Tecnologia

Dicas

Saiba como manter o peso sem virar escrava da dieta

Saiba como manter o peso sem virar escrava da dieta

Minha Vida

18/03/2011 - 05h05
Continue lendo...

Pessoas flexíveis em relação à escolha dos alimentos e à quantidade de comida ingerida diariamente são mais bem sucedidas em perder e manter peso a longo prazo que quem adota uma postura de tudo ou nada na hora da alimentação. É o que mostra uma pesquisa alemã publicada pelo International Journal of Obesity. A endocrinologista e integrante da diretoria da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) Cláudia Cozer concorda com a teoria. "Nada muito rígido é bom. Tem que haver flexibilidade para que se possa equilibrar a dieta saudável com o cotidiano", diz.

Por isso, você pode emagrecer, mesmo que não consiga seguir à risca as famosas regras das dietas como: sempre fazer cinco refeições ao dia, ingerir somente pão integral, não comer tarde da noite e se acostumar a pular a sobremesa. Mas atenção, adotar atitudes consideradas subversivas exige cuidados. Para ajudar você a adequar sua dieta a seus hábitos sem comprometer a tão esperada queda nos ponteiros da balança, Claudia dá algumas orientações.

Quem não consegue fazer várias refeições
Por uma questão de tempo ou de costume, algumas pessoas preferem fazer três em vez de cinco refeições por dia. A endocrinologista da Abeso diz que isso é permitido, desde que a pessoa capriche na qualidade dos alimentos ingeridos e não exagere na quantidade colocada em cada prato.

Quem não consome versões integrais
O gosto de massas e pães brancos é insubstituível para muita gente. Claudia diz que eles podem permanecer no cardápio, desde que haja o consumo de fibras e grãos por meio de outras fontes, como maçã, morango, aveia, cevada, centeio e leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico).

Quem costuma jantar tarde da noite
Chegar tarde do trabalho, estudar à noite ou só ficar livre depois de as crianças irem dormir são razões que podem levar algumas pessoas a se alimentarem bem depois do horário habitual do jantar. "Existem várias opções de refeições noturnas leves e balanceadas, que ajudam no processo de emagrecimento", afirma Claudia. Algumas alternativas são:

- Sopa de abóbora e mussarela (200 kcal): cozinhe 150g de abóbora em 150ml de leite desnatado, sal, cebola ralada, alho e uma folha de louro. Quando a verdura estiver cozida, retire a folha de louro e bata a mistura no liquidificador. Coloque 25g de mussarela light ralada na hora de servir.

- Sanduíche de salmão (260 kcal): duas fatias de pão integral light, 50g de salmão defumado, uma colher (sopa) de cream cheese light e folhas de rúcula.

- Salada super-mix (150 kcal): alface, radicchio, agrião, tomate cereja, baby carrots e quatro rolinhos de kani kama. Tempere com sal, limão e uma colher (sobremesa) de azeite.

Quem não fica sem sobremesa
Fãs de doces sofrem quando estão de dieta. Mas o martírio não precisa ser tão grande. "Comer doces não é o problema, alguns que são menos calóricos do que uma barra de cereal. Mas existem quantidades e calorias a serem respeitadas", explica a especialista da Abeso. Veja algumas sobremesas que podem caber na sua alimentação diária:

- Salada de frutas com leite condensado (273 kcal): uma taça média contém 208 calorias. Se quer adoçar as frutas, acrescente uma colher (sopa) de leite condensado (65 calorias).

- Sorvete em massa: quatro colheres (sopa) de sorvete de flocos (61g) possui 133 calorias.

- Picolé de frutas: dependendo do tipo de fruta, o picolé pode ser até isento de gorduras. Um exemplo é o picolé de abacaxi (61g), que tem 58 calorias. Entretanto, isso não quer dizer que ele esteja liberado.

- Bolo de chocolate simples industrializado: é menos calórico que o bolo caseiro, pois apresenta menos gordura. Uma fatia (60g) do produto industrializado tem 195 kcal, enquanto a do feito em casa possui 307 kcal.

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

Tecnologia

Governo vai alterar prazo para adequação de big techs ao 'ECA digital'

As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial, mas prazo deverá ser reduzido para 180 dias

17/09/2025 22h00

Criança brincando com o celular

Criança brincando com o celular Foto: Reprodução/EPTV

Continue Lendo...

O governo federal vai editar uma Medida Provisória para reduzir o prazo para que as big techs coloquem em prática as normas fixadas pelo PL 2628, conhecido como ECA Digital. O projeto aprovado no Congresso estabelece regras para o uso de redes sociais por crianças e adolescentes. As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial. O governo, no entanto, considerou o prazo longo e decidiu reduzi-lo para 180 dias.

A MP está sendo liderada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) e deve ser editada nos próximos dias. Nesta quarta-feira, 17, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sancionar o projeto em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Ao alterar o prazo, o governo levou em conta, segundo fontes do Palácio do Planalto, o fato de que a lei entraria em vigor somente próximo da eleição, o que poderia elevar tensões durante o período eleitoral. Há uma visão de que qualquer debate relacionado às big techs está "entranhado" nas eleições de 2026

A aprovação do projeto de lei foi cercada de discussões e gerou reação de parte da oposição, que considerou o novo regramento uma espécie de censura às redes. O governo pesou ainda a possibilidade de que a demora para aplicar o ECA Digital transformasse a nova lei em "letra morta".

A nova direção do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu retomar os planos de oferecer treinamento com as principais plataformas digitais para as suas lideranças. O objetivo é fortalecer a militância digital mirando as eleições de 2026 e a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O "ECA digital" foi aprovado no Congresso no mês passado após intenso debate sobre a exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais. A comoção da opinião pública sobre o tema foi motivada por um vídeo do youtuber "Felca" a respeito do que classificou como "adultização" de crianças. Na publicação, Felca explicou de que forma o algoritmo direciona a pedófilos os conteúdos que expõem menores de idade.

O projeto aprovado estabelece que conteúdos que violem direitos da criança e do adolescente devem ser removidos imediatamente após a empresa ser comunicada pela vítima, por responsáveis ou por autoridades. Estão incluídos nessa regra conteúdos de assédio, exploração sexual, incentivo à automutilação e uso de drogas; entre outros. Além disso, o texto prevê a implementação de ferramentas de supervisão para os pais e determina que as empresas possam ser sancionadas e multadas caso descumpram medidas determinadas pela lei.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).