Campo Grande tem a maior proporção per capita de atacarejos, como são conhecidas as lojas que misturam atacado e varejo. Se a concorrência já estava acirrada, deverá ficar ainda maior com a inauguração de três novos estabelecimentos em 2012. Dois prédios, do Atacadão e do Fort Atacadista, estão em obras e começam a funcionar no primeiro trimestre. A novidade será o Assaí, do Grupo Pão de Açúcar, que deverá chegar à Capital até o fim do próximo ano.
"É o setor que mais cresce no País", afirma o presidente da Associação Sul-mato-grossense dos Atacadistas e Distribuidores (Asmad/MS), Ênio Roberto Bornholdt. Só na Capital serão três novas lojas. O Fort Atacadista inaugura a 4ª loja em janeiro. O prédio com 2,5 mil metros quadrados de área de vendas também será o primeiro marco de um grande grupo, o Pereira, nas Moreninhas, um dos bairros mais populosos da cidade. A unidade está praticamente pronta na Avenida Guri Marques, na saída para São Paulo, na entrada do bairro.
Segundo o gerente regional do Fort Atacadista, Rodrigo Costa, o estacionamento será coberto. Serão 150 empregos diretos. A empresa busca 100% dos trabalhadores na região das Moreninhas. Inaugurado há pouco mais de dois anos, o Fort Atacadista tem três lojas na Capital: nas avenidas Ernesto Geisel e Presidente Vargas e no Jardim São Lourenço. "Está consolidado", afirma Costa, sobre a empresa, que tem 12 unidades no País, sendo cinco em Santa Catarina, duas no Mato Grosso e duas no Distrito Federal. O Grupo Pereira já estuda uma quinta loja em Campo Grande.
Carrefour
Ampliar a rede de lojas do Atacadão é uma das principais metas do grupo francês Carrefour. Em São Paulo, a multinacional chegou a transformar hipermercados em unidades de atacarejo. Com duas lojas na Capital, nas avenidas Costa e Silva (saída para São Paulo) e Coronel Antonino (saída para Cuiabá), o grupo constrói a terceira na Avenida Duque de Caxias, no bairro Santo Antônio, saída para Aquidauana.
Em obra, a nova loja amplia a presença do grupo francês em Campo Grande, já que possui o hipermercado Carrefour no Shopping Campo Grande. A área foi comprada da prefeitura por aproximadamente R$ 4 milhões. Procurada na sexta-feira, a assessoria de imprensa do grupo não se manifestou. No entanto, o Correio do Estado apurou que a inauguração da nova loja deverá ocorrer em março.
Novidade
A disputa deverá ficar ainda mais acirrada com a chegada da bandeira do grupo Pão de Açúcar. O mercado dividido pelo Fort, Atacadão, Maxxi (do grupo Walmart) e Makro (da holandesa SHV) vai se espremer mais para receber o Assaí Atacado. Inicialmente previsto para dezembro do ano passado, a primeira loja deverá entrar em funcionamento em 2012. O grupo teve problemas com a área adquirida na saída para Cuiabá.
"A concorrência é muito acirrada", reconhece Bornholdt. Como estão chegando na periferia, o atacarejo acaba promovendo até concorrência desleal com seus principais clientes, que são os pequenos comerciantes dos bairros.


