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Programa devolve incapacitados ao trabalho

Programa devolve incapacitados ao trabalho

montezuma cruz

16/11/2011 - 00h06
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Acidentados com chances de recuperação, mesmo não podendo mais desempenhar profissões anteriores, retornam ao mercado de trabalho apoiados pelo Programa de Reabilitação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O mais recente balanço financeiro revela que, em dois anos (2008-2010), o Programa investiu meio milhão de reais na concessão de recursos materiais para o retorno de 650 segurados ao trabalho em Campo Grande e 389 em cidades do interior. O montante do biênio 2010-2011 ainda está sendo somado.

Esses recursos foram utilizados na aquisição de próteses, órteses, instrumentos de trabalho, implementos profissionais e mensalidades de 336 cursos profissionalizantes.

“As práticas enfrentam dificuldades de acordo com a realidade social e econômica de Mato Grosso do Sul”, admite a assistente social Fernanda Silva Cruz Goldoni, da Unidade Técnica de Reabilitação.

“Apesar de adequadamente preparados, muitos reabilitados enfrentam barreiras na volta ao mercado de trabalho e consequentemente se veem insatisfeitos com o Programa, quando na verdade trata-se de uma situação regulada em grande parte pelo momento econômico do País”, ela acrescenta.

Não foi o que ocorreu com a segurada A.L.P.V, 28, de Campo Grande, casada, 3º grau incompleto em tecnologia de marketing. Trabalhava numa empresa de turismo e, em 2008, avaliada por um médico perito, teve que ter amputado o membro inferior esquerdo em razão de um câncer. Recebeu prótese modular de titânio e foi desligada do Programa para retornar ao trabalho na mesma função da empresa de vínculo.

Deixou uma frase no livro do INSS: “A prótese foi muito importante para o resgate da minha autonomia; hoje realizo com muito mais independência o meu serviço e todas as demais atividades.” 

A ex-auxiliar de serviços gerais Gilvane Menezes, 37 anos, mãe de três filhos, agora venderá cachorro quente num ponto próximo à sua casa, no Bairro Coronel Antonino. Brevemente receberá seu carrinho.

A história de Gilvane uma das centenas que movimentam a Unidade Técnica de Reabilitação Profissional no INSS. Acidentou-se na empresa em que trabalhava, ferindo a coluna lombar e foi atendida pela assistente social Neli Camargo. Em agosto de 2009 ingressou no Programa, recebendo visitas domiciliares. “Contribuímos para o resgate de sua autoestima”, diz Neli.

A assistente social conseguiu-lhe uma vaga no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “Eu aprendi higiene e manipulação de alimentos, treinei com pessoas que entendiam do assunto e estou pronta para trabalhar”, comenta Gilvane.

Parceria e apoio
“Procurei o benefício por incapacidade, passei na clínica e na perícia, depois me encaminharam para um treinamento em área técnica”, conta satisfeito o ex-técnico em eletrônica José Jussesleu Queiroz de Oliveira, 50.

Pai de um casal de filhos, autônomo e contribuinte da Previdência Social desde 1977, ele fraturou o fêmur ao cair de uma escada no Bairro José Abraão, onde trabalhava.

Recebeu acompanhamento mês e a mês. Optando por refrigeração, Oliveira recebeu apoio da empresa Ar Sul e agora aguarda o momento de ingressar em nova profissão. Receberá do INSS: torno, esmeril, chaves e alicate. “Volto a ser autônomo e com muita vontade”, diz.

Do caixa à radiologia
”Escolhi minha nova profissão e por ela me apaixonei. O INSS me custeou a mensalidade, o vale-transporte, o material didático e até o jaleco”, afirma a ex-operadora de caixa Letícia Fabiana da SIlva, 29, solteira, ensino médio completo, moradora no Bairro Santa Eugênia.

Ela trabalhava numa loja de calçados, onde sofreu neuropatia do mediano direito no túnel do carpo (punho), resultando-lhe uma diminuição da sensibilidade da mão. O médico iniciou a sua reabilitação, mas a empresa, procurada, não quis trocá-la de função.

“Desde 2009 ela foi se qualificando e na fase levantamento de interesses, aptidão e motivação, encontrou uma oportunidade na área de radiologia médica na Escola Paulo Freire.
 

Leia mais no jornal Correio do Estado.

Fórum Criminal

Adriane doa terreno de R$ 13,4 milhões ao Tribunal de Justiça

Imóvel, de 5,5 mil metros quadrados, está localizado na esquina da rua Barão do Rio Branco com a Bahia, onde funciona o Batalhão de Trânsito

17/12/2025 19h00

Polícia de Trânsito será

Polícia de Trânsito será "despejada" do endereço onde funciona há cerca de duas décadas para dar lugar ao Fórum Criminal Gerson Oliveira

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A prefeitura de Campo Grande oficializou nesta quarta-feira (17) a doação de um terreno de 5,59 mil metros quadrados, avaliado em R$ 13.489.788,28, para o Governo do Estado. No local, esquina das ruas Barão do Rio Branco com a Bahia, será construído o Fórum Criminal. 

No terreno que ainda pertencia à prefeitura funciona, há cerca de duas décadas, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, que terá de ser transferido para novo endereço assim que as obras começarem, possivelmente no próximo ano. O novo local ainda não foi definido.

