Segunda, 20 de Novembro de 2017

Oficina sobre hepatites virais foi encerrada nesta sexta-feira

17 JUL 2009Por 18h:00
     

 

Terminou hoje (17) em Campo Grande a 1ª Oficina Macrorregional Centro-oeste de Hepatites Virais. O objetivo do evento era discutir a situação das doenças na região Centro-Oeste, definir ações de enfrentamento contra as hepatites virais e trocar experiência de trabalho. No evento participaram representantes da saúde dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

 

Os dados sobre hepatite aqui no estado no ano de 2008 de acordo com o Sistema de Informações de Agravos de Notificação, do Ministério da Saúde, foram 271 casos de pessoas com o vírus A, 392 com o tipo B e 231 com o vírus C, além de 15 notificações de pessoas que apresentaram dois tipos de vírus.

 

Em 2009, caiu para 100 notificações de pessoas com vírus A, 94 com o B e 53 com o tipo C, mais três notificações de pessoas com dois tipos de vírus.

 

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, fazem constantes esclarecimentos sobre à prevenção da doença. A equipe do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais realiza capacitações com os profissionais da saúde, em especial com aqueles que estão no grupo de risco, devido ao tipo de trabalho que exercem como: cirurgiões, enfermeiros e técnicos de enfermagem. São elaborados  

 

A secretaria também elabora prospectos informativos para distribuir a população junto com material necessário para a realização dos testes para detecção ou não dos vírus da doença.

Leia Também