Terça, 21 de Novembro de 2017

Pescadores devem tirar licença para pescar nos rios do Estado

4 MAR 2008Por 12h:22
     

(Rodrigo Santos)


        

A pesca está liberada na maior parte dos rios das bacias do Paraná e do Paraguai. Apesar da liberação, os pescadores devem seguir as orientações da Polícia Militar Ambiental para não correrem o risco de serem presos ou multados.


        

Para uma pescaria dentro da legalidade, é necessária a obtenção da licença ambiental para a utilização de molinetes, carretilhas ou mesmo deslocar-se de barco. Para conseguir a autorização, basta procurar uma agência do Banco do Brasil ou ainda pelo site www.imasul.ms.gov.br/lic_pesca.php.


        

Além da licença, o pescador deve respeitar as medidas mínimas obrigatórias dos peixes retirados do rio: piraputanga, 30cm; curimbatá e piauçu, 38 cm; pacu, 45 cm; dourado e barbado, 60 cm; pintado e cachara, 80 cm; jaú, 95 cm.


        

A piracema começou no dia cinco de novembro. O defeso ainda persiste até o próximo dia 15 na Bacia do Rio Aquidauana, acima da ponte velha; na Bacia do Rio Miranda, na parte acima da ponte velha; e na Bacia do Taquari, da ponte velha da cidade de Coxim até a nascente. Nas demais áreas a pesca está liberada.

Leia Também