Sexta, 24 de Novembro de 2017

Pleno se reúne para eleger novo presidente, vice-presidente e corregedor de Justiça

3 AGO 2010Por 02h:00
     O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) se reúne nesta terça-feira (3), a partir das 17h30min, para eleger o novo presidente e vice-presidente para o biênio 2010?2012. A eleição, por voto secreto, acontece trinta dias antes do término do mandato do ministro presidente Cesar Asfor Rocha. Ainda nesta sessão, acontece a indicação para o cargo de corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
        
        O Regimento Interno do STJ prevê que a eleição seja realizada com a presença de, pelo menos, dois terços dos membros do Tribunal. O presidente é eleito pela maioria absoluta dos votos dos ministros. Após a eleição do novo presidente, é realizada, na mesma sessão, a escolha do vice-presidente do STJ.
        
        No caso do corregedor nacional de Justiça, o nome do ministro indicado será sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. Após essa etapa, o nome vai a referendo do plenário e, posteriormente, à nomeação do presidente da República. O novo corregedor nacional sucederá ao ministro Gilson Dipp.
        

Leia Também