Cidades

INTERIOR

Mulher é atacada por cão da raça pit bull em Corumbá

Mulher é atacada por cão da raça pit bull em Corumbá

VIVIANNE NUNES

16/12/2010 - 17h12
Continue lendo...

Uma mulher de 32 anos foi atacada por um cão da raça pit bull quando passeava com seu cachorro na Rua Antônio João, região central de Corumbá na manhã de hoje. Elaine Herrera Zani estava na companhia do animal da raça labrador quando o outro cachorro atravessou a grade de proteção da casa em que estava e investiu contra o outro cão.

A vítima e algumas testemunhas utilizaram pedaços de pau para separar a briga sendo que Elaine acabou se ferindo. O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) foi acionado mas não chegou até o local. O responsável pelo cachorro não foi localizado e vizinhos também não souberam informar de queM se trata. Há indícios de que o animal esteja há muitos dias sem cuidados ou alimentação.

Tempo

Temperaturas em MS variaram de -0,9°C e 42°C em 2025

De acordo com relatório do Cemtec, a temperatura média anual no Estado foi de 25,1°C, maior que a média histórica

03/02/2026 17h15

Temperatura média em MS ficou por volta de 25°C

Temperatura média em MS ficou por volta de 25°C FOTO: Paulo Ribas/Correio do Estado

Continue Lendo...

As temperaturas em Mato Grosso do Sul atingiram dois extremos ao longo de 2025. Enquanto em Porto Murtinho a temperatura máxima chegou a 42,1°C no mês de janeiro, Sete Quedas registrou -0,9°C no mês de junho. 

A variação de temperaturas, sistematizadas por meteorologistas do Centro de Monitoramento de Tempo e Clima (Cemtec), contribuíram para uma temperatura média anual acima da média histórica, se mantendo em uma tendência de crescimento. 

As temperaturas médias do ano de 2025 no Estado foram de 25,1°C, reforçando um comportamento vinculado ao aumento gradual das temperaturas observada ao longo das últimas década como efeito das mudanças climáticas. 

A maior temperatura média anual já registrada no Estado foi no ano de 2024, mas as altas temperaturas em 2025 reforçam o cenário consistente de aquecimento no Estado.

Temperatura média em MS ficou por volta de 25°CFonte: Cemtec

De acordo com os dados do Cemtec, Porto Murtinho registrou temperaturas acima dos 36°C durante 105 dias, um período equivalente a quase um terço de todo o ano. 

Além deste município, outros seis ficaram mais de um mês acima dessa temperatura: Corumbá (83 dias), Coxim (73), Três Lagoas (68), Paranaíba (54), Bonito (53) e Dourados (40). 

Outras onze cidades tiveram dias com calor acima dos 40°C durante o ano. 

Enquanto isso, Ponta Porã só teve um dia com temperatura acima de 36°C, no dia 10 de janeiro. 

A umidade relativa do ar chegou a níveis críticos em localidades como Amambaí e Ponta Porã, que registraram 8% de umidade relativa no mês de setembro. Outras cinco cidades tiveram dias com até 10% de umidade, situação considerada crítica para a saúde. 

No outro extremo, foram registradas temperaturas negativas e girando em torno de zero grau em oito localidades do Estado no mês de junho durante uma forte frente fria. 

A menor temperatura registrada foi no município de Sete Quedas, que chegou a -0,9°C no dia 24 de junho. Em Rio Brilhantes, as temperaturas chegaram a -0,7°C e em Maracaju, os termômetros chegaram a -0,4°C. Na Capital, a menor mínima foi de 4,6°C, no mesmo dia. 

O relatório do Cemtec também mostrou os dados de rajada de vento observados ao longo do ano. Segundo os dados, a maior rajada de vento registrada foi de 145 km/h, no dia 13 de outubro, no município de Santa Rita do Pardo, durante uma tempestade que atingiu a cidade devido à atuação de cavados aliados ao intenso calor e umidade. 

