Cidades

RECAPTURA

Onça que fugiu é recapturada no Centro de Reabilitação

Onça que fugiu é recapturada no Centro de Reabilitação

VIVIANNE NUNES E EVELIN ARAUJO

28/12/2010 - 09h49
Continue lendo...

Há cerca de dois meses desaparecida de uma das jaulas do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) em Campo Grande, a onça pintada foi recapturada nesta madrugada por policiais militares ambientais (PMA) dentro da reserva do Parque do Prosa. Ela foi recapturada por uma das quatro armadilhas colocadas na região onde ela foi avistada no dia 25. A informação é do coordenador do Cras, o biólogo Elson Borges. Segundo ele as buscas nunca pararam mas o contingente de procura foi menor para que ela não se sentisse acuada.

A onça foi avistada pela última vez durante a noite de Natal pela neta do tratador do animal, que mora na reserva. “Achamos o local que ela frequentava e colocamos as armadilhas. Ela está bem, gorda, cresceu um pouco, está em perfeito estado”, afirmou. Próximo ao local onde ela foi pega, foi encontrada a carcaça de um animal que ainda não teve a espécie identificada.

“Não sabemos dar informações sobre o que ela comeu nesse período mas o que encontramos perto dela aparentava ser um pernil que pode ter sido retirado de um tipo de cemitério que temos para os animais que morrem na reserva”, explicou. “Ela pode ter desenterrado um deles”, acredita o biólogo. O recinto que estava sendo construído para a onça já está pronto e o felino devidamente alojado. Ela ainda não passou por exames junto ao veterinário pois ainda está bem agitada. “Vamos fazer isso depois que a situação se acalmar um pouco”, afirmou. A onça, hoje com cerca de dez meses, estava no Cras desde filhote e fugiu por um buraco feito por uma anta na jaula.

Cinco zoológicos já têm interesse pela onça que fugiu do Cras

Antes de fugir do Cras, em Campo Grande, a onça seria levada a um zoológico em Foz do Iguaçu (PR). Agora, cinco outros zoológicos já demonstram interesse pelo animal. A informação foi repassada na reserva pelo coordenador do Centro. Segundo ele, os trâmites burocráticos para a transferência podem levar cerca de um mês para ficarem prontos.

Atualizada às 10h17min para acréscimo de informações

Cidades

Ex-deputado e ex-conselheiro do TCE-MS, Paulo Saldanha morre aos 84 anos

Velório ocorre neste domingo na Câmara Municipal de Ponta Porã

08/02/2026 09h00

Foto: Divulgação / TCE

Continue Lendo...

O ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Paulo Roberto Capiberibe Saldanha, morreu na noite de sábado (7), aos 84 anos, em Ponta Porã. O velório ocorre neste domingo (8), a partir das 8h, na Câmara Municipal do município. O sepultamento está previsto para as 16h.

Figura histórica da política sul-mato-grossense, Saldanha teve atuação marcante tanto no Legislativo quanto no Tribunal de Contas. Ele foi eleito deputado estadual por dois mandatos consecutivos pela Arena. O primeiro ocorreu em 1974, quando Mato Grosso do Sul ainda não havia sido criado e ele integrou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Já em 1978, após a divisão territorial, foi eleito para compor a primeira legislatura da Assembleia Legislativa sul-mato-grossense.

Em nota oficial, o TCE-MS lamentou a morte do conselheiro aposentado e destacou a importância de sua trajetória para a consolidação da Corte de Contas. Segundo o tribunal, Saldanha foi o último representante do grupo fundador da instituição e o conselheiro que permaneceu por mais tempo no cargo. Ainda conforme a nota, sua atuação foi marcada por compromisso com a responsabilidade pública e fortalecimento institucional.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS) também manifestou pesar pela morte. O presidente da entidade, Bitto Pereira, lamentou o falecimento do advogado e ressaltou a contribuição dele para a vida pública e jurídica do Estado.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Suspeito de tráfico é preso ao fazer "delivery" de cocaína perto de escola em Dourados

Entorpecente seria entregue diretamente ao usuário, como em um serviço de entrega

08/02/2026 07h45

Foto: Reprodução / Dourados News

Continue Lendo...

Um homem de 28 anos suspeito de tráfico de drogas, foi preso após ser flagrado com porções de cocaína nas proximidades de uma escola municipal, na Vila Industrial, em Dourados. A ação aconteceu no fim da íltima sexta-feira (6), e a suspeita da polícia é de que ele realizava o chamado “disk-drogas”, modalidade em que o entorpecente é entregue diretamente ao usuário, como em um serviço de delivery.

De acordo com a Polícia Militar, equipes do Grupo Especializado Tático em Motocicletas (Getam), do 3º Batalhão, realizavam rondas por volta das 17h quando avistaram uma motocicleta Yamaha XT 660 estacionada na Rua Cabral, ao lado da Praça do Cinquentenário. O suspeito estava próximo ao veículo e foi abordado.

Durante a revista, conforme o portal Dourados News, os policiais encontraram, dentro de uma pochete, 32 porções de cocaína, além de R$ 200 em dinheiro. A quantia e a forma como a droga estava fracionada levantaram a suspeita de comercialização.

O homem foi encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), onde permanece detido. Conforme a legislação, o caso pode ter agravante, já que o crime de tráfico teria sido cometido nas proximidades de uma unidade de ensino.

A abordagem ocorreu perto da Escola Municipal Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara, localizada em frente à Praça do Cinquentenário.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).