Sexta, 17 de Novembro de 2017

Nova lei garante mamografia aos 40 anos pelo SUS

15 MAI 2008Por 22h:56
     A partir de agora, mulheres com 40 anos poderão fazer mamografia uma vez por ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, elas terão direito à assistência integral, que inclui informações sobre prevenção, detecção, tratamento e controle, ou seguimento pós-tratamento dos cânceres de mama e cólo de útero.

        Essas atualizações foram realizadas através da lei nº 11.664, sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva em 29 de abril e debatidas ontem pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, na Câmara dos Senadores, em Brasília.

        "Quando ainda não havia essa lei, as mulheres só podiam fazer mamografia a partir dos 50 anos e a cada dois anos", diz Maira Calefi, presidente da Femama e presidente do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul.

        Essas alterações no SUS têm como objetivo aumentar os diagnósticos precoces dos cânceres de colo de útero e de mama que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), deve atingir mais de 90 mil mulheres este ano.
        

        
        

        Fonte: Agência Estado
        

Leia Também