Quarta, 22 de Novembro de 2017

Papa coloca João Paulo 2º e Pio 12 mais perto da canonização

20 DEZ 2009Por 15h:48
     

        Da redação

         

O papa Bento 16 assinou neste sábado decretos que reconhecem as "virtudes heróicas" dos papas João Paulo 2º e Pio 12 colocando, assim, os dois pontífices mais perto da canonização. O reconhecimento das virtudes heroicas abre caminho para a beatificação e, posteriormente, a canonização, que é quando o papa declara que um beato é santo.

Com a medida do Vaticano, os dois papas terão agora o título de "veneráveis".

O processo de beatificação de Pio 12 tem gerado críticas, especialmente por parte de grupos judaicos. Pio 12 foi papa durante a Segunda Guerra Mundial, e alguns grupos o acusam de não ter feito o suficiente para impedir a morte de judeus no Holocausto.

O Vaticano, no entanto, defende Pio 12 e afirma que ele salvou muitos judeus da morte ao escondê-los em instituições em Roma e outras cidades.

"Mediante este decreto, o papa diz que Pio 12 é uma pessoa que devemos admirar e reconhecer como um modelo das virtudes cristas. É muito importante que a Igreja faça oficialmente essa apreciação de um papa que guiou a Igreja em momentos difíceis", disse à BBC o diretor de imprensa do Vaticano, Federico Lombardi.

Com informações do Portal IG

         

Leia Também