Quarta, 22 de Novembro de 2017

Nova técnica de ginástica promete melhorar postura e pôr fim às dores

26 AGO 2010Por 22h:30
     

                        Uma técnica de ginástica chamada girotonic está invadindo as academias de Belo Horizonte. O sistema de condicionamento físico, que combina conceitos de ioga, balé e tai shi chuan, foi criado nos anos 1970, mas demorou a chegar ao Brasil.

                        Os aparelhos reconstituem os movimentos do dia a dia e alongam o corpo para prevenir dores e manter a forma. Os exercícios são circulares, ritmados e sempre aliados à respiração.

                        A fisioterapeuta Denise Rocha Alencar indica a atividade, que trabalha a musculatura profunda, a força e a fluidez num só movimento. Várias partes do corpo são ativadas ao mesmo tempo como as penas, o tronco e os braços.

                        O exercício é uma boa opção para quem sente dores por causa de problemas de postura. A administradora Renata Faleiro Guerra conta que, após ter o terceiro filho, sentia uma dor que a impedia de andar e até de dar banho no bebê. As dores passaram depois que começou a praticar o girotonic.

                        O ortopedista Rogério Lúcio Chaves diz que é importante ter consciência corporal, que é a habilidade de perceber quando há algum desequilíbrio no corpo e tomar alguma providência para que o estado ideal seja restabelecido.
                         

                        
                         

Leia Também