Quarta, 22 de Novembro de 2017

Obama deve anunciar plano de US$ 50 bilhões

6 SET 2010Por 15h:45
     

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deverá anunciar nesta segunda-feira (6), quando é comemorado o Dia do Trabalho no país, um plano de infraestrutura de seis anos com investimento inicial de US$ 50 bilhões para incentivar a criação de empregos, segundo informações divulgadas pela Casa Branca. O plano é uma das iniciativas econômicas que Obama deve revelar nesta semana, com o objetivo de auxiliar a geração de postos de trabalho e limitar a perda de assentos pelo Partido Democrata nas eleições parlamentares de 2 de novembro. O projeto ainda terá de ser aprovado pelo Congresso.

O presidente deverá fazer o anúncio em Milwaukee durante um comício do Dia do Trabalho.

A Casa Branca não disse como pretende pagar pelo plano de infraestrutura, mas uma autoridade afirmou que uma das opções consideradas é acabar com créditos tributários para companhias de petróleo e gás natural.

A autoridade disse que Obama está comprometido a trabalhar com o Congresso norte-americano para financiar o programa completamente.

Propostas

Sob o plano de seis anos, Obama propõe reconstruir 240 mil km de estradas; construir e manter 6.400 km de ferrovias; reabilitar ou reconstruir 240 km de pistas de pouso e decolagem e modernizar o sistema de controle do tráfego aéreo e criar um banco de infraestrutura para alavancar o capital privado, estatal e local para investir em projetos.

A Casa Branca disse que o banco de infraestrutura acabará com o sistema atual de investimento em projetos de infraestrutura, que é baseado mais em "geografia e política do que em valor demonstrado."

Durante entrevista nesta segunda-feira ao programa "Early Show", da rede de televisão CBS, a secretária do Trabalho, Hilda Solis, disse que o plano de Obama quer "trazer de volta ao trabalho construtores, soldadores e eletricistas, pessoas que têm estado desempregadas há muito tempo".

(Com informações da Reuters e da AP)

Leia Também