Segunda, 20 de Novembro de 2017

Novos projetos de melhorias para a Capital serão enviados ao PAC 2 no dia 14

11 SET 2010Por 08h:45
     Em reunião ontem(10.08), o prefeito Nelson Trad Filho e secretários de diversas pastas da Prefeitura de Campo Grande fecharam as últimas adequações dos projetos a serem enviados para a seleção do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal). As propostas serão encaminhadas pelo prefeito e secretários no dia 14 deste mês a Ministérios como Habitação, Cidades e Saneamento.
        
        Também foi publicado no Diário Oficial do município ontem decretos de áreas para fins de desapropriação que receberão melhorias do Pac 2. Segundo Nelsinho, de três projetos apresentados em recente visita à Brasília (DF), dois já tem recurso garantido. ?São R$ 369 milhões ao todo em propostas de investimentos para o PAC 2 e destes R$ 307 estão assegurados. Faremos a continuação de obras do PAC 1, como prolongamento do Complexo Cabaça e outras novas, como a construção de Parques Lineares nas regiões dos Córregos Bálsamo e Lageado, promovendo intervenções urbanas na região Sul da cidade?, disse o prefeito.
        
        Participaram da reunião os secretários e técnicos das secretarias de obras, infra-estrutura e habitação, Antônio de Marco, meio ambiente e desenvolvimento urbano, Marcos Cristaldo, diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação (Emha), Paulo Matos e o secretário de governo Rodrigo de Paula Aquino, além do prefeito Nelsinho. 
        
        Córrego Bálsamo recebe melhorias pela primeira vez
        
        O Córrego Bálsamo vai receber melhorias de recuperação e preservação, pela primeira vez, por parte da Prefeitura Municipal. Toda a região do entorno da nova rodoviária da Capital vai receber o mesmo tipo de intervenção dos projetos executados nos córregos Lagoa e Segredo. O Córrego Bálsamo nasce fora do perímetro urbano e, com o projeto, vai receber um Parque Linear, preservação de fundo de vale, drenagem das águas pluviais e conservação do meio ambiente.
        
        Rio Anhanduí terá manejo sustentável
        
        A Prefeitura Municipal de Campo Grande vai realizar o manejo sustentável de águas pluviais e recuperação da mata ciliar do fundo de vale do rio Anhanduí, que já possui a obra Saneamento para Todos. O rio nasce no encontro dos córregos Segredo e Prosa e terá aumentadas as capacidades de retenção e recepção do volume da água, como prevê o Plano Diretor de Drenagem em fase de execução.
        
        O principal objetivo da obra de manejo é evitar os impactos negativos da urbanização sobre o escoamento, com melhoria da capacidade de água, reforço das paredes e alargamento das margens. Será feita drenagem em todo trecho urbanizado do rio até a Rua Campestre no bairro Aero Rancho.
        
        Córrego Lageado recebe Parque Linear
        
        O projeto de pavimentação e drenagem no entorno da bacia do Córrego Lageado engloba também a construção de um Parque Linear e a preservação do fundo de seu vale. Assim como em outros córregos da Capital, as margens do Lageado receberão drenagem e pavimentação e serão construídas ciclovias e pistas de caminhada e áreas de lazer. Ao todo, o prefeito Nelsinho Trad já construiu durante sua administração cinco parques lineares na região de grandes córregos urbanos. São eles: Lagoa, Imbirussu, Serradinho, Segredo e Cabaça e, a partir de agora, Lageado e Bálsamo.
        

Leia Também