Policiais Militares Ambientais de Batayporã (MS) autuaram hoje (10) o traficante preso pela Polícia Militar, no Distrito de Casa Verde, em Nova Andradina com 141 filhotes de papagaios em R$ 70.500,00.
A PMA foi acionada pela Polícia Civil, para onde o traficante fora encaminhado pela PM e autuado, para confeccionar o auto de infração administrativo e recolher os animais ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande.
Os filhotes chegam à Capital às 19h00min e serão conferidos no quartel da PMA sede (Av. Mato Grosso s/n – Parque das Nações Indígenas) e encaminhados em seguida ao CRAS.
Este é um período preocupante para a PMA com relação ao tráfico de animais silvestres, pois, de setembro a dezembro é o período de reprodução do papagaio que é a espécie mais traficada no Estado.
Neste período, a PMA realiza trabalhos preventivos nas propriedades rurais, por meio de informação da legislação e Educação Ambiental, visto que o modus operandi dos traficantes é de aliciamento dos sitiantes e funcionários de propriedades rurais, para que retirem os animais e os avisem para que os comprem. Muitas pessoas fazem isto, às vezes, sem saber que estão cometendo crime ambiental.
A última apreensão da espécie ocorreu por policiais de Batayporã em Anaurilândia, em fevereiro deste ano, quando foram apreendidos 35 filhotes com um traficante de São Paulo, que é o principal Estado de destino da espécie.
A região principal do problema é a situada nos municípios de Batayporã, Bataguassu,Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Três Lagoas, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Brasilândia. As Subunidades da PMA que cobrem estas áreas estão diuturnamente monitorando o movimento dos traficantes. Em princípio, para evitar que as aves sejam retiradas e, para reprimir prendendo os elementos, quando não é possível evitar a retirada dos bichos.
Com informações da Polícia Militar Ambiental.


