Cidades

INTERIOR

Samu deve ampliar atendimento no Estado

Samu deve ampliar atendimento no Estado

karine cortez

23/12/2010 - 01h30
Continue lendo...

A Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Campo Grande deve passar a regular o funcionamento das ambulâncias nas cidades de Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos, através da criação do Samu Intermunicipal conforme publicação do Diário Oficial de Ontem. Mas, o secretário municipal de Saúde, Leandro Mazina, adiantou que trata-se apenas do primeiro passo para que o acordo seja firmado e o serviço comece a funcionar.

Por enquanto as viaturas para atendimento básico, que foram entregues pelo Ministério da Saúde há pelo menos três meses, estão paradas nos devidos municípios. "Essas ambulâncias só podem rodar com a regulação médica feita por nossa central através do 192. Além disso, elas precisam contratar um técnico em enfermagem e um motorista socorrista para trabalhar na ambulância", explicou. Ele disse ainda que o Samu Intermunicipal está inserido num projeto maior que é o de regionalização no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

"Além de Campo Grande, hoje também já existe o atendimento do Samu em Dourados e Três lagoas. A intenção da secretaria estadual, repassada aos gestores da saúde dos demais municípios, é de aumentar a abrangência no atendimento tendo essas três cidades como pólos regionais do Samu, ou seja, elas vão regular o serviço nos municípios do entorno", disse Mazina. Ele fez questão de rassaltar que a iniciativa da SES visa diminuir a demanda espontânea de pacientes que chegam na Capital oriundos do interior do Estado. "Existem pequenos procedimentos que poderiam ser resolvidos na própria cidade de origem do paciente como, por exemplo, um dedo quebrado. Essa é a nossa real intenção".

O secretário Leandro disse também que Campo Grande vai colocar uma série de requisitos aos municípios para firmar o acordo "Queremos a contratação de pessoas capacitadas nessas ambulâncias e queremos também garantia de manutenção nos veículos. Já fizemos visitas técnicas nesses municípios e vários problemas foram detectados por isso, temos que firmar um acordo bem embasado para não ter problemas no futuro", enfatizou.


 

Cidades

Homem contrata frete para transportar droga em meio a mudança

Fretista foi pego em fiscalização de rotina e teve que prestar esclarecimento

11/12/2025 14h30

Divulgação/PCMS

Continue Lendo...

Um homem foi preso na manhã de ontem (10) pela Polícia civil de Dourados, durante uma ação integrada com a Polícia Militar Rodoviária (TOR), por ter contratado um caminhão de mudança para transportar 104 quilos de maconha escondidos em meio à mobília.

A ocorrência teve início quando a equipe da Polícia Militar Rodoviária abordou um caminhão de frete Ford F4000 durante fiscalização de rotina. Durante a vistoria, os policiais localizaram diversos tabletes de maconha escondidos dentro de móveis e utensílios transportados no compartimento de carga.

O motorista foi encaminhado à Delegacia de Polícia para esclarecimentos e afirmou não ter conhecimento da droga e apresentou seu celular, mostrando as conversas com o contratante da mudança. 

Com base nas conversas com o fretista, os policiais civis descobriram que o suspeito estava hospedado em um hotel na cidade, aguardando a chegada da mudança.

A equipe policial foi até o o hotel e efetuaram a prisão em flagrante do suspeito, que foi conduzido à Delegacia de Polícia e autuado pelo crime de tráfico de drogas.

 

Concurso

Governo de MS divulga resultado definitivo do Concurso da Polícia Civil

Os resultados divulgados são pós avaliação de recursos, portanto, não cabem mais pedidos

11/12/2025 14h00

Delegacia Geral da Polícia Civil

Delegacia Geral da Polícia Civil FOTO: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Foi divulgado hoje (11) no Diário Oficial Estadual (DOE) os resultados definitivos das últimas etapas do Concurso Público da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

Os resultados são para as Provas de Títulos do Concurso Público da Polícia Civil, do Exame de Avaliação Psicotécnica, da Avaliação Médico-Odontológica, Avaliação de Aptidão Física, bem como os resultados dos candidatos inabilitados na 1ª fase de Investigação Social para os cargos. 

O resultado já levou em conta a aplicação de recursos, portanto, os candidatos que não forem aprovados, não podem mais pedir reavaliação dos resultados. 

Conforme previsto no edital publicado e noticiado pelo Correio do Estado, são 400 vagas, sendo 100 para escrivão de Polícia Judiciária e 300 para investigador de Polícia Judiciária. O salário inicial é de R$ 6.569,53. A carga horária semanal é de 40 horas, a ser cumprida em expediente normal das repartições públicas estaduais ou escala de serviço.

A prova escrita foi aplicada no dia 14 de setembro em Campo Grande. As próximas etapas foram as Avaliações Psicológicas, exame de saúde e o Teste de Aptidão Física (TAF), se encerrando nos dias 22 e 23 de novembro. 

O resultado final estava previsto para o dia 17 de dezembro de 2025. O Curso de Formação será realizado de 20 de janeiro a 15 de maio de 2026. O ingresso na corporação será a partir de 25 de maio de 2026.

Os nomes dos aprovados pode ser encontrado a partir da página 55 do DOE. 

O candidato poderá consultar a resposta do recurso, com o motivo do seu indeferimento, no endereço eletrônico www.avalia.org.br, através do link Consultar resposta do recurso contra o resultado preliminar da Prova de Títulos.

Ao todo, 27 mil candidatos se inscreveram, fazendo a concorrência ser de 67 candidatos por vaga, como divulgado anteriormente pelo Correio do Estado. 

Assine o Correio do Estado.

 

 

 

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).