O maior volume de chuva registrado no ano passado foi no município de Sete Quedas, onde a chuva acumulada chegou a 181,6 milímetros no dia 12 de dezembro. Conforme boletim publicado pelo Cemtec, em Sete Quedas, no mês de dezembro ocorreram 349,6 milímetros. 

Em Campo Grande, o maior acúmulo de chuva foi registrado no dia 13 de dezembro, quando choveu 111,6 milímetros. 

No volume de precipitação acumulada anual, 14 municípios tiveram chuvas abaixo do média esperada e três tiveram chuva acima da média. 

A partir da análise, o município com maior acumulado de chuva foi Campo Grande, com 1.729,0 milímetros durante 2025, um valor 273 milímetros acima da média histórica anual. Por outro lado, Corumbá teve o menor acumulado anual, com 807,2 milímetros, um valor 190,8 milímetros abaixo da média histórica anual. 

 “De forma geral, os dados meteorológicos observados ao longo de 2025 em Mato Grosso do Sul evidenciam um ano marcado por elevados extremos térmicos, episódios pontuais de frio intenso, variabilidade na distribuição das chuvas e ocorrência de eventos meteorológicos severos, como tempestades acompanhadas
de rajadas de vento expressivas. A temperatura média anual acima da climatologia reforça a tendência de aquecimento observada nas últimas décadas, enquanto o regime pluviométrico apresentou contrastes regionais, com municípios registrando acumulados significativamente abaixo ou acima da média histórica”, finalizou o relatório. 

Você pode conferir o relatório completo clicando aqui.
 

PRISÃO

Jovem tenta matar homem após discussão por bicicleta no Parque Lageado, em Campo Grande

Davi Marques teve sua prisão preventiva decretada, mas segue internado no hospital Santa Casa

03/02/2026 16h45

O caso foi registrado na Depac-Cepol

O caso foi registrado na Depac-Cepol Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Na última semana, a equipe da Polícia Militar do 10º Batalhão atendeu uma ocorrência onde dois homens se envolveram em uma confusão, causada por danos a uma bicicleta. Na ocasião, Davi Marques Marinho da Silva, de 23 anos, teve decretada sua prisão em flagrante, pelo crime de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil contra Leonardo Pergentino Cabral, de 27 anos.

Segundo o relato policial, moradores do bairro Parque do Lageado informaram sobre disparos de arma na Rua Ancelmo Selingardi, onde Leonardo Cabral foi encontrado com três ferimentos de bala. A equipe socorreu o rapaz e acionou uma unidade de resgate para encaminhá-lo ao Hospital Santa Casa.

Testemunhas relataram que o autor dos disparos se feriu acidentalmente, na mão e no abdômen, e fugiu na garupa de uma motocicleta. Logo após, Davi Marques foi localizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Aero Rancho. Ele confessou a autoria do crime aos policiais.

De acordo com os relatos dos moradores, o ataque ocorreu após uma discussão entre o Davi e Leonardo, em razão de o autor do crime ter danificado a bicicleta da vítima e não ter efetuado o pagamento pelo dano causado.

Davi Marques também foi encaminhado à Santa Casa posteriormente, sendo internado na ala vermelha. O suspeito permanece sob escolta policial na unidade hospitalar.

Prisão preventiva

A prisão de Davi Marques foi convertida de flagrante para preventiva, além de não ter o direito a fiança devido à gravidade do crime, a qual ultrapassa os quatro anos de reclusão. O interrogatório formal do preso não pôde ser realizado de imediato devido ao seu estado de internamento.

O juiz de Direito Albino Coimbra Neto não lhe concedeu a liberdade provisória, solicitada pela defesa do autor, devido a natureza do crime, aliado aos maus antecedentes criminais, preso por tráfico de drogas em outra ocasião.

O investigado será ouvido em audiência de custódia assim que tiver alta médica do Hospital Santa Casa.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).