Sábado, 18 de Novembro de 2017

Parceira inédita entre governo e igreja incentiva teste de HIV

25 OUT 2009Por 10h:30
     

A Igreja Católica vai mobilizar pastorais e movimentos religiosos para sensibilizar os fiéis sobre a importância de fazer o teste de Aids e de sífilis. A parceria entre o Ministério da Saúde e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é inédita e histórica. O slogan é ?Declare seu amor por você?. 

 

A experiência, feita por meio do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, começa com um projeto-piloto em cinco capitais: Manaus, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e João Pessoa. As paróquias que quiserem fazer mobilizações para testagem podem contar com a rede pública de saúde. Ela coloca à disposição profissionais qualificados, testes, aconselhamento pré e pós-exame e encaminhamento à rede de assistência para os casos positivos.

 

Está prevista a capacitação de integrantes das pastorais. A Pastoral da Aids, por exemplo, está presente em 142 das 272 dioceses do Brasil e possui 13 mil agentes capacitados e envolvidos no trabalho de acompanhamento das pessoas com HIV e seus familiares. Na Pastoral da Criança são 260 mil agentes e na da Saúde, 80 mil.

Leia Também