Quarta, 22 de Novembro de 2017

Perfil do eleitorado brasileiro é formado por mulheres entre 25 e 34 anos

20 JUL 2010Por 20h:15
     Após entrevista coletiva do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, que anunciou os mais de 135 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições deste ano, técnicos da Justiça Eleitoral divulgaram o perfil do eleitor de 2010.
        
        O secretário de tecnologia da informação, Giuseppe Janino e o assessor-chefe da Corregedoria Geral Eleitoral Sérgio Cardozo informaram que a maioria dos eleitores brasileiros é formada por mulheres e têm entre 25 e 34 anos.
        
        Apenas quatro estados fogem dessa estatística tendo a maioria dos eleitores formada por homens: Mato Grosso, Pará, Roraima e Rondônia.
        
        Os números também mostram que houve uma queda no número de eleitores com faixa etária entre 16 e 17 anos. Em 2006 eles somavam 2.566.391 e em 2010, 2.391.352.
        
        De acordo com Sérgio Cardoso, ?é difícil estabelecer uma circunstância determinante dessa alteração no eleitorado?. No entanto, as campanhas institucionais do TSE vem investindo na publicidade que estimule a participação do eleitorado jovem. ?Na verdade, a intenção do tribunal é que haja uma participação maior de todo o eleitorado brasileiro?, afirmou o assessor da Corregedoria.
        
        Ele destacou ainda que o Brasil vive uma democracia em que o voto é um direito/dever e, nas faixas etárias em que esse direito/dever é facultativo, há interesse da Justiça Eleitoral de que a participação seja a mais ampla possível.
        
        Pirâmide etária
        
        A alteração na pirâmide etária brasileira com a diminuição do número de jovens e o aumento da população de idade mais avançada tem refletido no eleitorado brasileiro. As faixas etárias entre 45 e 59 anos e 60 e 69 anos demonstraram um aumento significativo, também constatado entre os eleitores com idade superior a 79 anos.
        
        Enquanto nas últimas eleições presidenciais de 2006 os eleitores entre 45 e 59 anos representavam 21%, neste ano já são 23%. Em relação aos idosos, com idade superior a 79 anos o aumento registrado é de 1%.
        
        Os números já podem ser acessados na internet na opção Estatísticas do Eleitorado.
        

Leia Também