Domingo, 19 de Novembro de 2017

Oca Multiétnica é extensão da sala do CineCultura no Vídeo Índio Brasil 2010

30 JUL 2010Por 05h:30
     

Uma Oca Multiétnica está sendo construída desde segunda-feira (25) em frente ao CineCultura, em Campo Grande (MS), e vai funcionar como uma extensão da sala de cinema durante os dias de programação da 3ª Edição do Vídeo Índio Brasil (VIB) 2010.

No local serão exibidos vídeos em horários alternativos ao programa do cinema. Na tela estarão produções do VIB 2010 e das duas edições anteriores. No último dia do projeto uma sessão especial na oca vai exibir quatro curtas-metragens que serão produzidos durante a oficina de audiovisual para indígenas realizada ao longo dos dias do Vídeo Índio Brasil.

Artesanato indígena das etnias Terena, Kadiwéu e Guarani será comercializado na oca, com a presença dos próprios índios artesãos. No local ainda haverá espaço para imprensa.

A oca é toda construída com madeira e bambu. Foi pensada para representar a junção de algumas culturas indígenas e teve como inspiração a oca do povo amazônico Wajãpi Rena. Desde segunda-feira está recebendo a cobertura de folhas de bacuri por índios Terena da Aldeia Urbana Água Bonita (Campo Grande-MS) que usaram uma técnica de trançado tradicional. As laterais externas e internas estão recebendo pinturas dos Kadiwéu da Aldeia Alves de Barros (Bodoquena/MS).

O Vídeo Índio Brasil - começa amanhã (31) e segue até o dia 07 de agosto. Em 2010 será realizado em Campo Grande, cidade sede do evento e mais 111 cidades brasileiras. Entre as atividades estão exibição de filmes e vídeos, seminário, oficina de produção audiovisual para indígenas ? tudo com entrada franca.

Leia Também