Sexta, 24 de Novembro de 2017

Ponha esse feijão no seu prato

17 MAR 2010Por 00h:25
TTradicional na mesa brasileira, a vagem é um tipo de feijão originário da América Central, que chegou à Europa no século XVI, de onde foi difundida pelo mundo. É aquele tipo de leguminosa que sempre deve estar presente em seu prato, pois é rica em fibras, possui grande quantidade de vitaminas A, C e do complexo B, fósforo, potássio, cálcio e ferro. Além de muito saudável, tem baixo valor calórico, com cerca de 36 calorias para cada 100 gramas. Os tipos mais comuns são a manteiga, que é mais achatada e a macarrão, mais arredondada. Fique de olho quando for às compras. Para saber quais estão mais frescas, escolha vagens inteiras, tenras e com cor verde uniforme e brilhante. Nunca leve as que estiverem escuras nas extremidades e com sementes bem formadas, que indicam que o produto está passado – a vagem fresca tem sementes bem pequenas. Se conservadas em geladeira no saco plástico duram até uma semana. Só lave na hora do preparo e, em seguida, corte as pontas e retire o fio das laterais. Para congelar, lave novamente, deixe-as inteiras ou corte-as em pedaços grandes. Faça o pré-cozimento em água fervente por 2 minutos ou no vapor por 3 minutos. Em seguida, coloque-as em água gelada pelo dobro do tempo utilizado no pré-cozimento. Escorra a água, seque as vagens com papel absorvente, coloque-as em uma bandeja ou em outra vasilha aberta e leve-as para congelar. Após esse congelamento, retireas do freezer, coloque-as em saco plástico e leve novamente ao freezer. O tempo de congelamento possível é de 12 meses. Para preservar todas as suas propriedades, cor, sabor e crocância, basta alguns minutos na panela. Para descongelar, use água fervente com sal ou utilize a vagem congelada diretamente na receita.

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