Segunda, 20 de Novembro de 2017

Pesquisa mostra satisfação de empresários com Lei Geral das Microempresas

6 MAR 2008Por 17h:44
     

 

 

Pesquisa inédita no País traçou o panorama quanto ao grau de conhecimento e satisfação de donos de micro e pequenas empresas sobre a Lei Geral. Coordenado pelo Observatório das Micro e Pequenas Empresas do Sebrae, o levantamento foi realizado entre outubro de 2007 e janeiro de 2008 e ouviu 3.097 empresários em todos os estados brasileiros. Em Mato Grosso do Sul foram 107 empresas, nos setores da indústria, comércio e serviços. A pesquisa também serviu para identificar alternativas para o aperfeiçoamento da Lei Geral.

Dos entrevistados, 85% sabiam que a Lei Geral já havia sido aprovada. No Maranhão, 95% das empresas já tinham esse conhecimento, enquanto no Mato Grosso do Sul, esse índice é de 73%, considerado satisfatório.

Dos pesquisados, 75% são favoráveis à Lei, 13% contrários e 12% não sabem. Destes, 72% optaram pelo Simples Nacional, 62% procuraram orientação para compreender melhor a Lei e ainda, 46% têm ressalvas a fazer em relação a impostos e enquadramentos.

As maiores dúvidas dos empresários referem-se aos capítulos da Lei que tratam do acesso à tecnologia e às compras governamentais. Já quanto aos problemas identificados, o principal é o aumento da carga tributária total, apontado por 27% dos entrevistados.

Leia Também