Sexta, 24 de Novembro de 2017

Pesquisa mostra que donos de iPad forma elite egoísta

29 JUL 2010Por 17h:00
     

Pesquisa pouco científica e mais interessada em tirar um sarro do hype publicada no site australiano Mytype, dedicado a encontros amorosos, afirma que donos de iPad compõem uma elite egoísta, e que seus críticos são da turma dos geeks independentes.

O estudo cruzou dados de 20 mil usuários do Facebook e tentou estabelecer um perfil para fãs e críticos do dispositivo da Apple.

Feita entre março e maio deste ano com usuarios do Facebook que têm entre 13 e 49 anos, a pesquisa captou o auge do impacto do início das vendas do iPad. Hábitos de consumo, dados demográficos, valores e interesses foram avaliados. E a primeira constatação é interessante: ainda que a Apple tenha saudado o tablet como "revolucionário", 54% das pessoas no Facebook não estavam interessadas na "revolução".

Segundo matéria do site da revista Wired, donos de iPad ou que se declararam interessados em ter um eram apenas 3% dos pesquisados. E quem eram estes? Usuários ligados a negócios ou finanças. "Os usuários de iPad são a elite", conclui MyType em seu blog.

Eles são seis vezes mais propensos a serem pessoas entre 30 e 50 anos "ricas, bem educadas, sedentas por poder, super-realizadas, sofisticadas e não altruístas", disse Tim Koelkebeck, do MyType, ao site da revista americana."Eles também são egoístas, praticando pouca caridade ou altruísmo", diz ainda o blog do MyType.

Geeks independentes Na pesquisa, 11% dos usuários do Facebook consideraram o iPad um produto "tolo". A pesquisa também compilou dados sobre eles. Em geral, são "geeks independentes". São fãs de tecnologia, mas tendem a ser mais interessados em videogames, computadores, eletrônica, ciência e internet. São homens jovens, sem filhos, pouco interessados em família, críticos da Apple e fãs do sistema operacional Linux.

Em defesa de suas polêmicas conclusões, o MyType afirma que não são diferentes de outra pesquisa (http://bit.ly/bc2Xh5, em inglês), do site Forrester sobre os primeiros compradores do iPad. O Yahoo já havia pesquisado o mesmo grupo, mas não buscou identificar suas personalidades. Ainda assim conclui que Flickr, finanças, esportes e notícias estão entre os assuntos mais frequentemente vistos pelos visitantes do site de buscas que também são usuários do iPad.

Leia Também