O terreno, onde até o final do século passado estava instalado o Dersul (Agesul), tem 12,22 mil metros quadrados. E como somente parte foi doada, os orgãos da saúde municipal e estadual continuarão no mesmo endereço. 

A aprovação da doação terreno ocorreu no último dia 10, em meio à resistência de parte dos vereadores, já que entendiam que a prefeitura, em crise financeira, deveria vender o imóvel. Porém, a proposta da prefeita Adriane Lopes acabou obtendo o número de votos necessário para a doação.  

Conforme a previsão do Tribunal de Justiça, para o novo prédio serão transferidas as seis varas criminais e as duas do tribunal do júri. Entre as propostas está a construção de auditórios maiores para acomodar a platéia durante estes julgamentos. 

Até a conclusão da obra serão necessários em torno de R$ 100 milhões. Porém, no orçamento do próximo ano o Tribunal de Justiça destinou apenas R$ 1.635.000,00, valor que deve ser suficiente apenas para bancar os trabalhos iniciais de elaboração do projeto executivo do novo prédio, a não ser que o Executivo banque os custos da construção. 

A prioridade do TJ,  por enquanto, é a construção do anexo e refeitório do prédio do gabinete dos desembargadores. Para este projeto estão sendo destinados R$ 8,9 milhões na proposta orçamentária do próximo ano do TJMS.

Um dos argumentos utilizados pelo presidente do Tribunal,  Dorival Renato Pavan, é de que o prédio atual do fórum de Campo Grande, inaugurado no final de 2022, ficou pequeno para abrigar juízes, servidores, advogados e usuários dos serviços do Judiciário. 

Além disso, argumenta o magistrado, é necessário separar as varas cíveis das criminais para garantir maior seguranças às milhares de pessoas que diariamente entram e saem do prédio. 

Para aliviar esta suposta superlotação, já está sendo construído  o Fórum da Mulher, da Criança e do Idoso, ao lado da Casa da Mulher Brasileira, nas imediações do aeroporto internacional de Campo Grande. O investimento inicial é de R$ 10 milhões.

A construção do fórum atual se arrastou ao longo de nove anos, com alguns períodos de interrupção total  dos trabalhos. Ele tem 21,7 mil metros quadrados de área construída substituiu o fórum que antes funcionava na Fernando Corrêa da Costa. 

Conforme a previsão, o novo prédio terá menos da metade do tamano, da ordem de 11 mil metros quadrados. Porém, também não sairá do papel de um dia para o outro. A previsão é de que a obra se arraste por até cinco anos, se houver disponibilidade de recursos. 
 

Cidades

Em meio a greve, vereador sugere regulamentação de vans como transporte coletivo

Beto Avelar (PP) prepara um pedido para que o Executivo autorize, de forma emergencial e provisória, a proposta que prevê as vans como uma alternativa para a população

17/12/2025 18h55

Beto Avelar (PP), vereador de Campo Grande

Beto Avelar (PP), vereador de Campo Grande

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Diante do paralisação dos ônibus que Campo Grande vive nos últimos dias, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul determinou a intervenção da Prefeitura Municipal na gestão do Consórcio Guaicurus. Com esse cenário, o vereador Beto Avelar (PP) prepara um pedido para que o Executivo autorize, de forma emergencial e provisória, a regulamentação do uso de vans como alternativa de transporte. 

"Campo Grande não pode parar. Uma capital desse porte não pode ficar sem transporte coletivo nem por um único dia. O transporte de vans é uma alternativa que é sugerida com recorrência. E, agora, diante da emergência da greve, uma solução provisória para milhares de passageiros que dependem do ônibus, mas que não contam com o serviço neste momento", destacou o parlamentar.

Para o vereador, a medida judicial confirma que a crise no sistema não é pontual, mas resultado de falhas graves e recorrentes. 

"O que foi decidido mostra que o problema é estrutural e exige providências imediatas. A população não pode continuar sendo penalizada. Quando não é pelo alto preço da passagem ou pela má qualidade dos ônibus, o Consórcio provoca situações como uma greve. Além disso, de maneira recorrente, acusa a Prefeitura pelo não pagamento de repasses, mesmo quando a Prefeitura promove a isenção de impostos ou efetua o repasse. Sem falar no descaso com os próprios trabalhadores do Consórcio que alegam estar sem pagamento", afirmou.

Decisão da Justiça

A decisão determina que, em até 30 dias, o Município instaure um processo administrativo de intervenção no contrato com o Consórcio, além de nomear um interventor e apresentar um plano de ação com cronograma para a regularização da situação do Transporte Urbano, sob pena de multa diária de R$ 300 mil. 

A Tutela de Urgência foi deferida pelo juiz Eduardo Lacerda Trevisan, na ação ajuizada pelo advogado e ex-candidato a prefeito Luso Queiroz (PT) em desfavor da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), Agência Municipal de Transportes e Trânsito (Agetran), Consórcio Guaicurus SA e Município de Campo Grande. 

Outra alternativa

O vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) reforçou que, para melhorar o serviço, é necessário pensar em novos modelos de transporte público, além de novas formas de gestão que possam garantir um sistema mais ágil e eficiente.

Para ele, a implementação do VLT (veículo leve sobre trilho) poderia aliviar o trânsito, diminuir a poluição e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. 

Além disso, Ronilço sugeriu que o município busque novos recursos e parcerias para financiar melhorias no transporte coletivo, como a captação de investimentos por meio de instituições financeiras internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

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