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Redes sociais crescem, mas e-mail e buscas ainda dominam internet

Redes sociais crescem, mas e-mail e buscas ainda dominam internet

ig

13/08/2011 - 02h00
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Receber e enviar e-mails e procurar informações por meio de ferramentas de buscas continuam sendo as atividades mais realizadas entre os usuários de internet nos Estados Unidos, apesar do crescimento do uso das mídias sociais.

Segundo um levantamento do centro de pesquisas Pew Research Center conduzido junto a usuários americanos, 92% dos internautas realizam essas duas atividades frequentemente – inclusive diariamente, no caso de cerca de 60% dos pesquisados.

Em todas as medições do instituto desde 2002, essas são as duas atividades que dominam as atividades na rede. O outro destaque do levantamento é o rápido crescimento do uso de redes sociais, das quais fazem parte hoje dois terços dos internautas americanos (65%) – quase seis vezes mais do que em 2005 (11%).

Por causa da crise econômica mundial desde 2008, a prática de fazer compras online teve uma ligeira queda nos últimos anos e hoje é realizada por 71% dos usuários pesquisados, enquanto 76% deles disseram também usar a internet para ler as notícias.

"E-mails e ferramentas de buscas compõem o núcleo das atividades de comunicação e busca por informação online, respectivamente. E eles permanecem há quase uma década, ainda que as novas plataformas, banda larga e a internet via celular continuem a mudar a forma como os americanos usam a internet", diz a pesquisa.

"Talvez a mudança mais significativa seja que ambas as atividades se tornaram mais habituais ao longo dos anos. Hoje, cerca de seis em cada dez usuários adultos de internet usam e-mails e buscas diariamente; em 2002, 49% internautas adultos usavam e-mail diariamente, e apenas 29% realizavam buscas diariamente."

Perfil

O relatório do centro Pew leva em consideração dados de vários levantamentos, incluindo de uma pesquisa recente realizada entre abril e maio com cerca de 2,3 mil adultos usuários de internet, tanto em inglês como em espanhol.

Entre os grupos de usuários, os mais jovens (entre 18 e 29 anos), mais educados (com formação superior) e mais abastados (acima de US$ 75 mil por ano) são os que mais utilizam tanto o e-mail quanto as ferramentas de buscas.

"Naturalmente, a população de usuários tem crescido substancialmente desde 2002. Portanto, o número geral de usuários tanto de e-mails quanto de ferramentas de busca também tem crescido", diz a pesquisa.

"Em janeiro de 2002, 52% de todos os americanos usavam ferramentas de buscas e esse número aumentou para 72% na pesquisa mais recente", afirmaram os pesquisadores. "Em janeiro de 2002, 55% de todos os americanos disseram usar e-mail e esse número aumentou para 70% na pesquisa atual."

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Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

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O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

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Governo vai alterar prazo para adequação de big techs ao 'ECA digital'

As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial, mas prazo deverá ser reduzido para 180 dias

17/09/2025 22h00

Criança brincando com o celular

Criança brincando com o celular Foto: Reprodução/EPTV

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O governo federal vai editar uma Medida Provisória para reduzir o prazo para que as big techs coloquem em prática as normas fixadas pelo PL 2628, conhecido como ECA Digital. O projeto aprovado no Congresso estabelece regras para o uso de redes sociais por crianças e adolescentes. As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial. O governo, no entanto, considerou o prazo longo e decidiu reduzi-lo para 180 dias.

A MP está sendo liderada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) e deve ser editada nos próximos dias. Nesta quarta-feira, 17, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sancionar o projeto em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Ao alterar o prazo, o governo levou em conta, segundo fontes do Palácio do Planalto, o fato de que a lei entraria em vigor somente próximo da eleição, o que poderia elevar tensões durante o período eleitoral. Há uma visão de que qualquer debate relacionado às big techs está "entranhado" nas eleições de 2026

A aprovação do projeto de lei foi cercada de discussões e gerou reação de parte da oposição, que considerou o novo regramento uma espécie de censura às redes. O governo pesou ainda a possibilidade de que a demora para aplicar o ECA Digital transformasse a nova lei em "letra morta".

A nova direção do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu retomar os planos de oferecer treinamento com as principais plataformas digitais para as suas lideranças. O objetivo é fortalecer a militância digital mirando as eleições de 2026 e a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O "ECA digital" foi aprovado no Congresso no mês passado após intenso debate sobre a exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais. A comoção da opinião pública sobre o tema foi motivada por um vídeo do youtuber "Felca" a respeito do que classificou como "adultização" de crianças. Na publicação, Felca explicou de que forma o algoritmo direciona a pedófilos os conteúdos que expõem menores de idade.

O projeto aprovado estabelece que conteúdos que violem direitos da criança e do adolescente devem ser removidos imediatamente após a empresa ser comunicada pela vítima, por responsáveis ou por autoridades. Estão incluídos nessa regra conteúdos de assédio, exploração sexual, incentivo à automutilação e uso de drogas; entre outros. Além disso, o texto prevê a implementação de ferramentas de supervisão para os pais e determina que as empresas possam ser sancionadas e multadas caso descumpram medidas determinadas pela lei.

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