Sexta, 24 de Novembro de 2017

PIB do Reino Unido tem maior queda em quase 30 anos

24 ABR 2009Por 08h:23
     

 

A economia britânica tem seu pior resultado em 30 anos e a produção industrial registra a queda mais profunda desde 1948. Dados divulgados ontem apontam que o PIB do país caiu em 1,9% no primeiro trimestre do ano, em comparação aos últimos meses de 2008. A contração é a maior desde o início da era de Margaret Thatcher e um importante revês para as intenções políticas de Gordon Brown de se reeleger como primeiro-ministro nas eleições em junho.

 

A queda ocorreu principalmente diante da uma contração recorde no setor industrial e de services financeiros. Os resultados são os primeiros de um país do G-8 para o trimestre e deve abrir caminho para outros anúncios negativos por parte de França, Alemanha, Itália e Japão.

 

No setor industrial, a queda é de mais de 6% no trimestre. Segundo o Escritório de Estatísticas do Reino Unido, a taxa é a pior desde 1948, quando o país ainda tentava sair da situação de destruição na Segunda Guerra Mundial. O setor financeiro teve uma queda de 1,8%.

 

O trimestre ainda marca outro recorde. Pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, a economia sofre uma retração de mais de 1% em dois trimestres consecutivos.

 

Com informações do Estadão

Leia Também