões agendadas. O paciente deve chegar no máximo até às 8h00 para receber transfusão no mesmo dia, caso contrário, o procedimento será agendado para o dia seguinte.

Pacientes que mantenham auto cuidado e/ou cuidados mínimos, que façam uso de oxigênio contínuo, que estiverem inconscientes, desorientados ou necessitem de cuidados de maior complexidade deverão ser encaminhados ao Pronto Socorro para receberem transfusão de sangue.
O horário de atendimento do Ambulatório de Transfusão da Santa Casa é de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 11h00.

Recomendações


Para doar é necessário:
- Estar bem de saúde
- Ter entre 18 e 60 anos
- Pesar no mínimo 50 quilos
- Não estar em jejum
- Portar um documento com foto
- Mulheres podem doar sangue a cada 90 dias
- Homens podem doar sangue a cada 60 dias

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue foi instituído pelo Decreto nº 53.988 de 30 de junho de 1964, pelo então Presidente da República General Castello Branco. Esse Decreto foi reforçado por outro, promulgado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado em novembro de 2003, que instituiu a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

A Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, segundo o Decreto, deverá ser comemorada na última semana do mês de novembro com o desenvolvimento de ações como homenagens públicas ao doador voluntário de sangue, atividades informativas e educativas voltadas para profissionais da saúde, crianças e adolescentes, além de campanhas sobre a importância desse ato de amor à vida.

Cidades

Golpistas criam site falso do CNH do Brasil e pedem pagamentos desnecessários

Esquema imita página oficial do gov.br, mas domínio é diferente

31/01/2026 10h00

Foto/Reprodução

Continue Lendo...

Golpistas têm se aproveitado do novo programa CNH do Brasil, lançado pelo Governo Federal no final de 2025, para induzirem cidadãos a realizarem pagamentos desnecessários na obtenção da 1ª CNH.

Como funciona o golpe

O golpe se apresenta como uma notificação oficial informando que o número de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH) da vítima foi gerado com sucesso junto ao Detran Mato Grosso do Sul.

O esquema fraudulento simula de forma sofisticada a página oficial do Gov.br, utilizando dados reais da vítima, como nome e CPF, para criar uma falsa sensação de legitimidade. 

A mensagem falsa afirma que o processo está pendente até o pagamento de taxas inexistentes, como a Taxa de Expedição de Documento (TED), Taxa de Serviços Administrativos (TSA) e Taxa de Processamento Eletrônico (TPE). O sistema fraudulento gera até mesmo uma guia falsa com detalhamento dos valores e somatório total, tornando o esquema ainda mais convincente.

O objetivo é induzir o cidadão a realizar pagamentos desnecessários, muitas vezes por meio de transferências bancárias ou PIX, resultando em prejuízos financeiros significativos.

Embora o golpe seja bem elaborado visualmente, ele se baseia em taxas que não existem no processo oficial de habilitação.

Como identificar a fraude

O principal indício de fraude é o endereço do site utilizado pelos golpistas. Nunca utilize endereços que não terminem em .gov.br. Sites oficiais do governo federal sempre possuem essa terminação, garantindo a autenticidade e segurança das informações. Qualquer link ou página que direcione para domínios alternativos, como .com, .net ou outros, deve ser imediatamente suspeito.

Além disso, o Detran-MS ressalta que no processo da CNH do Brasil não há cobrança antecipada dentro do Aplicativo, por meio de links externos ou notificações não solicitadas. Sempre desconfie de mensagens que exigem urgência ou ameaçam com suspensão de processos.

Orientações

Para evitar cair em golpes, o Detran-MS orienta a população a utilizar exclusivamente os canais oficiais do governo. Siga estes passos seguros para o processo de primeira habilitação:

  1. Baixe o aplicativo CNH do Brasil: Disponível nas lojas oficiais (Google Play ou App Store), o app é gratuito e permite iniciar todo o processo de forma segura.
  2. Realize o cadastro logado na conta Gov.br: Utilize sua conta pessoal no portal Gov.br para acessar o sistema oficial, garantindo a proteção dos seus dados.
  3. Conclua as etapas obrigatórias no aplicativo: Conclua as aulas teóricas e a avaliação dentro do app CNH do Brasil.
  4. Somente após essa etapa concluída, será possível realizar a finalização do cadastro RENACH, realizar a captura de imagens e os exames psicológico e médico. Somente nesta etapa haverá cobrança das taxas respectivas. Procure uma agência do Detran-MS ou autoescola credenciada: Após a emissão da LADV, você poderá realizar as aulas práticas e posteriormente exame prático.
  5. Após obter sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), baixe o aplicativo Meu Detran MS para acompanhar a situação do seu cadastro, consultar eventuais multas, verificar vencimentos e obter informações sobre veículos registrados em seu nome.

Cidades

Jovem discutiu com dono de conveniência antes de ser morto a tiros em Campo Grande

Três dias antes, a vítima discutiu com o proprietário de um estabelecimento a quem devia dinheiro, segundo informaram familiares à polícia

31/01/2026 09h11

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

Um rapaz identificado como Luiz Henrique Souza da Silva, de 20 anos, não resistiu após ser alvo de disparos de arma de fogo na madrugada deste sábado (31), no bairro Parque do Lageado, em Campo Grande.

A equipe da Força Tática do 10º Batalhão da Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, se deparou com cerca de 80 curiosos, que precisaram ser dispersados para garantir a segurança da área.

Na sequência, os policiais avistaram a vítima ainda com vida, porém sangrando intensamente, sendo amparada por uma mulher que se identificou como familiar.

Em conversa com a equipe, ela relatou que, na quinta-feira (29), Luiz Henrique havia discutido com o proprietário de uma conveniência por conta de dívidas, chegando a entrar em luta corporal.

No momento dos disparos, ela estava dentro da residência e, assim que o som dos estampidos cessou, saiu para verificar o que havia ocorrido, encontrando o primo baleado.

Ainda conforme relatado à polícia, um conhecido que supostamente teria sido contratado para executar o rapaz foi visto por testemunhas, deixando o local correndo após o crime.

O socorro foi acionado, mas, durante o trajeto até a Santa Casa, devido ao estado crítico, a vítima não resistiu e morreu antes de chegar ao hospital.

A perícia esteve no local e coletou vestígios dos disparos, incluindo dois fragmentos de projétil de arma de fogo.

O caso foi registrado como homicídio qualificado por motivo fútil.
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).