Terça, 21 de Novembro de 2017

Palestra mecânica para mulheres acontece hoje

24 JUL 2010Por 12h:28
     

Passar perrengue com o carro não é privilégio feminino, mas no geral, as mulheres sofrem mais na hora de resolver problemas com seus meios de locomoção. Apesar de 46% do público das oficinas ser formado por mulheres, esses estabelecimentos ainda são considerados ambientes muito masculinos. Para aquelas que queiram começar a desbravar esse mundo um pouco cheio de graxa, o Salão de Reparação Automotiva da Feira do Empreendedor oferece neste sábado, 24 de julho, das 14h30 às 16 horas, a palestra "Mecânica Básica para Mulheres".

Quem conhece as dificuldades de lidar com problemas automotivos aproveita para participar e da próxima vez resolver tudo sozinha. Pâmela Berton já enfrentou uma pane elétrica no meio da rua, já bateu o carro, furou o pneu e não sabia de onde vinha o barulho, esqueceu de trocar o óleo e quase perdeu o radiador em uma viagem. Ela brinca ao falar de seus conhecimentos em mecânica. "Eu sei onde fica o botão de abrir o capô, serve? E, se você for ver, é um mundo muito masculino esse das oficinas. Acho que a gente se inibe...", avalia.

Outra dificuldade é com mecânicos que identificam a falta de conhecimento da cliente e tentam tirar proveito da situação. "Uma vez um cara tentou me enganar e eu ia cair na conversa dele. Mas, como meu pai vê tudo do carro pra mim, achei melhor levar pra uma oficina de confiança dele e acabei descobrindo que a peça que o tal mecânico queria consertar meu modelo de carro nem tem", afirma.

Até coisas simples como abastecer o carro podem trazer problemas. Em outra situação, Pâmela teve que trocar de posto de gasolina quando aquele que costumava ir parou de aceitar cartões de crédito. O que ela não sabia é que o combustível estava adulterado e causou problemas ao automóvel. "Esse foi na verdade o episódio que o painel do meu carro apontou como pane elétrica, mas foi problema no combustível. Como meu carro parou no meio da rua, acionei o pisca-alerta, desci do carro e fiz o que toda garota esperta faz numa situação dessas: liguei pro meu pai!", conclui.

A Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae no Albano Franco até domingo, 25 de julho, das 14 às 22 horas. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas através do site http://fe.sebraems.com.br.

        

Leia Também