Terça, 21 de Novembro de 2017

Os temíveis crocodilos também podem viver em águas salgadas

12 AGO 2009Por 19h:00
     

 

De acordo com o especialista em répteis e professor da Universidade de São Paulo (USP), Miguel Trefaut Rodrigues, há 23 espécies de crocodilos. Entre elas, aproximadamente, dez toleram a água salgada. ?Já existiu crocodilo, exclusivamente, marinho. Hoje, os animais que vivem em regiões costeiras, onde o rio encontra o mar, podem passar para a água salgada?, explica Rodrigues.

Os crocodilos caçam em terra e na água, submersos ou na superfície. Eles têm uma alimentação diversa: peixes, aves, lagartos, cobras e pequenos mamíferos. Porém, seja no mar ou em terra firme, quando atacam um ser humano geralmente é porque estão com fome. ?O crocodilo não é territorialista. Além dos momentos de fome, ele será agressivo para defender seus filhotes?, conta o professor. Então, qual a melhor maneira de evitar um ataque? Manter distância do bicho.

Eles são animais solitários que podem alcançar seis metros de comprimento e viver 40 anos. Apesar de muitas vezes serem encontrados em grupos, com exceção da mãe, não possuem uma estrutura social de relacionamento. Ela acompanha o desenvolvimento dos filhotes até seis meses após o nascimento. O objetivo é evitar que a cria seja capturada por outros predadores.

 

 

Com informações do Ig

Leia Também