Sábado, 25 de Novembro de 2017

Pais apostam no exemplo ao tratar da educação financeira dos filhos

7 AGO 2010Por 20h:00
     

Quando o assunto é o futuro financeiro da família, o fato de os pais serem referência de hábitos e valores faz o fardo parecer mais pesado, principalmente porque, historicamente, são eles os responsáveis por prover o sustento da prole.

No entanto, apesar de o desafio de garantir um futuro tranquilo ao filho ainda persistir, a tarefa é dividida com as mulheres e o peso da responsabilidade já não é mais tão grande.

Para o consultor financeiro Jurandir Sell Macedo, a relação entre pais e filhos se assemelha a um time de futebol de sucesso, no qual ataque e defesa devem estar alinhados. "O ataque é buscar ganhar mais dinheiro, já a defesa é buscar gastar menos. Assim, se o filho tem consciência do esforço do pai no trabalho, pensa duas vezes na hora de gastar inconsequentemente. Isso é uma das lições de educação financeira: por melhor que seja o ataque, ele não joga sozinho", afirma.

Ensinando a pescar

Dar o peixe ou ensinar a pescar? Quando o assunto são finanças e investimentos, ensinar a forma correta de lidar com o dinheiro e estimular que os filhos pratiquem o que aprendem é a melhor forma de inserir o conceito de educação financeira em casa. Assim, os homens apostam, cada vez mais, nos velhos ensinamentos, passados de geração a geração, e no exemplo de bons hábitos no ambiente doméstico.

Com uma participação bastante ativa na educação dos filhos, o pai de hoje, além de oferecer infraestrutura para os herdeiros, preocupa-se em capacitá-los para que possam andar com as próprias pernas.

Aprendizado conjunto

Números da Expo Money, o maior evento de educação financeira e investimentos da América Latina, indicam que, a cada ano, cresce o número de pais que levam os filhos ao evento.

"Recebemos muito pedidos de pais que querem levar os filhos para assistir as palestras, de organização do orçamento as de investimento. É uma grande oportunidade dos pais compartilharem com os filhos a cultura de longo prazo", explica Raymundo Magliano Neto, diretor da Trade Network, empresa organizadora da Expo Money.

Leia Também